A) o mais importante será a habilidade de contribuir para os negócios atuais e criar e gerar novos negócios que garantam (não garante!!) a permanência da organização no mercado
B) o conhecimento é mutável e dinâmico e a sua obsolescência é cada vez mais rápida (falso!), ou seja, o prazo de validade do conhecimento é cada vez menor
C) ao invés da hierarquia corporativa, as novas organizações apresentarão características, como ambiguidade (= condição na qual as metas a serem alcançadas ou o problema a ser resolvido não está claro, é difícil definir as alternativas e as informações sobre os resultados não estão disponíveis), menos fronteiras e comunicação mais rápida e intensiva com seus membros, fornecedores e clientes.
D) os trabalhadores do conhecimento constituem uma parcela cada vez maior da força de trabalho das organizações. (óbvio que não!)
E) a administração deixa de ser uma responsabilidade gerencial para se tornar uma necessidade individual, ou melhor, uma ferramenta profissional.
A questão cobrou conhecimento sobre a obra de Chiavenato. O autor cita seis aspectos vitais para uma organização neste milênio (2014, pág 603):
✔ A emergência das organizações enxutas e flexíveis;
✔ O advento e a consolidação da sociedade do conhecimento e da economia do conhecimento;
✔ Redução do prazo de validade do conhecimento;
✔ Empregabilidade ou ocupabilidade para a vida toda em vez de emprego para a vida toda;
✔ Todas as pessoas deverão ser as administradoras da sua própria atividade;
✔ No futuro, o administrador deixará de ser avaliado pela capacidade de assegurar lucros à organização.
.
A questão quer o texto que se refere ao aspecto grifado acima: "todas as pessoas deverão..."
A) INCORRETA. "o mais importante será a habilidade de contribuir para os negócios atuais e criar e gerar novos negócios que garantam a permanência da organização no mercado" de fato refere-se a um dos aspectos do futuro citados por Chiavenato, porém está relacionado a "No futuro, o administrador deixará de ser avaliado pela capacidade de assegurar lucros à organização"
B) INCORRETA. Refere-se a redução do prazo de validade do conhecimento.
C) INCORRETA. Refere-se ao aspecto: organizações enxutas e flexíveis".
D) INCORRETA. Corresponde ao aspecto "O advento e a consolidação da sociedade do conhecimento..."
E) CORRETA. Corresponde ao aspecto requerido pela questão: "a Administração deixa de ser uma responsabilidade gerencial para se tornar uma necessidade individual, ou melhor, uma ferramenta profissional. A Administração está passando a ser uma atividade de todas as pessoas e em todos os níveis da organização, em vez de ser uma área privativa dos dirigentes e gerentes como antigamente." (CHIAVENATO, 2014. PÁG 603)
Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.
Ressalto que tudo isso que foi citado na questão é de fato relacionado a algum dos aspectos da organização do futuro preconizados por Chiavenato. No entanto, apenas o item "e" refere-se ao aspecto trazido pelo comando do enunciado.
GABARITO: LETRA E.