SóProvas


ID
2132833
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Behaviorismo define o comportamento como sendo:

Alternativas
Comentários
  • letra B

     

  • Alternativa B: "Atualmente, não se entende o comportamento quanto a uma ação isolada de um determinado sujeito e sim a uma interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu “fazer” acontece. Dessa forma, é notório que o Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o sujeito e o ambiente e as ações do indivíduo, suas respostas, o ambiente e estimulações.

    Fonte: http://blogpsicologiaucsal.blogspot.com.br/2012/11/behaviorismo.html

  • Olá meus colegas psicólogos. Não vou fazer nenhum comentário sobre a questão. Só vou pedir que cada um de vocês ao acabar de resolver as questões indiquem as questões referentes a psicologia pra comentário do professor. Assim quando o site receber inúmeras indicações para comentário se sentirá na obrigação de colocar professores para nos auxiliarem facilitando nossos estudos. Vamos nos unir e continuar estudando, pois nossa aprovação estará cada vez mais perto. Agradeço e bons estudos a todos(as).

    Forte abraço!

    Jady Almeida

  • O princípio mais importante da abordagem gestáltica é a afirmação de que a análise das partes nunca pode proporcionar uma compreensão do todo, uma vez que o todo será definido pelas interações e interdependências das partes. As partes de uma gestalt não mantêm sua identidade quando estão separadas de sua função e lugar no todo. Assim sendo, a teoria da Gestaltfoi inicialmente formulada no final do século XIX na Alemanha e Áustria.

  • B. A interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu fazer acontece.

    Para a A.C., o comportamento é um relação entre o sujeito e o ambiente, ou com ele mesmo (ex.: o evento privado denominado pela comunidade verbal de pensamento). Principal característica é o fato de ser uma relação/interação. Outras características: o sujeito que se comporta precisa estar vivo e inteiro na relação (ex.: uma situação hipotética de uma mão dentro de um caixa no vácuo, isso é comportamento? Não! Para ser considerado um comportamento o sujeito precisa estar inteiro).

    Outra coisa, a Psicologia da Gestalt não influenciou o filosofia do Behaviorismo Radical, e acredito que nem a Análise do comportamento numa macro visão. A Psicologia da Gestalt inspirou a Gestalt-terapia, bem como a Teoria do Campo, de Lewin, e a Teoria Organísmica, de Goldstein. Ou seja, o que a Ana Braga Couto colocou não tem nada a ver.