SóProvas


ID
2132095
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Uma frase escrita com clareza e correção é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A.

    a) Depois de ler poetas como Castro Alves e Olavo Bilac, Torquato Neto dedicou-se à leitura de Machado de Assis. correto

     

     b) Torquato Neto resolveu-se à cursar o científico em Salvador, cidade que se encontrava um agitado meio artístico. incorreto: crase antes de verbo

     

     c) Em 1960, Salvador era um centro voltado à diversas manifestações culturais, as quais se destacava a literatura. incorreto: crase antes de termo no plural ("a" no singular)

     

     d) Glauber Rocha ligava-se à uma arte agressiva e de vanguarda, como também de Lina Bo Bardi e Joaquim Koellreutter. incorreto: crase antes de artigo indefinido

     

     e) Torquato Neto ignorava de que iria ser exposto à essa agitação cultural a que tomava conta em Salvador no início dos anos 1960. incorreto: crase antes de pronome demonstrativo não iniciado pela letra a

  • GAB. (A) PERFEITA E COERENTE, VÍRGULAS, ACENTUAÇÃO DA CRASE BEM COLOCADA, POIS QUEM SE DEDICA , SE DEDICA A ALGUMA COISA EXIGE O ARTIGO (A)

     

    O CÉU EXISTE,  ASSIM COMO O INFERNO TAMBÉM. LEIAM  À BÍBLIA......

    DEUS ABENÇOE A TODOS.......

  • Diante de pronome, crase passa fome.

    Diante de Masculino, crase é pepino.

    Diante de pessoa famosa, crase é horrorosa.

    A no singular palavra no plural, crase nem a pau.

    Diante de ação, crase é marcação.

    Palavras repetidas: Crases proibidas.

    “A” + “Aquele” = Crase nele!

    Vou a, volto da, então crase há!

    Vou a, volto de, crase para quê?

    Diante de cardinal, crase faz mal.

    Quando for hora, crase sem demora.

    Palavra determinada, crase liberada.

    Diante de dona, madame, senhora e senhorita, crase é bonita

    Sendo à moda de, crase vai vencer.

    Adverbial, feminina e locução! Manda crase, meu irmão!

  • Com relação a alternativa "e", também está incorreto o uso da preposição DE, já que quem ignora, ignora algo. Assim, o uso da referida preposição mostra-se inadequado. 

  • Complementando...

    Quanto a letra "B", acredito que também está errada face a ausência da preposição "em": Quem se encontra, se encontra em algum lugar.

     

    Na letra "E" acho que o emprego do "a" antes do "que tomava conta" está errado. Ainda, quem toma conta, toma conta de. Portanto, a preposição "em" nesse caso também está errada.

     

    Me corrijam se estiver errada. 

  • Não sei quanto a vocês, mas eu sempre busco o erro mais trivial e óbvio para condenar uma assertiva. Caso o enconte, nem me preocupo com os demais. Só após clicar no botão responder e tendo posse da resultado é que olho mais atentamente para as assertivas.

  • Matei essa questão só sabendo o conteúdo de crase.

  • Com relação a CRASE foi fácil, mas se tratando de regência fico perdido e me causa dúvida. VAMO QUE VAMO!

  • Gabarito A.

    a) Depois de ler poetas como Castro Alves e Olavo Bilac, Torquato Neto dedicou-se à leitura de Machado de Assis.Correto, dedicar exige a preposição A.

     

    b) Torquato Neto resolveu-se à cursar o científico em Salvador, cidade que se encontrava um agitado meio artístico.Incorreto:Não se usa crase antes de verbo.

     

     c) Em 1960, Salvador era um centro voltado à diversas manifestações culturais, as quais se destacava a literatura. incorreto: A no singular antes de plural não se usa crase.

     

     d) Glauber Rocha ligava-se à uma arte agressiva e de vanguarda, como também de Lina Bo Bardi e Joaquim Koellreutter. incorreto: Não se usa crase antes de artigo indefinido.

     

     e) Torquato Neto ignorava de que iria ser exposto à essa agitação cultural a que tomava conta em Salvador no início dos anos 1960. incorreto: Crase antes de pronome

  • GABARITO ITEM A

     

    A)CERTO.''Depois de ler poetas como Castro Alves e Olavo Bilac, Torquato Neto dedicou-se à leitura de Machado de Assis''

     

    B)ERRADO.''Torquato Neto resolveu-se A cursar o científico em Salvador, cidade que se encontrava um agitado meio artístico

    PROIBIDO CRASE ANTES DE VERBO

     

    C)ERRADO.''Em 1960, Salvador era um centro voltado A diversas manifestações culturais, as quais se destacava a literatura.''

