-
Gabarito: Errado.
Pelo contrário, buscava-se investir para que as relações humanas fossem suficientemente boas para aumentar a produtividade de cada colaborador.
-
É só se lembrar da pesquisa feita na empresa Western Eletric, em Hawthorne. Queriam descobrir se a mudança de iluminação aumentaria a motivação dos empregados, o que foi respondido satisfatoriamente. Mas na verdade, o que motivava a produção era a atenção dos pesquisadores.
Essa pesquisa preconiza bem o entendimento da Escola Humanista.
-
Teorias foram surgindo sempre objetivando mais produtividade
-
A abordagem humanista tem o foco no trabalhador. Estudaram as relações humanas e o ambiente de trabalho com o objetivo de ganhar produtividade. Se preocupavam com o trabahador, mas não porque eram bonzinhos, e sim porque buscavam produtividade. Um grande exemplo foi a pesquisa em Hawthorne., como mencionado pelo colega. A pesquisa buscava determinar a relação entre a intensidade da iluminação e a eficiência dos operários medida por meio da produção. Em seguida surgiram estudo da fadiga, dos efeitos das condições físicas de trabalho sobre a produtividade dos empregados, rotação de pessoal etc... Percebe que a busca da qualidade de vida para o trabalhador, quando é proposto uma hora de descanso ou uma iluminação de trabalhor melhor, ou uma folga.. visa apenas a produtividade da organização acima de tudo.
Questão erra quando fala: "...mesmo que, para isso, fosse necessário alterar ou reduzir a produtividade da organização."..
-
Teoria das Relações Humanas:
> Atuou com urna visão manipulativa da produtividade;
> Desenvolveu uma abordagem prescritiva e normativa;
> Estudou o exercício da autoridade. baseado nas competências sociais;
> Estudou a organização Informal e sua influência na produtividade;
> Obteve impacto elas ciências sociais, especialmente, a psicologia aplicada à administração;
#FÉEMDEUS!
-
A abordagem humanística tinha como foco aumentar a produtividade por meio das pessoas. O homem era um ser social, memnbro de um grupo, falava-se em ação em grupo.
-
A Teoria das Relações Humanas surge em meados da década de 1920, há quase cem anos atrás, num período marcado por uma forte recessão econômica global e uma intensa atuação dos sindicatos em favor dos trabalhadores.
Nesse contexto, Elton Mayo, fundador dessa abordagem de pensamento administrativo, conduziu uma experiência para estudar a correlação entre as condições de trabalho e a produtividade dos trabalhadores. Essa experiência, conduzida em uma fábrica da Western Electric Company no bairro de Hawthorne, em Chicago, Estados Unidos, ficou conhecida como Experiência de Hawthorne, sendo suas conclusões muito importantes para a abordagem humanística.
PORTANTO GABARITO ERRADO.
essa questão parece com a Q756830 , também da Cespe .
-
visa a integração social como meio para alcançar a produtividade.
-
A teoria das relações humanas tem como foco: aumentar a produtividade por meio das pessoas. O objetivo é nunca reduzir a produtividade nessa Teoria, mas sempre dando atenção às pessoas.
-
NA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS O FOCO CONTINUAVA NOS INTERESSES DA ORGANIZAÇÃO (ÊNFASE NA PRODUÇÃO).
GABARITO ERRADO
-
Segundo Elisabete de Abreu e Lima Moreira (Adm. Geral e Pública para Concursos), a Abordagem Humanística propunha eliminar conflitos entre indivíduos e seus custos, por meio da cooperação e das relações sociais, porém com enfoque MANIPULATIVO E ALIENANTE, visando AUMENTAR A PRODUTIVIDADE.
-
-
A abordagem humanista buscava aumentar os resultados (produtividade) através de uma atenção especial às pessoas.
Portanto, assertiva incorreta!
-
Qualidade de vida no trabalho está relacionada à Teoria Comportamental e não a das Relações Humanas.
-
QUESTÃO PARA AJUDAR A RESOLVER QUESTÃO:
Q756830 - No final do século XIX, o Movimento das Relações Humanas foi introduzido na administração para garantir que os trabalhadores tivessem qualidade de vida no trabalho. GAB.: ERRADO!
-
ERRADO. "As atitudes e ações das pessoas umas com as outras a partir de sua interação gera as relaçõe humanas. É importante que o administrador crie um ambiente de boas relações humanas para que os funcionários deem os melhores resultados".
Fonte: Prof. Carlos Xavier
-
Não sejamos tão radiciais cespe...
Teoria das relações humanas passou a pensar sim no ser humano, porém como um pensamento tendencionista para aumentar a produtividade.
Melhoro a qualidade para os funcionários, porém quero que a produtividade aumente.
Espero ter ajudado!
Vamooos passar!
-
A Ab Humanista diz que reage a incentivos sociais e a produtividade está ligada à integração social e não a incentivos materiais
- é HOMEM-SOCIAL e não homem-economicus
- visa as boas relacioções humanas dentro vínculo social
-
Errado! Queriam justamente o contrário: o aumento da produtividade!
