SóProvas


ID
2130682
Banca
CEPERJ
Órgão
SEPLAG-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Em passagem de sua obra “Do Contrato Social”, Rousseau diz que “A coisa mais perigosa que há é a influência dos interesses privados nos negócios públicos”. Exemplo desta “coisa perigosa”, prática de intermediação de interesses junto a autoridades públicas, é:

Alternativas
Comentários
  • Quem assiste House of Cards vê com frequência os lobistas.

     

    Lobby

    s.m.

    Grupo organizado que busca influenciar as decisões de outras pessoas, geralmente no poder público; rede de influência, pressão ou campanha realizada por indivíduos que buscam exercer influência ou controlar algo, sem expressar esse controle formalmente: lobby religioso; lobby político.

     

    Fonte:

    https://www.dicio.com.br/lobby/

  • Lobby

    O lobby é uma atividade legítima, reconhecida por todos e exercida para as mais diversas finalidades nos setores governamentais por escritórios especializados. Segundo Farhat (2007, p. 50-51), “lobby é toda atividade organizada, exercida dentro da lei e da ética, por um grupo de interesses definidos e legítimos, com o objetivo de ser ouvido pelo poder público para informá-lo e dele obter determinadas medidas, decisões, atitudes”. Para o autor, a palavra é utilizada em dois sentidos principais: 

    Sentido restrito, mais preciso: designa a prática de influenciar as decisões governamentais, por meio de agentes que servem àqueles interesses, com o objetivo de levar as autoridades a fazer – ou deixar de fazer – alguma coisa a bem daqueles interesses. 

    Sentido amplo: indica todo esforço, por meio de quaisquer meios lícitos, até mesmo os de comunicação destinado a influenciar decisões governamentais (2007).

    (Fábio França)

  • os famosos lobistas

  • GABARITO: LETRA C

    O enunciado se trata de trecho extraído da obra do escritor suíço Jean Jacques Rousseau, que aborda diretamente os impactos gerados pela atividade de lobby. 

    O lobby, que em sua tradução significa são, corredor, etc., se trata de iniciativas provenientes de grupos organizados e determinados e que visam propiciar pressão a partir da defesa de seus interesses específicos, exercendo poder de influência em relação aos poderes públicos e políticos.

    Podemos identificar facilmente o uso dessa prática a partir das ações de pressão estabelecidas por grupos representativos no Congresso Nacional e junto a parlamentares, sendo tais grupos representativos de defesa de interesses representados em muitas oportunidades pelo setor empresarial, sindicatos laborais, etc.  

    FONTE: Professor Amir Kauss Tec Concursos