SóProvas


ID
213007
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que diz respeito aos arquivos do tipo corrente, intermediário e permanente, julgue os itens de 139 a 143.

A ênfase ao valor primário é característica marcante dos documentos de um arquivo corrente, condição não verificada nas outras idades documentais.

Alternativas
Comentários
  • Por mais que esteja correto dizer que a ênfase ao valor primário é característica dos documentos de um arquivo corrente, é incorreto afirmar que essa característica não ocorre em outras idades.

    O valor primário do documento – fins administrativos, legais, fiscais etc. – está presente e é enfático também na fase intermediária (2ª idade do arquivo).

    A Lei nº 8.159/91, em seu artigo 8º, reconhece as 3 idades do arquivo e destaca as fases correntes e intermediárias como aquelas em que existe interesse administrativo (valor primário), enquanto ressalta que os valores histórico, probatório e informativo (valor secundário) fazem parte da fase permanente do arquivo:

    “Art. 8º Os documentos públicos são identificados como correntes, intermediários e permanentes.

    § 1º Consideram-se documentos correntes aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, constituam objeto de consultas freqüentes.

    § 2º Consideram-se documentos intermediários aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    § 3º Consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.” (grifos nossos).

    Além disso, o próprio examinador admite que o valor primário é característico do arquivo intermediário na questão 141:

    “A função do arquivo intermediário é possibilitar o armazenamento de documentos que, embora usados com pouca frequência, devem ser mantidos, por questões legais, fiscais, técnicas ou administrativas” (grifos nossos).

    Portanto, a questão é passível de recurso e pode ser anulada.

    (ponto dos concursos)

  • Essa questão deve ser anulada,

    o comentário do colega abaixo justifica o motivo !

     

    Deus nos Abençoe !

  • Também preciso desse pontinho.

  • Provavelmente todos que sabem essa matéria foram prejudicados pelo CESPE!

    O arquivo intermediário é constituído de documentos que ainda conservam seu valor primário, mas deixaram de ser consultados frequentemente, e aguardam sua destinação final.

    O valor primário é atribuído ao documento em função do interesse que possa ter para a entidade produtora, levando-se em conta a sua utilidade para fins administrativos, legais e fiscais.

    Portanto, o item está errado.

  •  Considero esta questão certa, apesar de tê-la errado na prova.

    É de conhecimento de todos que tanto na fase corrente como na intermediária há valor primário. Entretanto, a diferença entre eles se trata do destaque que tal valor recebe. Há pouco uso do arquivo na fase intermediária, não há tanto destaque (ênfase) como na primeira, onde ele é frequentemente utilizado.

    Para fundamentar melhor ainda, olhem uma questão do CESPE que trata do valor primário no arquivo intermediário:

    " CESPE - 2008 - MTE - Agente Administrativo

    A diminuição do valor primário, a redução da possibilidade de uso ou o encerramento da atividade que gerou o documento de arquivo são indicadores da necessidade de transferência desse registro documental ao arquivo intermediário."

     

    E, de fato, é o que acontece. Não há tanta ênfase do valor primário no arquivo intermediário, pois aquele é reduzido em tal fase. 

    Excelente questão!

     

    Até.

  •  Corrijam-me se eu estiver errado. Parece que o Cespe mudou essa questão para falsa.

    Eu nem sei mais o que pensar, apesar de, agora, tê-la acertado, ainda acho viável o argumento que usei abaixo kkkkkkkk

     

    Vai entender....

  • Este é com certeza o assunto mais presente em provas de concursos públicos, destacadamente os promovidos pelo Cespe-UnB, que exige do candidato o entendimento de como esta teoria é aplicada na prática.

    A questão diz o seguinte: A ênfase ao valor primário é característica marcante dos documentos de um arquivo corrente, condição não verificada nas outras idades documentais.

    ------------------------------------

    A Arquivologia adota a chamada Teoria das três idades ou Ciclo vital dos documentos para classificar os estágios ou fases por que passam os documentos dentro da instituição, são elas: corrente, intermediária e permanente.

    Segundo Jean-Jacques Valette (1973) temos;

    Valor primário:

    • Corrente (ativo) - Documentos mais utilizados
    • Intermediário (semi-ativo) - Documentos de uso eventual
       

    Valor secundário:

    • Permanente (inativo) - Uso não é quantificado, pois serve a história.

