SóProvas


ID
2133328
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Em um planeta em aquecimento, o calor se revela uma espécie de nova prova de fogo para os atletas. É o que aponta um estudo inédito produzido pelo Observatório do Clima, que coletou dados de pesquisas sobre o tema ao redor do mundo.
    Nosso corpo funciona de forma diferente de acordo com as mudanças no habitat. Como explica o estudo do Observatório do Clima, a temperatura central do corpo em repouso é de 37 °C e aumenta para 38,5 °C a 75% de esforço durante o exercício. Esse valor não aumenta devido aos mecanismos de termorregulação, sem os quais a temperatura central do organismo subiria 1°C a cada cinco minutos de exercício intenso.
    Nesse sentido, o calor excessivo prejudica o corpo de duas formas: facilitando a desidratação em condições de baixa umidade relativa do ar e impedindo que o corpo dissipe calor em condições de alta umidade relativa. Nos dois casos, no limite o corpo entra em choque, incapaz de regular a temperatura interna, um quadro que pode ser fatal a um atleta.
    Ao levar a um maior desgaste físico dos atletas, o calor também afeta o rendimento, o que torna mais difícil a superação de recordes. Segundo o estudo, na maratona, por exemplo, não há registro de recorde em locais com temperaturas acima de 12 ºC em qualquer trecho dos 42,195 km do percurso oficial da prova olímpica.
(Adaptado de: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/aquecimento-global-a-nova-prova-de-fogo-para-o-esporte

A frase a respeito do texto escrita com correção e lógica encontra-se em:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

     

    A -  Ocasionar um maior desgaste físico dos atletas é uma das consequências do calor ( NÃO SE SEPARA SUJEITO DO VERBO POR VÍRGULA)

     

    B-  CONquanto é CONcessiva e não se encaixa no contexto da oração. (obrigado a colega Nara)

     

    C - Em um planeta em aquecimento, as altas temperaturas se tornaM um inimigo a ser superado pelos atletas, constituindo-se em uma verdadeira “prova de fogo”.

     

    E -  Segundo pesquisas sobre os efeitos do aquecimento global sobre os atletas, descobriu-se que em certos esportes olímpicos como a maratona, não existeM registros de recorde em temperaturas acima de 12 ºC.

  • Cassiano, 

    Acredito que o erro da letra B esteja na  parte lógica da oração, também exigida no enunciado. Isso ocorre porque o conquanto introduz uma oração subordinada que contém a afirmação de um fato contrário ao da afirmação contida na oração principal. Todavia, a afirmação da oração principal ( a baixa no rendimento por causa do calor) não se mostra contrária à oração subordinada ( maior desgaste físico dos atletas) . 

  • Acredito que este seja o erro da Letra B:

    "Conquanto possa causar um maior desgaste físico NOS atletas, atribui-se ao calor também a baixa no rendimento, ocasionando maior dificuldade na superação de recordes." 

    Bons estudos!

  • O erro da b) é o conquanto em si pelo seu sentido de embora, prejudicando o sentido do trecho.

    A assertiva pede "escrita com correção e lógica".

  •  a) ERRADO. Uma das consequências do calor (não se separa o sujeito do verbo com vírgula) é ocasionar um maior desgaste físico dos atletas, uma vez que o calor também afeta o rendimento, ele acaba dificultando a superação de recordes.

     

    b) ERRADO. Como pode causar um maior desgaste físico dos atletas, atribui-se ao calor também a baixa no rendimento, ocasionando maior dificuldade na superação de recordes.

    A ideia é de causa e não de concessão (conquanto).

     

    c) ERRADO. Em um planeta em aquecimento, as altas temperaturas se tornam um inimigo a ser superado pelos atletas, constituindo-se em uma verdadeira “prova de fogo”.

     

    d) CERTO. Durante a prática de exercícios, o calor excessivo pode impedir o corpo de regular sua temperatura interna, cenário que pode vir a causar choque e até mesmo levar um atleta à morte.

     

    e) ERRADO. Segundo pesquisas sobre os efeitos do aquecimento global sobre os atletas, descobriu-se que em certos esportes olímpicos como a maratona, não existe registros de recorde em temperaturas acima de 12 ºC (segundo o texto, esses 12ºC não se referem à temperatura propriamente dita, mas sim aos locais em que houve aumento na temperatura em nível superior a 12ºC).