SóProvas


ID
2133205
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

No que se refere a gestão de processos, julgue o item subsequente, relativo a conceitos da abordagem por processos, bem como a técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos.

Na análise de processos, o desenho do novo processo (to be) é condição para a utilização da técnica de análise de lacunas (gap analysis).

Alternativas
Comentários
  • A análise de lacunas (gap analysis) tem como objetivo avaliar a eficiência de unidades de conservação já existentes .

  • Em poucas palavras a análise de lacunas nada mais é do que a leitura de cada clásula de ISO 27001 e a análise dos requisitos existente, para determinar se já estão implementados ou não. Dela pode gerir resultados de avaliação como, por exemplo, requisitos parcialmente implementados, requisitos implementados, mas não medidos entre outros.

    Portanto não precisa usar a técnica to-be para utilizá-la.

    Gabarito: E

  • Mapear               Análise               Desenho

      as is                                                 To be

    presente                                            Futuro

  • Acredito que o erro da questão está em misturar o desenho do processo com a análise quando na verdade são momentos diferentes, primeiro a análise (as-is) e depois o desenho(to-be), ele fez um mistureba ai.
    Com relação à técnica de análise de lacunas (gap analysis), o desenho do novo processo (to be) é condição para a utilização da técnica de análise de lacunas (gap analysis), já que uma técnica comparativa.

  • Interpretei assim:

     

    Para a utilização da técnica de análise de lacunas (gap analysis), preciso NECESSARIAMENTE (é condição)

    do desenho do novo processo (to be)? Não é o único método.

     

    Gabarito: Errado

  • PRIMEIRO É FEITO O (AS IS) PARA DEPOIS SE FAZER O (TO BE) E ASSIM ANALISAR  OS (GAPS).

  • A questão está errada, pois ela fala que na análise de processos o desenho do novo processo é condição para utilizar a técnica da análise de lacunas(gap analysis), mas o que é que tem que ser feito primeiro? o AS IS. Então a questão está errada por não contemplar essa etapa do AS IS, mas somente a do TO BE; a condição é que vc saiba como o processo é e como ele será, tem que ter os dois momentos (AS IS e TO BE), senão não tem como fazer a análise de gap. 

     

     

  • Gente, bom dia, alguém pode por favor indicar uma literatura desta matéria? Desde já agradeço.

  • Gabarito: ERRADO 

    -

     Análise de Lacunas [Gap], também conhecida como Gap Analysis: Em BPM: Compara a diferença entre 2 processos, tipicamente entre o Antigo AS IS e o novo TO BE;

    -

    Definição AS IS: É o trabalho de levantamento e documentação da situação atual do processo, comumente chamado de mapeamento de processos AS IS, a qual é representada em fluxo ou diagrama. Nesta mesma oportunidade levantam-se também os problemas ou fragilidades, bem como as oportunidades de melhoria do processo. 

    -

    Definição TO BE: É o trabalho de discussão, definição e documentação da situação futura do processo, comumente chamado de TO BE, a qual é representada em fluxo ou diagrama – também chamado de redesenho ou modelagem.

    -

    Dispónível em: http://www.venki.com.br/blog/mapeamento-de-processos-to-be/ 

    Dispónível em: http://www.programainfotv.com.br/artigos/chico_rocha/implantacao_processos_negocios/implantacao

    _processos_negocios_2.html

    -

    -

    Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem. Romanos 12:21 (BíBLIA) 

     

  • Pessoal, pelo que entendi a técnica do gap analysis é executada depois que já foram levantadas as definições do processo (AS-IS) e que foi desenhado seu modelo futuro (TO-BE) certo?

    Sendo assim, interpretar que Na análise de processos, o desenho do novo processo (to be) é condição para a utilização da técnica de análise de lacunas (gap analysis) não está errado.

    Já que uma condição é que se tenha levantado as definições de como ele está hoje (AS-IS) e a outra condição que se tenha desenhado seu modelo futuro (TO-BE).

    A questão não diz que é a única condição e sim que é condição.

    Sendo assim essa questão seria passivel de anulação ou o erro estaria em outro lugar? Alguém poderia iluminar os caminhos?


    Grata

  • O que é a análise GAP?
    A análise GAP é um método de avaliação do padrão de negócios atual com os melhores padrões para entender se nosso negócio está cumprindo com a prática padrão ou falta em algum lugar. Encontra-se entre onde estamos e onde queremos ser. Mostra a diferença entre o estado futuro ideal (to be) e seu estado atual (AS IS). Ao fazer análises GAP, uma organização pode atuar em conformidade para avançar em direção ao objetivo. No entanto, uma análise de lacunas não fornece o plano de ação, mas fornece apenas o fundamento do entendimento necessário para criá-lo.

    Sendo assim, gabarito Errado, pois é análise GAP não está condicionada ao plano de ação desejado (to be).

    http://www.buzzanalysis.com/2016/07/31/gap-analysis-what-and-how-all-you-need-to-know/

  • Para verificar se há gaps basta o as-is. Como é possível avaliar Gap em um processo desejado to be?
  • Realização de uma análise prévia dos processos atuais (gap analysis)


    Fonte: implantando a governnaça de T.I - Aragon - pag 73.


    Dica: processos atuais > as-is > gap analysis ;-)



    Go ahead!!!!


  • Para se analisar um gap são necessários o desenho atual (to be) e o visualizado ( as is).

  • Na análise de processos, o desenho do novo processo (to be) é condição para a utilização da técnica de análise de lacunas (gap analysis). Resposta: Errado.

    Condição não! Você pode até alterar o seu desenho futuro com base nos estudos realizados, mas a lacuna é percebida no momento atual (as is).