    ------------------------------------

    "condição não verificada nas outras idades documentais." (Verifica-se pela classificação do autor que a fase intermediária também possui o seu valor primário, tornando a questão errada)

  • Olá, pessoal!

    O gabarito foi atualizado para "E", após recursos, conforme edital publicado pela banca, e postado no site.

    Justificativa da Banca:  A afirmação feita no item está errada, uma vez que contraria conceitos elementares da arquivologia.

    Bons estudos!

  • Os Arquivos Intermediários têm valor primário, também.
    ERRADA
  • QUESTÃO: ERRADA

    O arquivo intermediário se dedica à conservação de documentos que ainda possuem valor primário (administrativo, legal ou fiscal), mas que deixaram de ser consultados frequentemente pela instituição, não mais justificando sua guarda em um local próximo daquela.


     

  • O problema da questão não é de arquivologia, é de português. Quando a questão menciona uma "condição não verificada nas outras idades documentais" ela se refere a "valor primário" (que justificaria a resposta errada) ou a "ênfase ao valor primário" (que só ocorre na fase corrente, já que na fase intermediária não caberia falar em tal ênfase, portanto a afirmativa estaria correta)?

    É bastante evidente que o examinador se referia a "ênfase ao valor primário". Ele buscou verificar se o concurseiro percebia que o valor primário, embora existente também na fase intermediária, é muito mais marcante na fase corrente. Caso contrário, a questão não teria utilizado a palavra "ênfase"; bastaria dizer "O valor primário é característica marcante dos documentos de um arquivo corrente, condição não verificada nas outras idades documentais" e aí sim, o texto estaria condizente com a resposta errada. 

    Mas, claro, estamos falando de uma prova da Cespe, a banca em que tudo é possível. Lamentável!
  • Questão coerente, não vi nenhum risco de anulação.
  • Pessoal, ao meu entendimento a questão está Errada!

    O valor primário é atribuído ao documento em função do interesse que possa ter a entidade produtora, levando-se em conta a sua utilidade para fins administrativos, legais e fiscais, etc.

    Então a condição também é verificada na 2º idade ou o arquivo intermediário, sendo aqueles que são consultados frequentemente, mas que  podem eventualmente, serem necessários.

    Já , o valor secundário é atribuído a um documento em função do interesse que possa ter para entidade produtora e outros usuários, tendo em vista a sua utilidade para fins diferentes daqueles para os quais foi originalmente produzido.

    ATENÇÃO:  O valor HISTÓRICO do documento enquadra-se na definição do valor secundário.



    fonte: pontodosconcursos - Professores Davi Barreto e Fernando Graeff
  •  Há duas idades em que há primazia do valor primário. A primeira e segunda, ou seja, os arquivos correntes e intermediários.

  • ERRADO

     

    Na fase intermediária os documentos ainda possuem valor primário, a diferença é que nessa fase há redução da frequência de uso.

     

     

    Fonte: Aulas - Daliane Silvério

  • ERRADA

     

    ARQUIVO CORRENTE = VALOR PRIMÁRIO

    ARQUIVO INTERMDIÁRIO = VALOR PRIMÁRIO

    ARQUIVO PERMANENTE = VALOR SECUNDÁRIO

  • Como diz um amigo que até pouco tempo eu chamava de "louco" tipo da questão que faz os algorítmos da cespe trabalharem.... 

    Ela pode simplesmente atribuir certo ou errado nesse tipo de questão.

    ÊNFASE: Importância, Destaque, Realce

     

    Afirmar que os documentos da idade Intermediária possuem a mesma "ênfase ao valor primario" semelhante à idade corrente é tão ilógico  quanto afirmar que os documentos da idade intermédiária não possuem valor primário. 

     

    AMBOS POSSUEM VALOR PRIMARIO? SIM!! SIM!!!

    AMBOS TÊM A MESMA ÊNFASE? NÃO CESPE NÃO!!!!!!

     

    144. (CESPE-UNB/DPF/2014) A transferência dos documentos dos arquivos correntes para os arquivos intermediários justifca-se pela diminuição do valor primário dos documentos.


    GABARITO: CERTO.

    PRECISA DIZER ALGO AINDA???