SóProvas


ID
213325
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Comissão permanente de avaliação de documentos


    É necessário que cada organização faça a constituição legal de sua Comissão Permanente de Avaliação de Documentos. Dependendo do porte da mesma, poderá haver mais de uma Comissão. A comissão permanente de avaliação de documentos tem por finalidade assessorar à Divisão de Arquivo Geral nas ações e procedimentos referentes a avaliação documental, também orientar e realizar a análise, avaliação e seleção da produção documental produzida e acumulada, deve ser formada por representantes dos mais importantes setores da instituição
     

  • resposta 'a'

     

    Art.  18.  Em  cada  órgão  e  entidade  da  Administração  Pública  Federal  será
    constituída  comissão  permanente  de  avaliação  de  documentos,  que  terá  a
    responsabilidade
    da  documentação  produzida  e  acumulada  no  seu  âmbito  de  atuação,  tendo  em
    vista
    destituídos

  • Gabarito: letra A.

     

    DECRETO Nº 4.073, DE 3 DE JANEIRO DE 2002.
    Regulamenta a Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados.


    Capítulo IV

    DA GESTÃO DE DOCUMENTOS

    DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL

    Seção I

    Das Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos


            Art. 18.  Em cada órgão e entidade da Administração Pública Federal será constituída comissão permanente de avaliação de documentos, que terá a responsabilidade de orientar e realizar o processo de análise, avaliação e seleção da documentação produzida e acumulada no seu âmbito de atuação, tendo em vista a identificação dos documentos para guarda permanente e a eliminação dos destituídos de valor.


            § 1º  Os documentos relativos às atividades-meio serão analisados, avaliados e selecionados pelas Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos dos órgãos e das entidades geradores dos arquivos, obedecendo aos prazos estabelecidos em tabela de temporalidade e destinação expedida pelo CONARQ.


            § 2°  Os documentos relativos às atividades-meio não constantes da tabela referida no § 1o serão submetidos às Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos dos órgãos e das entidades geradores dos arquivos, que estabelecerão os prazos de guarda e destinação daí decorrentes, a serem aprovados pelo Arquivo Nacional.


            § 3°  Os documentos relativos às atividades-fim serão avaliados e selecionados pelos órgãos ou entidades geradores dos arquivos, em conformidade com as tabelas de temporalidade e destinação, elaboradas pelas Comissões mencionadas no caput, aprovadas pelo Arquivo Nacional.

  • resumo

    eliminação de documento: atuação no arquivo corrente e intermediário

    comissão permanente de cada órgão/instituição – avalia a possível eliminação do documento púbico/privado

    instituição arquivística do ente político(U/E/DF/M/T) – autoriza a eliminação do documento público

    autoridade competente – autoriza eliminar documento após os mesmos serem microfilmados

  • E Contrato de Gestão é totalmente diferente de Termo de Parceria. Contrato de Gestão é para Organizações Sociais e Termo de Parceria é para OSCIP's