    DICA DO PROFESSOR PABLO JAMILK : ''A'' NO SINGULAR  + PALAVRA NO PLURAL --> CRASE NEM A PAU!! 

     

    D)ERRADO.''Glauber Rocha ligava-se A uma arte agressiva e de vanguarda, como também de Lina Bo Bardi e Joaquim Koellreutter.''

    PROIBIDO CRASE ANTES DE PALAVRA C/ SENTIDO INDEFINIDO

     

    E)ERRADO.''Torquato Neto ignorava de que iria ser exposto essa agitação cultural a que tomava conta em Salvador no início dos anos 1960''

     

     

    BONS ESTUDOS,GALERA.VALEEU

  • Parabéns Carolina Rehem. Foi o melhor comentário!!!

  • Boa Tarde a todos só completando a questão já bem explicada,mas existe outro erro na letra E

    e) Torquato Neto ignorava de que iria ser exposto à essa agitação cultural a que tomava conta em Salvador no início dos anos 1960. 

    Vejam o 'de que' logo após o verbo ignorava, nao existe essa preposição de quepois o verbo ignorar não pede e nenhum nome pede tb essa preposição.

    Espero ter ajudado se há alguma falha por favor corrijam.

  •  

    VIDE  Q118445   Q51952  Q202664  Q766366

     

    Não tem crase antes de VERBO      ( A PARTIR)

     

    Não usa a crase antes de ARTIGOS indefinidos    (A UM)

     

    Não há crase antes de pronome  (A ELA)

     

    NÃO há crase antes de pronome demonstrativo     (A ESSE)

     

    Não há crase antes de palavra masculina  (A PRAZO =   O PRAZO)

     

    Não há crase diante de palavras no plural:   a oligarquias locais

     

    Não usa crase em palavras no plural:        A   nossaS      !!!

     

    PALAVRAS REPETIDAS =  FRENTE A FRENTE

     

  • a) Assertiva: (dedicou-se a quê? [a] + [a] (leitura))-> Fusão ou Crase (indicado pelo acento GRAVE " ` ")
    b) Errado: [a] antes de verbo 
    c) Errado: [a] quando não plurazido (antes de termo no plural) não leva acento grave indicativo de crase
    d) Errado: [a] antes de numeral 
    e) Errado: [a] antes de pronome

  • Pessoal , estou em fase de estudos, portanto aceito críticas construtivas e correções

    Letra a - correta.

    b) Torquato Neto resolveu-se à  (não se usa crase antes de verbo) cursar o científico em Salvador, cidade que se encontrava um agitado meio artístico.

    c) Em 1960, Salvador era um centro voltado à (palavra feminina plural estaria correto se fossem ás  - quem se volta se volta para alguma coisa ) diversas manifestações culturais, as quais se destacava a literatura.

    d) Glauber Rocha ligava-se à (artigo indefinido,  não se usa crase )uma arte agressiva e de vanguarda, como também de Lina Bo Bardi e Joaquim Koellreutter.

    e) Torquato Neto ignorava de que iria ser exposto à (Pronome demonstrativo , não se usa crase )essa agitação cultural a que tomava conta em Salvador no início dos anos 1960.

  • Sei que os Macetes são ótimos para complementar os estudos, porém é bom sempre ter cautela em relação a eles ! 

    A colega Ana Cristina Colocou uns macetes interessantes , mas ao Se referir ao pronome de tratamento Dona  não salientou que o Pronome DONA + NOME PRÓPRIO constitui um caso proíbido do uso da crase . 

    Ex: Refeiu-se a Dona Maria  ( Proíbido) 

    Referiu-se à Dona Do bar  (obrigatório) 

    Créditos professora  Flávia Rita  !

  • O colega Edvaldo Oliveira(segundo comentário lá em baixo) trouxe uma mensagem bíblica, com grande erro gramatical de uso de crase após o verbo transitivo DIRETO "LER". Quem lê, lê algo e não lê A algo. "Leia à bíblia" contem erro de crase, pois o verbo LER não exige preposição A(DIRETO)

  • a) C
    b) E. Há erro gramatical. Não se usa crase antes de verbos, porque a regra da crase é: preposição 'a' + artigo feminino 'a'.
    c) E. Há erro gramatical. Antes de um termo no plural, não leva crase. 
    d) E. Há erro gramatical. Antes do pronome indefinido 'uma' não se usa crase, exceto se referir a hora. Exemplo:
    Chegou à uma hora. 
    e) E. Há erro gramatical. Antes do pronome 'essa', 'esta', 'ela' não se usa crase. 

