SóProvas


ID
2132866
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A implementação da Reforma Psiquiátrica no Brasil tem como principal vertente a desinstitucionalização com consequente desconstrução do manicômio e dos paradigmas que o sustentam. No Brasil, é fruto de vários debates entre trabalhadores de saúde mental, dentre estes: médicos psiquiatras, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, como também os usuários dos serviços de saúde mental e seus familiares. Profissionais de diversas áreas, como os do direito, também se engajaram no movimento da luta antimanicomial, para garantir os direitos das pessoas com transtorno mental. Com base nos estudos sobre a Reforma Psiquiátrica, considere a resposta correta:

Alternativas
Comentários
  • Essa representação histórica, do conceito de loucura, está intimamente relacio- nada ao surgimento dos manicômios – posteriormente chamados hospitais psiqui- átricos –, ambos estão ligados aos períodos de diferentes épocas históricas, sendo dividida por Pessotti (1994 apud RAMMINGER, 2002) em períodos: antiguidade clás- sica (pensadores gregos); séculos XV e XVI (exorcistas); séculos XVII e XVIII (enfoque médico); e o século XIX (manicômios).

    Com a antiguidade clássica, até a era cristã, a loucura era vista sob alguns enfoques: o de Homero com um enfoque mitológico-religioso; o de Eurípedes com a concepção passional ou psicológica; e o de Hipócrates e Galeno com o as disfunções somáticas (RAMMINGER, 2002). Na idade média iniciou-se a predominância da lou- cura como possessão diabólica feita por iniciativa própria ou a pedido de alguma bru- xa. Havia duas possibilidades de possessão, sendo a primeira o alojamento do diabo no corpo da pessoa, e a segunda a obsessão, na qual o demônio altera percepções e emoções da pessoa.

    Com o passar do tempo o enfoque diabólico foi descartado, prevalecendo a in u- ência de Hipócrates e sua teoria patológica, na qual o delírio era marca da insanidade, sendo as perturbações intelectuais a condição principal para o diagnóstico da loucu- ra. Assim, em 1801, inaugurou-se a psiquiatria como especialidade médica a partir do Tratado Médico-Filosó co sobre Alienação Mental elaborado por Pinel (RAMMINGER, 2002).  

    https://periodicos.set.edu.br/index.php/fitshumanas/article/view/1797/1067

  • FOI NO ÂMBITO DA PSIQUIATRIA PREVENTIVA QUE SURGIU O CONCEITO DE DESINSTITUCIONALIZAÇÃO. NESSE CAMPO, PORÉM, DESISNTITUCIONALIZAR ESTAVA MUITO REFERIDO À DESOSPITALIZAR.

    O Movimento Democratico Italiano dedicou-se a superação do aparato manicomail. 

     

    Apostila Estudo Dirigido ( Saúde Mental e Atenção Psicossocial - Paulo Amarante).

  • Por que que a alternativa E não estaria correta?

  • A alternativa E não está correta porque DESINSTITUCIONALIZAÇÃO têm um enfoque ético-político mais preponderante que qualquer fator técnico-administrativo.

  • COLOQUEM A RESPOSTA CORRETA POR FAVOR

  • O que está errado na letra E?

  • Marquei a E também. Ela nos enganou rsrs

    Motivo:

    "Segundo o conceito defendido pela reforma, a desinstitucionalização não se restringe à substituição do hospital por um aparato de cuidados externos envolvendo prioritariamente questões de caráter técnico-administrativo-assistencial como a aplicação de recursos na criação de serviços substitutivos. Envolve questões do campo jurídico-político e sociocultural. Exige que, de fato, haja um deslocamento das práticas psiquiátricas para práticas de cuidado realizadas na comunidade."

    Fonte: https://www.scielo.br/j/rlae/a/9bCCVfxtqfHFthKrH4sZ8dn/?lang=pt&format=pdf