SóProvas


ID
2132605
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Comparando-se o resgate, a amortização e o reembolso de ações, podem-se estabelecer algumas semelhanças e diferenças. A propósito desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
    • AMORTIZAÇÃO DE AÇÕES – Representa o desembolso de valores correspondentes às ações no caso de liquidação da entidade (etapa empós a dissolução, em que ativos serão realizados e passivos quitados), como forma de antecipação, sem, contudo, promover redução do capital social, utilizando-se, no processo, fundos (reservas).
    • RESGATE DE AÇÕES – Compreende a retirada de ações definitivamente de circulação. Acontece quando a companhia tem interesse na redução do número de ações, podendo ser realizado com ou sem alteração do valor do capital social. Quando se processa com diminuição do capital social não se verifica alteração no valor de cada ação. No entanto, caso ocorra o resgate sem a baixa no valor do capital social, provocar-se-á um aumento no valor das ações remanescentes.
    • REEMBOLSO DE AÇÕES – Pagamento do valor das ações a acionistas dissidentes, com depósito desses títulos na tesouraria da entidade, objetivando posteriormente a absorção dessas ações com entrada de novos acionistas ou pela baixa por meio de reservas. No processo, utiliza-se a rubrica “ações em tesouraria”, caso seja uma sociedade anônima, e “quotas liberadas”, sendo limitadas. A Comissão de Valores Mobiliários – CVM, que regula as sociedades anônimas de capital aberto, estabeleceu, por meio da Instrução Normativa nº 10/80 (reformada pela IN nº 390/03), que a companhia não pode, no reembolso de ações, promover a redução de seu capital social, devendo fazer o uso de fundos (reserva legal, reserva de lucros a realizar, reavaliação e reserva especial para o dividendo obrigatório não distribuído) para tal fim. Contudo, conforme o art.45 da Lei das S/A (Lei nº 6.404/76), é possível a redução do capital social nesse processo, desde que não ocorra a recolocação das ações para novos investidores no prazo de 120 dias a contar da ata da assembleia geral.

    R: A