-
Assertiva incorreta.
Os documentos de um arquivo são criados e/ou recebidos em função das suas atividades funcionais e não por processos de compras e permutas.
-
Biblioteca - Instituição onde os documentos são conservados para fins culturais, sendo obtidos por compra, doação ou permuta de diversas fontes. O bibliotecário avalia o material a ser adquirido por sua instituição como peças isoladas. Esses documentos existem em múltiplos ( numerosos ) exemplares.
Arquivo - Os documentos são produzidos e conservados com fins funcionais, geralmente em um único exemplar ou em limitado número de cópias. A documentação referente a um assunto específico ou assuntos ligados entre si é preservado como um conjunto e não como atividades isoladas.
Fonte: Arquivologia para concursos - Renato Valentin
-
ERRADO !
Pelo contrário, pois esta função é da biblioteca, ocorrendo por meio de compra ou permuta.
Deus nos Abençoe !
-
ERRADO
As formas de entrada do material na biblioteca e no museu são, em geral, a compra, a doação e a permuta.
A biblioteca é órgão colecionador (reúne artificialmente o material que vai surgindo e interessando à sua especialidade), em cujo acervo as unidades estão reunidas pelo conteúdo (assunto); Os objetivos dessa coleção são culturais, técnicos e científicos e seus fornecedores são múltiplos.
O arquivo, porém, recebe os documentos através de passagem natural, dentro do esquema de três idades do documento: da produção à tramitação, desta ao arquivo corrente, deste, por transferência, ao intermediário e daí, por recolhimento, ao permanente. O arquivo é receptor (recolhe naturalmente o que produz a administração pública ou privada à qual serve) e em seu acervo os conjuntos documentais estão reunidos segundo a sua origem (princípio da proveniência) e função.
-
A produção pelos próprios órgãos e entidades públicas é a regra na inclusão de documentos públicos e a exceção é a compra ou doação de documentos privados de caráter público.
-
ERRADO - art. 7 Os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias.
-
OLÁ PESSOAL!!!
ARQUIVO
É CONJUNTODE DOCUMENTOS PRODUZIDOS E/OU RECEBIDOS POR ORGÃOS PÚBLICOS, INSTITUIÇÕES DE CARÁTER PÚBLICO, ENTIDADES PRIVADAS E PESSOAS FÍSICAS EM DECORRÊNCIA DO EXERCÍCIOS DE SUAS ATIVIDADES, QUALQUER QUE SEJA O SUPORTE DA INFORMAÇÃO.
-
São chamados de arquivos os “conjuntos de documentos produzidos e recebidos por instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou natureza dos documentos.” (Lei 8159/91).
--------------------------------------------------
Biblioteca: é o material, em sua maioria impresso, e não produzido pela instituição, podem ser comprados ou permutados de fontes múltiplas e dispostos de forma ordenada para estudos, pesquisas e consultas.
--------------------------------------------------veja a diferença--------------------------------------------------
Arquivo
Tipo de suporte: Documentos manuscritos, audiovisuais (exemplar único ou em nº. reduzido).
Finalidade: Funcional.
Tipo de Conjunto: Fundos: unidos pela origem.
Entrada de documentos: Acumulação natural: são produzidos em decorrência do desempenho das atividades administrativas da instituição.
Biblioteca
Tipo de suporte: Documentos impressos e audiovisuais (exemplares múltiplos).
Finalidade: Cultural, técnica ou científica.
Tipo de Conjunto: Coleção: unidos pelo conteúdo.
Entrada de documentos: Compra, permuta e doação.
-
GABARITO: ERRADO
"Comentário: Questão sem problemas, formar o acervo por compra e/ou doação inclusive de fontes múltiplas é característica de biblioteca."
FONTE: site Espaço Jurídico
-
A aquisição/inclusão também pode envolver a transferência de documentos ao arquivo intermediário ou o recolhimento aos arquivos permanentes.
-
Pessoal, notei que diversos comentários falaram que compra e permuta são somente para as bibliotecas e museus. Isso está incorreto!
Vejam só:
Por que o examinador fala "Em regra"? porque existem duas situações distintas pelas quais o os documentos são inseridos nos arquivos. São elas:
1.Inserção de documentos dentro de uma política de incorporação. (exceção)
2.Inserção de documentos naturalmente, no decorrer das atividades da instituição. (regra)
Quando estamos falando da exceção, a compra e a permuta estão sim incluídas como formas de entrada de documentos nos arquivos. Vejam só:
Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivítica:
Entrada de documentos: ingresso de documentos em arquivo, seja por comodato, compra, custódia, dação, depósito, doação, empréstimo, legado, permuta, recolhimento, reintegração ou transferência.
Quando falamos da regra, entra a questão da produção/recebimento natural que os colegas falaram.
Portanto, muito cuidado com essa questão. Não é só ver "compra, doação e permuta" e logo associar a bibliotecas.
-
A entrada de documentos em um ARQUIVO ocorre por acumulação natural, produzido em decorrência do desempenho das atividades. Já a permuta e compra é a forma de entrada de documentos em bibliotecas e museus que tb podem receber documentos por meio de doação.
-
ERRADO
A primeira coisa que lembrei foi do princípio da cumulatividade, o qual afirma que o arquivo é uma acumulação natural, progressiva e orgânica, ou seja, os documentos são produzidos naturalmente, dia a após dia.
Dessa forma, um órgão público não compra seus documentos, e sim os produz, no decorrer de suas atividades.
OBS: Quem faz compra ou permuta é bibioteca !
-
Os DOCUMENTOS DE ARQUIVOS apresentam finalidades funcionais (administrativas), em que os documentos são acumulados de forma orgânica e natural. Sua função é testemunhar, provar; e, seu principal público são os administradores.
Já os DOCUMENTOS DE BIBLIOTECAS apresentam finalidades educativas (culturais), em que seus documentos são colecionados e seu público é formado por pesquisadores, estudantes e cidadãos comuns. Sua função é instruir, educar.