  • Gente o que tem me ajudado muito quando esqueço as regras da crase, é o macete ensinado por um prof.... Vc faz a seguinte afirmação:

    A....... estava bonita ( o pontilhado coloca a palavra com possível crase, se frase ficar com sentido, então terá crase)

    Ex: A leitura estava bonita (tem sentido) - correta A

    A cursar estava bonita ( não tem sentido) -Errada B

     

  • Fonte: Prof. Andréa D'Giovanni (adaptada p o limite de caracteres)

    Letra "A"- CORRETA. Dedicou-se a + a leitura = dedicou-se à leitura. 

    Letra "B"-ERRADA. CorreçãoTorquato Neto resolveu cursar o científico em Salvador, cidade em que se encontrava um agitado meio artístico. 
    Quem resolve, resolve alguma coisa. A forma verbal "resolver" é transitiva direta, logo não há preposição após ela. Não se usa crase diante de verbo no infinitivo. Antes do pronome relativo "que", que retoma cidade, deve haver, portanto, a preposição "em", que indica lugar.

    Letra "C"-ERRADA. Correção: Em 1960, Salvador era um centro voltado a/às diversas manifestações culturais, entre as quais se destacava a literatura.
    Um centro que é voltado, é voltado a alguma coisa. Isso indica que existe a preposição "a" após o termo "voltado". A expressão "diversas manifestações culturais" está no feminino plural. Nesse caso, ela pode ser acompanhada pelo artigo definido as, ou aparecer sem artigo.
    No primeiro caso, teremos "um centro voltado a + as diversas manifestações culturais = um centro voltado às diversas manifestações culturais".
    No segundo caso, teremos "um centro voltado a (=para) + diversas manifestações culturais = um centro voltado a diversas manifestações culturais". A literatura se destacava entre outras manifestações culturais.

    Letra "D"-ERRADA. CorreçãoGlauber Rocha ligava-se a uma arte agressiva e de vanguarda, como também era a de Lina Bo Bardi e Joaquim Koellreutter.
    Não há crase diante do artigo indefinido "uma". Faltou coesão na parte final do período, devendo ser acrescida a expressão "era a", que significa "era a arte".

    Letra "E"-ERRADA. CorreçãoTorquato Neto ignorava que iria ser exposto a essa agitação cultural que tomava conta de Salvador no início dos anos 1960.
    Quem ignora, ignora alguma coisa. A forma verbal ignorava é TD. Não existe preposição "de" após o verbo ignorar no período acima.Quem é exposto, é exposto a alguma coisa. A palavra exposta requer a preposição "a". O pronome demonstrativo "essa" não aceita artigo definido "a". Iria ser exposto a + essa agitação cultural = iria ser exposto a essa agitação cultural. O pronome relativo "que", retoma "essa agitação cultural", sendo sujeito da forma verbal tomava. Sujeito é um termo sintático não preposicionado. Logo, está incorreto o uso da preposição "a" antes do "quê". Quem toma conta, toma conta "de" e não "em".

  • DICA

     

    A crase funciona como a junção entre "artigo" e "preposição" ( A+A). Alguma vez na vida seu professor disse que o "artigo" sempre vem acompanhado com um substantivo, e é por essa razão você já deve eliminar aquelas crases que vem na frente de verbos, numeral, pronome (existem exceções), artigos indefinidos., etc. Ou seja, na maioria das vezes, só na frente de substantivos têm crase e de alguns pronomes, que são exceções. Com esse pensamento já dá para eliminar as letras "B, D e E", porque temos, respectivamente, crase na frente de verbo, artigo indefinido e pronome. 

     

    Outro ponto importante é que crase não vem na frente de palavra masculina. Sabe por que? Porque o artigo que vem na frente de palavras masculinas é o "O", e não o "A".

     

    Mais uma dica, crase na frente de palavras femininas no plural, necessariamente, leva a crase para o plural. Por isso eliminamos a letra "C"

     

    Atenção: Há algumas exceções a essa regra do "substantivo". Como por exemplo: locuções verbais e pronomes demonstrativos ("aquele aquilo e  aquela" com verbo exigindo preposição) que podem ter crases. Mas para a banca FCC, essa regra funciona. 

  • -- não tem crase antes de verbo no infinitivo.

    -- não tem crase antes de artigo indefinido.

    -- para ter crase em palavra no plural, deverá ser = 'às" e não ''à".

    -- não tem crase antes de essa(S) ou esse(S).

  • Esse é o tipo de questão que eu torço pra não cair, pois é facílima, logo todo mundo acerta. Rs