Em resumo:
A Sociologia jurídica se ocupa do direito como fato social, buscando captar a realidade jurídica e projetar-se com relação a causas e princípios verificáveis.
De modo geral, a sociologia jurídica não visa à norma jurídica como tal, mas sim à sua eficácia ou efetividade, no plano do fato social. (REALE, Miguel. Lições preliminares de direito. 26. ed. São Paulo: Saraiva, 2002. p. 20).
A sociologia jurídica, que não é senão a sociologia mesma, que tem por objeto o estudo da experiência jurídica, mostra-nos como os homens se comportam em confronto com as regras de direito. Ela é a ciência compreensiva da experiência jurídica, enquanto a ciência jurídica é a ciência compreensivo-normativa dessa mesma experiência. Ela se desenvolve com o estudo da conduta jurídica, enquanto conduta social.
Uma definição de sociologia do direito. A sociologia jurídica ou sociologia do direito é disciplina científica que investiga, por meio de métodos e técnicas de pesquisa empírica, o fenômeno social jurídico em correlação com a realidade social. (SOUTO, Cláudio e SOUTO, Solange. Sociologia do direito: uma visão substantiva. 2. ed. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris editor, 1997. p. 36).