SóProvas


ID
2133490
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No que se refere aos princípios e às convenções da teoria contábil, julgue o item seguinte.

Das teorias aplicadas ao patrimônio líquido de uma entidade, a teoria da entidade é aquela que evidencia a demonstração do balanço patrimonial, ao passo que a teoria do proprietário é a que ressalta a demonstração do resultado do exercício.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    Não se trata de evidenciar na BP ou DRE, mas sim o modo como cada teoria agrupa as contas

    TEORIA PERSONALISTA
    Agentes Consignatários = Bens - Contas Retificadoras de Bens
    Agentes Correspondentes= Direitos+ Obrigações- Contas Retificadoras de Direitos e Obrigações
    Proprietários = PL + Receitas - Despesas - Contas Retificadoras do PL

    TEORIA MATERIALISTA
    Contas integrais = Bens direitos e obrigações
    Contas diferenciais = PL + Receitas - Despesas

    TEORIA PATRIMONIALISTA
    Contas patrimoniais = Bens direitos e obrigações + PL
    Contas de resultado = Receita - despesa

    bons estudos

  • Ctrl C + Ctrl V

  • Totalmente desnecessário rs

  • As teorias das contas explicão a natureza das contas, nada tem haver com Balanço Patrimonial ou Demostração de resultado em exercício. Algumas escolas surgiram ao longo dos anos e são as citadas pelos colegas abaixo.

    Teoria Patrimonialista

    Teoria Personalista

    Teoria Materialista

  • - Teoria do Proprietário 
    Aplica-se principalmente nas  empresas  de menor vulto em que há um quotista absolutamente predominante (teoria do controle predominante). Nesse caso, o Patrimônio  Líquido  que resulta da  diferença entre ativo  e  passivo, pertence  ao proprietário. 
    Nesta  teoria,  tudo  gira  em  torno  do  proprietário.  É  como  se  a  empresa  e  o proprietário fossem uma só pessoa. Esta teoria ou doutrina satisfaz plenamente no caso das sociedades familiares ou empresas individuais. 

     

    - Teoria da Entidade 
    Por  essa  teoria,  o  patrimônio  dos  acionistas  ou  quotistas,  tanto  pessoas  físicas como jurídicas, não se confunde com o patrimônio líquido da entidade. Por esse motivo, o lucro líquido apurado no final do exercício não pode ser sumariamente distribuído  aos  acionistas,  cabendo  decisão da  assembléia,   pois   os  resultados são  da  empresa.  Mesmo  assim,  devem  ser  deduzidas  algumas  reservas    de  lucros. 
    Nesta  teoria,  o  centro  da  atenção  é  a  própria  empresa,  autônoma  dos  seus proprietários. 

    No caso da Teoria do Proprietário, sócios e empresas acabam se confundindo e o PL pertence ao proprietário. 
    No caso da Teoria da Entidade, sócios e empresas são pessoas distintas e o PL pertence à entidade. 

     

    Prof. Feliphe Araújo - Expenencial Concursos

  • TEORIA PERSONALÍSTICA (PERSONALISTA)

    As contas representam pessoas, que se relacionam com a entidade em termos de débito e crédito. A teoria personalística é dividida em dois tipos: contas de agentes e contas de proprietários. As contas dos agentes serão divididas em: agentes consignatários, que são representados pelos bens, e agentes correspondentes, que são representados pelos direitos e obrigações. As contas de proprietários são representadas pelo patrimônio líquido, receitas e despesas.

    TEORIA MATERIALÍSTICA (MATERIALISTA)

    As contas não representam pessoas, mas apenas movimentação de valores positivos (ativo) e valores negativos (passivo), traduzindo assim, apenas entrada e saída de valores.

    → Integrais → bens, direitos e obrigações;

    → Diferenciais → patrimônio líquido, receitas e despesas;

    TEORIA PATRIMONIALISTA

    Serve de base para a contabilidade atual.

    → Patrimoniais → ativo, passivo e patrimônio;

    → de Resultado → receitas e despesas;

    Fonte: Prof. Feliphe Araújo, GranCursos.

    • A teoria da entidade basicamente diz que é necessário diferenciar o patrimônio dos sócios com os da empresa, ou seja, não devem permitir mistura.
    • Patrimônio: Conjunto de bens, direitos e obrigações.
  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • Questão sobre os princípios e às convenções da teoria contábil.

    AtençãoAntes de qualquer coisa, é importante ressaltar que a questão não está abordando a clássica teoria das contas (personalista, materialista e patrimonialista). Ela aborda as teorias aplicadas ao patrimônio líquido de uma entidade (teoria do proprietário, teoria da entidade, etc.), que é um tópico muito menos cobrado em provas de concurso. Atenção ao texto e contexto da questão!

    Nesse contexto, Iudícibus¹ define várias abordagens distintas do patrimônio líquido. Vamos estudar as duas citadas na questão, mas saibam que existem outras (ex.: teoria do fundo).

    1. Teoria do proprietário:

    De acordo com essa teoria, o proprietário ocupa a posição de principal interesse na companhia. É representada pela equação que descreve o patrimônio líquido como resultado da diferença entre ativo e passivo, ou seja:

    Ativo – Passivo = Proprietário (PL)

    2. Teoria da entidade:

    De acordo com essa teoria, é preciso esclarecer que entidade tem uma vida distinta das atividades e dos interesses pessoais dos proprietários de parcelas de seu capital. A entidade tem personalidade própria e obrigações próprias. Com isso, essa teoria é representada pela seguinte equação:

    Ativo = Obrigações + PL

    Ou ainda:

    Ativo = Passivo

    AtençãoPerceba que essas teorias não têm a ver diretamente com as demonstrações contábeis (balanço patrimonial, demonstração do resultado, ou qualquer outra).

    Feita toda a revisão da matéria, já podemos identificar o ERRO da assertiva:

    Das teorias aplicadas ao patrimônio líquido de uma entidade, a teoria da entidade é aquela que evidencia a demonstração do balanço patrimonial, ao passo que a teoria do proprietário é a que ressalta a demonstração do resultado do exercício.

    Das teorias aplicadas ao patrimônio líquido de uma entidade, a teoria da entidade é aquela que evidencia o patrimônio líquido como pertencente à entidade, ao passo que a teoria do proprietário é a que ressalta o patrimônio líquido como pertencente ao proprietário.


    Fonte:

    ¹IUDÍCIBUS, S. de. Teoria da contabilidade. 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2010, pág. 169.


    Gabarito do Professor: ERRADO.