-
A abordagem humanista, que se inaugurou com o movimento das relações humanas, tinha o objetivo de estabelecer um modelo de administração que proporcionasse bem-estar e qualidade de vida para o trabalhador, mesmo que, para isso, fosse necessário alterar ou reduzir a produtividade da organização. << ERRO DA QUESTÃO
Pesquisa de Howthorne;
Fábrica da Western Electric
Equipe de Harvard (Elton Mayo)
\/
Efeito da Iluminação;
Tese era de que aumentar a iluminação elevaria a produtividade
Varios aspectos foram depois testados
\/
Conclusão
Aspéctos psicológicos são mais importantes que os fisiológicos
Produtividade aumentava porque empregados se sentiam valorizados
-
Ajuda a responder: Q756830
Julgue o próximo item, a respeito de administração geral e postura profissional.
No final do século XIX, o Movimento das Relações Humanas foi introduzido na administração para garantir que os trabalhadores tivessem qualidade de vida no trabalho. (Gabarito: errado)
-
Tem que por na cabeça, eles não se preocupavam com o funcionario , nao pq eram bonzinhos e queriam o bem estar deles, mas pq queriam aumentar a produtividade e lucro $$$ da empresa ... e é assim ate hoje kakaka.SIMPLES ASSIM.
-
Por isso que é bom fazer questão... em outras a cespe só menciona qualidade de vida como principal aspecto da escola humanista.. já tá errado ... só tirar essa visão romântica ingênua e pensar que a meta aqui era aumentar a produtividade ... essa questão ainda acrescentou bem estar .. piorou..
Persistência!
Não adianta querer algo novo e continuar com atitudes velhas..
-
ERRADO
O objetivo não era proporcionar qualidade de vida e bem estar para os funcionários, e sim, usar as condições físicas do trabalho para influenciar a produtividade.
Em suma, a meta era tratar bem o operário para ele render mais.
NENHUMA TEORIA DEFENDE A QUEDA NA PRODUTIVIDADE !
Fonte: Aulas - profº José Wesley.
-
ERRADO
Ela veio para mostrar que o bem-estar do trabalhador pode melhorar na produtividade
-
Segundo destacam Motta e Vasconcelos (2006), os teóricos da época consideravam que o importante era aperfeiçoar os sistemas de trabalho, elaborando os sistemas mais eficientes e racionais possíveis. Havia o pressuposto de que sistemas perfeitos, bem ajustados e eficientes trariam por si só os bons resultados esperados. Logo, uma das conclusões foi: o nível de produção é resultante da integração social, ou seja, é a capacidade social
do trabalhador que determina o seu nível de competência e eficiência e não sua capacidade de executar movimentos eficientes dentro do tempo estabelecido. Portanto, item ERRADO.
-
GAB.: ERRADO
.
Ao contrário do que afirma a questão, a teoria das relações humanas defende que um ambiente de valorização do trabalhador contribui para o aumento da produtividade.
.
Teoria das Relações Humanas:
• Contexto:
- Crise no capitalismo liberal
- Adm. Clássica não gerou os resultados prometidos
- Conflito capital x trabalho
- Impactos de pesquisas na Psicologia (Hawthrne)
• Buscou o aumento da produtividade através de uma atenção especial às pessoas. De acordo com seus teóricos, se os gestores entendessem melhor seus funcionários e se “adaptassem” a eles, as suas organizações teriam maior sucesso.
• O foco de um gestor não deveria ser voltado aos aspectos fisiológicos do trabalhador, mas aos aspectos emocionais e psicológicos. Noção de que a produtividade está ligada ao relacionamento entre as pessoas e ao funcionamento dos grupos dentro de uma empresa – homem social.
• Produtividade aumenta qdo os empregados se sentem valorizados pelos empregadores.
• As recompensas não poderiam ficar reduzidas aos aspectos materiais. O reconhecimento social é uma força motivadora, e um ambiente de trabalho saudável também influencia na produtividade.
• Manteve a abordagem de sistema fechado.
• Críticas à Teoria das Relações Humanas:
- Trabalhadores felizes nem sempre são produtivos
- Prevalece o sistema fechado
- Aspectos técnicos são negligenciados
• Conclusões:
- Integração social afeta a produtividade
- Comportamento é determinado pelas regras do grupo
- Organizações são formadas por grupos formais e informais
- Supervisão mais cooperativa aumenta a produtividade
- Autoridade do gerente deve se basear em competências sociais
-
Prioridade das relações humanas : eficiência e humanidade. Ou seja, produzir mais, gastando menos e respeitando os trabalhadores.
Gabarito: E.
Rumo ao cargo de Assistente ADM da Barra- SE 2020.
-
Questão dá margem para dois gabaritos, pois a afirmação "fosse necessário alterar ou reduzir a produtividade da organização" não é totalmente errada.
É verdade que uma das conclusões da Teoria das Relações Humanas foi de que o bem-estar do trabalhador aumentava a produtividade, mas essa é uma das conclusões. Outra conclusão era de que o conteúdo dos cargos era importante para o bem-estar funcionário a fim de que ele não executasse sempre a mesma atividade monótona.
Consquentemente, era desejável que fossem feitas constantes trocas de posição do funcionário, e isso pode sim alterar a produtividade haja vista que nos primeiros dias do funcionário na nova posição ele não iria produzir em alto nível, porém isso seria relevante para o aumento da moral.
Inclusive isso é explícito em outra questão do CESPE:
Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: SUFRAMA Prova: Administrador
Considerando a evolução da administração, julgue os itens a seguir.
Um dos princípios da abordagem humanística da administração evidencia a importância da diversidade de conteúdos dos cargos na satisfação e motivação no trabalho devido à quebra da monotonia. CERTO