SóProvas


ID
2132635
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                               Apessoados

      Nossa língua tem mistérios nunca devidamente estudados - ou então já fartamente esclarecidos sem que nós, os comuns, ficássemos sabendo. Por exemplo: nunca entendi o que quer dizer “bem-apessoado”. Se existe “bem-apessoado” deve existir “mal-apessoado” - significando exatamente o quê? Eu sei, eu sei, diz-se que alguém é “bem-apessoado” quando tem uma boa aparência. O “bem-apessoado” é agradável aos olhos, sua companhia é sempre bem-vinda e seu visual melhora qualquer ambiente. Já o “mal-apessoado” deve ser alguém que não se completou como pessoa, que falhou na sua representação humana. Pode até ter um belo interior, mas não o exterioriza.

      Desconfio que a expressão “bem-apessoado” surgiu como eufemismo. Quando não se podia dizer que alguém era bonito, dizia-se que era bem-apessoado. Como chamar uma mulher de vistosa quando não se pode chamá-la de linda. “Vistosa” é um adjetivo suficientemente vago - descreve montanhas tanto quanto mulheres - para não melindrar ninguém. Curiosamente, não se usa, que eu saiba, “bem-apessoada”. O termo só se aplica a homens. O que leva a outra conclusão: “bem-apessoado” seria uma maneira de um homem falar da beleza de outro homem sem, epa, mal-entendidos.

      - Bem, você não acha o George Clooney maravilhoso?

      -Bem-apessoado, bem-apessoado.

      Outrossim, outro termo intrigante que raramente tive a oportunidade de usar é “outrossim”. Descobri que a palavra quer dizer exatamente o que parece, outro “sim”, ou um “sim” adicional, mas que nunca é usada neste sentido. “Outrossim” é como ponto e vírgula; poucos sabem como e onde empregá-lo corretamente. Nas poucas vezes em que usei “outrossim” - e ponto e vírgula também - foi com uma certa trepidação, como quem invade a propriedade de alguém sem saber se vai ser corrido pelos cachorros, no caso os guardiões do vernáculo. Há quem sugira que só se possa usar o ponto e vírgula com autorização expressa da Academia Brasileira de Letras.

      Outra palavra estranha é “amiúde”. Ninguém mais a usa, pelo menos não amiúde. Mas ela pode voltar, graças á música “Geni” que o Chico Buarque resgatou do seu musical “A ópera do malandro” e é um dos pontos altos do seu show atual. A Geni vai com todo o mundo...

      “E também vai amiúde

      Com os velhinhos sem saúde.”

      Bendita Geni.

                Luiz Fernando Veríssimo, in O Globo, Caderno Opinião, 25/03/2012. 

No trecho : “ Desconfio que a expressão ‘bem-apessoado’ surgiu como EUFEMISMO.”, o autor se refere a uma figura de linguagem. Assinale a opção em que se identifica essa figura.

Alternativas
Comentários
  • a)Repeti-lhe milhões de vezes as mesmas coisas. -Hipérbole (exagero)

     b)Entra pela janela a preguiçosa brisa. -Personificação ou Prosopopéia (características humanas a seres inanimados)

     c)O médico comunicou á família que a senhora estava com a doença ruim. -Eufemismo (abrandamento de um expressão) CORRETA

     d)Sentou-se no braço da poltrona para descansar. -Catacrese (termo figurado por falta de um termo próprio)

     e)O cheiro doce e verde do capim trazia recordações da fazenda. -Sinestesia (impressões sensoriais)

  • O que é Eufemismo:

     

    Eufemismo é uma figura de linguagem na língua portuguesa, um mecanismo que tem o objetivo de suavizar uma palavra ou expressão que possa ser rude ou desagradável.

     

    O eufemismo consiste na troca de termos ou expressões que possam ofender alguém por outras mais suaves, seja por serem indelicadas ou grosseiras.

    Por exemplo, normalmente o eufemismo é usado em frases que se referem a morte de alguém, com a intenção de não tornar o discurso sobre uma situação naturalmente dramática ainda mais desagradável.

    “Ir para a terra dos pés juntos”“comer capim pela raiz”, e “vestir paletó de madeira” são alguns exemplos de eufemismos utilizados para se referir a morte de alguém. No entanto, nestes exemplos, o eufemismo, mesmo na tentativa de suavizar a mensagem, pode apresentar um caráter grosseiro.

    O eufemismo também pode ter um sentido cômico, geralmente presente em expressões populares. Porém, como diz a própria definição, não é adequado utilizar eufemismos de caráter cômico em situações de polêmica ou dramáticas, pois pode perder totalmente a sua função original: amenizar o sentido da mensagem a ser transmitida.

     

    Exemplos de Eufemismo

     

    "Você é desprovido de beleza." (Quando se pretende dizer que determinada pessoa é feia)

    "Você faltou com a verdade." (Quando se pretende dizer que determinada pessoa mentiu)

    "Ele virou uma estrelinha." (Quando se pretende dizer que alguém morreu)

    "Ele subtraiu o celular do idoso no ônibus." (Quando se pretende dizer que determinada pessoa roubou o celular)

     

    CONTINUA EM: https://www.significados.com.br/eufemismo/

  • BASTA LEMBRAR QUE O EUFEMISMO (SUAVIZAÇÃO) É O CONTRARIO DE HIPERBOLE (EXAGERO)

  • a) Hipérbole;

    Ex: Estou morrendo de vontade de comer. (EXAGERO);

    b) Personificação;

    Ex: O gato me falou que vai dormir. (ATRIBUI ATITUDES HUMANAS A ANIMAIS);

    c) Gabarito;

    Ex: Bateu as botas para outro lugar. (MORREU);

    d) Catacrese;

    Ex: A asa da xícara está quebrada. (PARTES DE OBJETOS COM REFERÊNCIAS JÁ INCORPORADAS NA LÍNGUA PORTUGUESA);

    e) Sinestesia;

    Ex: Seu beijo é doce. (TROCA OU REFERÊNCIA AOS SENTIDOS).

  • Existe doença boa? Achei que fosse pleonasmo.

  • GABARITO: LETRA C

    Eufemismo: consiste em substituir uma expressão por outra menos brusca; em síntese, procura-se suavizar alguma afirmação desagradável.

    Ele enriqueceu por meios ilícitos. (em vez de ele roubou)

    FONTE: BRASILESCOLA.UOL.COM.BR

  • Fui por eliminação.

  • Concordo com Gesiel Finger (dedo). Não há doença boa kkk