SóProvas


ID
2133496
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No que se refere aos princípios e às convenções da teoria contábil, julgue o item seguinte.


O princípio da prudência pressupõe proteção do patrimônio da entidade, de maneira que os valores para ativos e despesas sejam menores e os relativos a receitas e passivos, maiores.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    Princípio do pessimista (prudência ou conservadorismo)
    tudo que é bom avaliamos para baixo: Ativos, PL e receitas
    tudo que é ruim avaliamos para cima: Passivo e despesas

    Art. 10 O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.
    § 1º O Princípio da PRUDÊNCIA impõe a escolha da hipótese de que resulte menor patrimônio líquido, quando se apresentarem opções igualmente aceitáveis diante dos demais Princípios Fundamentais de Contabilidade.

    bons estudos

  • Os conceitos foram invertidos na questão

    Pra ficar mais fácil é só lembrar

     

    PASSIVO (+letras) --- MAIOR VALOR

    ATIVO (-letras) --- menor valor

     

    Gab.: ERRADO

  • O princípio da prudência pressupõe proteção do patrimônio da entidade, de maneira que os valores para ativos e receitas sejam menores e os relativos a despesas e passivos, maiores.

  • Não superestime seus ativos e não subestime seus passivos. Pronto!

  • ERRADA

     

    Princípio da Prudência

    Art. 10. O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

    Parágrafo único. O Princípio da Prudência pressupõe o emprego de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em certas condições de incerteza, no sentido de que ativos e receitas não sejam superestimados e que passivos e despesas não sejam subestimados, atribuindo maior confiabilidade ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10)

     

    ATIVO + RECEITAS = NÃO PODEM SER SUPERESTIMADOS

    PASSIVO + DESEPESAS = NÃO PODEM SER SUBESTIMADOS

  • Princípio da Prudência determina a adoaçâo do menor valor para os componentes do Ativo e do maior para os passvio, sempre que se apresentam alternativas igualmente válidas para a quantificaçâo das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

     

     

    GABARITO: ERRADO

  • eles meteram o DESPESAS junto com o Ativo e RECEITAS junto com Passivo. Por isso que a questão tá errada. 

     

  • o princínpio da prudência—PESSIMISMO.

    estabele circuntâncias em que o ATIVO devera ser avaliado p/ menos, e o PASSIVO p/ mais, o PL caso positivo deverá ser avaliado p/ menos.

  • Prudência ---> Provisões.
  • O princípio da prudência pressupõe proteção do patrimônio da entidade, de maneira que os valores para ativos e despesas sejam menores e os relativos a receitas e passivos, maiores.

  • Atualmente o princípio da prudência está ligado à neutralidade dentro da representação fideldigna nas caracterírsticas qualitativas fundamentais. Por fim, o CPC 00 destaca que o exercício de prudência não implica necessidade de assimetria, por exemplo, a necessidade sistemática de evidência mais convincente para dar suporte ao reconhecimento de ativos ou receitas do que ao reconhecimento de passivos ou despesas.

    Nesse ponto da Estrutura Conceitual temos a “ressurreição” da Prudência. Na revisão passada, a prudência havia sido retirada por ser inconsistente com a neutralidade, atributo da representação fidedigna. Agora, temos que a “neutralidade é apoiada pelo exercício da prudência”. Fique alerta!

    FONTE: estratégia concursos - PDF

    ATIVO, PL E RECEITA DIMIINUÍDOS

    PASSIVO E DESPESAS AUMENTADOS

  • Deve haver o menor valor para ativos e receitas e maiores para passivos e despesas

  • GABARITO ERRADO

    O princípio da prudência preconiza que em situações iguais considera-se o menor valor para ATIVOS e RECEITAS e maior valor para PASSIVOS e DESPESAS.

  • Princípio da Prudência

    Art. 10. O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

    Parágrafo único. O Princípio da Prudência pressupõe o emprego de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em certas condições de incerteza, no sentido de que ativos e receitas não sejam superestimados e que passivos e despesas não sejam subestimados, atribuindo maior confiabilidade ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10)

  • GAB: E

    A QUESTAO METEU RECEITAS E DESPESAS NO MEIO, O QUE NAO TEM NADA A VER COM O CONCEITO DE PRINCIPIO DA PRUDENCIA

  • Prudência ==> me preparo para o pior.

    Adoto maior valor para passivos e despesas.

  • ERRADO

    No princípio da prudência, a empresa se prepara para o pior cenário, pouco ativo, receitas e PL e altas dívidas, obrigações (passivo) e despesas.

  • ERRADO

    Misturou o ativo com o passo e vice versa.

    O PRINCÍPIO DA PRUDÊNCIA

    O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o.

  • CPC 00 (R2)

    "2.16 A neutralidade é apoiada pelo exercício da prudência. Prudência é o exercício de cautela ao fazer julgamentos sob condições de incerteza. O exercício de prudência significa que ativos e receitas não estão superavaliados e passivos e despesas não estão subavaliados. Da mesma forma, o exercício de prudência não permite a subavaliação de ativos ou receitas ou a superavaliação de passivos ou despesas. Essas divulgações distorcidas podem levar à superavaliação ou subavaliação de receitas ou despesas em períodos futuros."

    Não pode nem um nem outro, essa de dizer que ativo e receita devem ser subavaliados e passivo e despesas devem ser superavaliados é coisa do passado.

  • Prudencia: Maior valor ao passivo e menor para o ativo.

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • RESPOSTA C

    meu principio favorito!!!

    #sefaz-al

  • A questão trocou o finalzinho para confundir:

    O princípio da prudência pressupõe proteção do patrimônio da entidade, de maneira que os valores para ativos e receitas sejam menores e os relativos a passivos e despesas maiores.