SóProvas


ID
2133127
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca da função de organização e de seus processos, julgue o item que se segue.

A departamentalização tem sido considerada uma técnica de definição de estrutura organizacional ultrapassada, por isso vem sendo substituída pela abordagem contingencial, cujas premissas defendem a adoção de estruturas organizacionais holísticas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado.

     

    Acerca da função de organização e de seus processos, julgue o item que se segue.


    A departamentalização tem sido considerada uma técnica de definição de estrutura organizacional ultrapassada, por isso vem sendo substituída pela abordagem contingencial, cujas premissas defendem a adoção de estruturas organizacionais holísticas.


    Comentário: 

    A departamentalização é a forma como uma organização pode juntar e integrar pessoas, tarefas e atividades em unidades, tendo como objetivo facilitar a coordenação da empresa. Obviamente que não está ultrapassada. Por exemplo, a departamentalização funcional é tida como o critério mais usual na administração.

     

    Fonte:

    Rodrigo Rennó. Administração Geral para Concursos, 2013.

  • Não existe mitigação da abordagem contingencial pela departamentalização. Muitas das pesquisas dessa abordagem procuram inclusive relacionar o melhor tipo de departamentalização em relação ao ambiente ao qual a empresa se insere: 

     

    " O ambiente homogêneo terá diferenciação menor e os problemas poderão ser tratados de forma simples, com pouca departamentalização. O mesmo acontece com a estabilidade e instabilidade.

    Quanto mais estável menor a contingência, permitindo uma estrutura burocrática e conservadora, porém quanto mais instável, maior a contingência e maior a incerteza, porque há uma estrutura organizacional mutável e inovadora."

     

    A departamentalização na abordagem contingencial é importante para determinar como estabelecerá a troca com o ambiente. 

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_conting%C3%AAncia

     

  • Complementando...

     

    Segundo Oliveira (2002, p. 120), "departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais".

  • complementando...em Adminsitração não há que se falar em técnica ou teoria ultrapassada, tudo depende dos objetivos organizacionais e do contexto em se insere. Uma questão não pode ser taxativa a esse ponto.

  • A questão está errada, ela mistura vários assuntos. Vamos por partes :

    o que é estrutura organizacional :

    é a base de funcionamento da organização . Ela que defini como as tarefas estarão formalmente distribuídas , agruparas e organização.

    para definir a estrutura  orgazinacional é preciso levar em conta 6 elementos, que são : a especialização do trabalho, a DEPARTAMENTAZACAO , a amplitude de controle, a centralização e descentralização e a formalização .

    A departamentalizacao não consiste em uma técnica superado para definir a estrutura organizacional. Ela é um dos elementos básicos para a construção da estrutura organizacional. Exemplo de estruturas organizacionais: funcional, divisional, híbrida, matricial, adhocraticas, em redes.

    Sobre o conceito da teoria contigencial: 

    A ênfase é no ambiente e tecnologia , sem desprezar tarefas, pessoas e ESTRUTURA. É um sistema aberto, homem complexo, nada é absoluto tudo é relativo.... mas o foco aqui é que a abordagem contigencial não despreza a estrutura ( e a departamentalizacao compõe a estrutura organizacional , nada mudou quando aos elementos básicos da estrutura organizacional ).

    sobre sistema holístico :

    equivale a ter uma imagem única da empresa, ou seja, ter uma visão abrangendo suas estratégias, até cidades, informações , recursos e organização ( ESTRUTURA DA EMPRESA, CULTURA ORGANIZACIONAL ...) . É ver a empresa em sua totalidade.

    por fim, a departamentalizacao continua fazendo parte dos elementos básicos para construção da estrutura organizacional , e a abordagem contigenciado e holística continuam considerando a estrutura organizacional.

  • A DEPARTAMENTALIZAÇÃO NÃO ESTÁ ULTRAPASSADA. O PROBLEMA É QUE A ABORDAGEM CONTINGENCIAL VEM PARA QUEBRAR, ELIMINAR, SUPRIMIR AS BARREIRAS INTERDEPARTAMENTAIS, OU SEJA, ENTRE OS DEPARTAMENTOS; FAZENDO, ASSIM, TER A VISÃO NOVAMENTE DO TODO DA ORGANIZAÇÃO, DE FORMA SINTÉTICA, GLOBAL, HOLÍSTICA, SINÉRGICA. MAS, DE FORMA ALGUMA, A ABORDAGEM CONTINGENCIAL QUER ELIMINAR A DEPARTAMENTALIZAÇÃO. MUITO PELO CONTRÁRIO: ELA QUER MELHORAR ESSA SUA DESVANTAGEM. 

