SóProvas


ID
2131810
Banca
FUNCAB
Órgão
CBM-MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Nos termos da Lei Federal n° 8.429/1992, “receber vantagem econômica de qualquer natureza, direta ou indiretamente, para omitir ato de ofício, providência ou declaração a que esteja obrigado” constitui ato de improbidade sujeito, dentre outras, à seguinte pena:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra D

     

    Art. 12.  Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato:         (Redação dada pela Lei nº 12.120, de 2009).

            I - na hipótese do art. 9°, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, ressarcimento integral do dano, quando houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos;

  • Quem soubesse que a PERDA DA FUNÇÃO PÚBLICA está presente em todas espécies de improbidade acertava a questão.

  • Se ele RECEBEU é enriquecimento ilícito. Todas as outras penalidade, não condizem. Então marcamos a que vale para todas PERDA DA FUNÇÃO PÚBLICA.

    Enriquecimento ilícito:

    Susp. D.Políticos: 8-10

    Multa: até 3x do valor acrescido ilicitamente

    Proibição de Contratar: 10 anos

  • "Receber vantagem econômica de qualquer natureza, direta ou indiretamente, para omitir ato de ofício, providência ou declaração a que esteja obrigado" constitui ato de improbidade administrativa que importa em enriquecimento ilícito previsto no art. 9°, X, da Lei 8.429/92. 

    Na hipótese de ato de improbidade que importa em enriquecimento ilícito, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito à perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, ressarcimento integral do dano, quando houver, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de oito a dez anos, pagamento de multa civil de até três vezes o valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de dez anos (art. 12, I, da Lei 8.429/92).

    Diante do exposto, verifica-se que a alternativa E está correta.

    Gabarito do Professor: E
  • A questões refere-se a uma caso de enriquecimento ilícito. GABARITO: E

    Caso de Enriquecimento Ilícito:

    DOLO

    Susp. D.Políticos: 8-10 anos

    Multa: até 3x do valor acrescido ilicitamente

    Proibição de Contratar: 10 anos

    Caso de Prejuízo ao Erário:

    DOLO OU CULOPA

    Susp. D.Políticos: 5-8 anos

    Multa: até 2x do dano causado

    Proibição de Contratar: 5 anos

    Caso de atos que atentem contra os princípios da Administração Pública:

    DOLO

    Susp. D.Políticos: 3-5 anos

    Multa: até 100x a remuneração

    Proibição de Contratar: 3 anos

  • Desatualizada