-
(Gabarito Certo) -Chiavenato (2006) define que a gestão de pessoas deve contribuir para a eficácia organizacional mediante os seguintes meios:
• Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e a realizar sua missão: a função da gestão de pessoas é um componente fundamental da organização de hoje. Antigamente, a ênfase era colocada no fazer corretamente as coisas por meio dos métodos e das regras impostos aos funcionários e, assim, obter eficiência. O salto para a eficácia veio com a preocupação em atingir objetivos e resultados, sendo o principal objetivo da gestão de pessoas ajudar a organização a atingir suas metas, objetivos e realizar sua missão.
• Proporcionar competitividade à organização: isso significa saber empregar as habilidades e as capacidades da força de trabalho. A função da gestão de pessoas é fazer com que as forças das pessoas sejam mais produtivas para beneficiar clientes, parceiros e empregados.
• Proporcionar à organização empregados bem treinados e bem motivados: dar reconhecimento às pessoas, e não apenas dinheiro, é o que constitui o elemento básico da motivação humana. Para melhorar o desempenho, as pessoas devem perceber justiça nas recompensas que recebem. Recompensar bons resultados, e não recompensar pessoas que não tenham um bom desempenho. Tornar claros os objetivos e o modo como eles são medidos.
• Aumentar a autoatualização e a satisfação dos empregados no trabalho: enquanto antigamente a ênfase era colocada nas necessidades da organização, hoje os empregados precisam ser felizes. Para que sejam produtivos, os empregados devem sentir que o trabalho é adequado às suas capacidades e que estão sendo tratados equitativamente. Para os empregados, o trabalho é a maior fonte de identidade pessoal e as pessoas despendem a maior parte de suas vidas no trabalho, e isso requer uma estreita identidade com o que fazem. A felicidade na organização e a satisfação no trabalho são fortes determinantes do sucesso organizaciona
-
Gab. CERTO
Na verdade manter políticas éticas e difundir comportamentos socialmente responsáveis está presente na administração como um todo, pois estamos falando de ética e responsabilidade que são princípios que norteiam a administração, que saõ indispensáveis para a busca contínua da eficiência, eficácia e efetividade.
#DeusnoControle
-
Correto.
Diversos autores apresentam variados objetivos da Gestão de Pessoas. Chaivenato (2006) define que a gestão de pessoas deve contribuir para a eficácia organizacional mediante os seguintes meios:
. Ajudar a organização a alcançar seus objetivos ea ralizar sua missão;
.Proporcionar competitividade à organização;
.Proporcionar à organização empregados bem treinados e bem motivados;
.Aumentar a autoatualização e a satisfação dos empregados no trabalho;
. Desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho;
.Administrar e impulsionar a mudança;
. Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.
Fonte: Andréia Ribas, livro Gestão de Pessoas para concursos, cap.1, pág 43 e 44.
-
As atribuições da área de Gestão de Pessoas dependem da política, da visão e das diretrizes da empresa, mas o foco é sempre o mesmo: a eficácia organizacional por meio das pessoas seguindo estratégias para:
• Proporcionar aos colaboradores motivação: manter elevada a motivação por meio de reconhecimento, desafios profissionais e um plano de carreira.
• Desenvolver um programa de treinamento e desenvolvimento profissional: capacitar os colaboradores para uma parceria focada em resultados e na preocupação com o autodesenvolvimento e com a Missão da empresa.
• Assegurar à empresa uma vantagem competitiva: fazer dos colaboradores da empresa agentes de mudanças e transformações para se adequar ao mercado.
• Manter a qualidade de vida e motivação dos colaboradores: proporcionar uma estrutura, um ambiente de trabalho que atenda as necessidades das pessoas, como confiança nos funcionários, estilos gerenciais, segurança, liberdade de atuação e para tomar decisões, solidez, trabalhos desafiantes, horas adequadas de trabalho, etc.
• Gerenciamento das mudanças: as mudanças constantes e variações do mercado exigem uma flexibilidade e disposição da empresa para se adaptar rapidamente às novas tecnologias, conceitos, políticas e tendências para atender e superar as expectativas da globalização, das pessoas e dos clientes.
• Assegurar uma política ética e de abertura: a área de Gestão de Pessoas deve conquistar a confiança dos colaboradores, ser aberta e receptiva e manter uma postura ética e de preocupação com os direito
CERTO.
-
GAB. CERTO
OBJETIVOS DA GP ( Ivancevich )
- Ajudar a organização a alcançar seus objetivos;
- Empregar as habilidades e conhecimentos dos trabalhadores de maneira eficiente;
- Prover a organização com profissionais bem treinados e motivados;
- Aumentar ao máximo a satisfação do trabalhador no trabalho e sua atualização profissional;
- Desenvolver e manter uma qualidade de vida no trabalho que torne desejável trabalhar na organização;
- Comunicar as políticas de Recursos Humanos para toda a organização;
- Ajudar a manter políticas éticas e um comportamento socialmente responsável;
- Gerenciar a mudança de modo que seja vantajoso tanto para os indivíduos quanto para os grupos, a empresa e o público em geral.
-
Manter políticas éticas e difundir (PROPAGAR, ESPALHAR) comportamentos socialmente responsáveis constituem objetivos da gestão de pessoas.
ASSIM COMO MANTER POLÍTICAS SUSTENTÁVEIS A FIM DE DIVULGAR A PREOCUPAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO COM A SUSTENTABILIDADE.
GABARITO CERTO
-
Socialmente responsavel, sustentabiidade = palavras-chave da atualidade
-
Questão corretíssima. O mínimo que se espera de uma empresa é que respeite os direitos básicos do trabalhador, seja pautada pela ética e moralidade e que toda atividade de gestão de pessoas seja aberta, confiável e apoiadora do processo decisório. Tanto as pessoas como as organizações devem seguir padrões éticos e de responsabilidade social e ambiental e, assim, a área de gestão de pessoas entra como facilitador e incentivador destes padrões.
Gabarito: C
-
Correto. Um dos objetivos da gestão de pessoas é manter políticas éticas e comportamentos socialmente responsáveis.
De acordo com Chiavenato, manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável é a atividade de Gestão do Talento Humano – GTH. A GTH deve ser aberta, transparente, justa, confiável e ética. Pessoas não devem ser discriminadas e seus direitos básicos devem ser plenamente garantidos. Tanto pessoas como organizações devem seguir padrões éticos e de responsabilidade social. Esta não é uma exigência feita somente às organizações, mas também aos gestores e às pessoas que nelas trabalham.
Gabarito: CERTO
-
Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável: toda atividade de GP deve ser aberta, transparente, justa, confiável e ética. As pessoas não devem ser discriminadas e os seus direitos básicos devem ser garantidos. Tanto as pessoas quanto as organizações devem seguir padrões éticos e de responsabilidade social. Essa não é uma exigência feita somente às organizações, mas também aos administradores e às pessoas que nelas trabalham.
Chiavenato
C