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Essa afirmação do Prof.Chiavenato sustenta a questão :

     

     ''A departamentalização constitui ainda hoje o elemento fundamental na estruturação de muitas organizações. Não se descobriu ainda uma maneira melhor de organizar empresas, apesar de critérios mais recentes, como as unidades estratégicas de negócios, alianças estratégicas, redes integradas e outras modalidade que serão estudadas mais adiante.Mesmo a organização por equipes e o modelo adhocrático não conseguiram substituir inteiramente os critérios de departamentalização dos autores neoclássicos.''

     

    Fonte: Teoria Geral de Administração , pág.224

  • Não há como uma organizacao existir sem algum tipo de departamentalizacao. Não faz sentido algum dizer que a separacao de atividades e processos dentro de uma organizacao é ultrapassado. Ninguem consegue fazer tudo junto ao mesmo tempo, nao é mesmo?

    A abordagem contigencial trouxe como  ideia principal o fato de que não existem metodos pre-determinados como sendo os melhores. Tudo depende de suas escolhas e seus objetivos para a organizacao . portanto, a teoria não diz que não deve mais existir algo. Pelo contrario, a base da teoria (que precisamos compreender para as provas de concurso) é que tudo depende e que tudo é permitido( pois tudo depende do seu objetivo para a empresa).

    Ao meu ver, esses são os cernes do erro da  questao. Entao, pessoal, entendamos duas coisas:

    1- Teoria contigencial da Administracao não determina nenhum modelo ideal. (Nem mesmo que o ideal seja não seguir nenhum modelo). Para ela, tudo depende.

    2- A departamentalizacao é necessaria em qualquer organizacao que se proponha a desempenhar alguma atividade. O que é ultrapassado é o modelo mecanicista puro ( e mesmo esse ainda é bastante utilizado em muitas organizacoes devido ao objetivo e contexto delas. Por exemplo é o modelo de organizacao militar)

     

    FONTE: ESTRATEGIA CONCURSOS. PROF CARLOS XAVIER. CURSO DE ADMINISTRACAO PARA ADMINISTRADOR DO MINISTERIO DA INTEGRACAO.

  • QUESTÃO ERRADA. Novamente o Cespe vem misturar conceitos (abordagem contingencial) quando se trata de um tópico díspar como estruturas organizacionais. Peca o examinador em dizer que é ultrapassado o critério de departamentalização quando, na verdade, ainda não se descobriu hodiernamente na Administração, nas palavras de Chiavenato, melhor maneira de organizar empresas.

  • ERRADO.

     

    A departamentalização tem sido considerada uma técnica de definição de estrutura organizacional ultrapassada... Pronto, a questão acaba aqui!

     

    Dizer que na administração algo é ultrapassado já torna a questão errada, afinal de contas, como bem disse a colega estudante x, "tudo depende dos objetivos organizacionais e do contexto em que se insere".

     

    Eu não sou formada em adm (e nem quero ser) mas eu mato mto questão só desviando das "rasteiras" que o CESPE tenta aplicar. Só quero passar na prova, não quero ser "expert" em nada (pelo menos nao nessa matéria) 

     

    OBS: EU AAAAAMO AS AULAS DO PROF. RODRIGO RENÓ!

  • A departamentalização ainda é muito utlizada pelas empresas atuais, talvez com foco maior em redução de níveis hierárquicos e com maior descentralização ou grau de formalização.

     

    Mas o ato de criar unidades de trabalho, baseando-se em agrupar pessoas, tarefas e atividades homogêneas, ainda é o melhor meio para a empresa atingir seus objetivos.

     

    Gabarito: errado.

  • A departamentalização é a forma como uma organização pode juntar e integrar pessoas, tarefas e atividades em unidades, tendo como objetivo facilitar a coordenação da empresa. A departamentalização funcional é tida como o critério mais usual na administração.

     

    Fonte:

    Rodrigo Rennó. Administração Geral para Concursos, 2013.