SóProvas


ID
2133511
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca das demonstrações contábeis utilizadas no Brasil, julgue o item que se segue.


Além dos resultados operacionais presentes na demonstração do resultado do exercício, a demonstração do resultado abrangente inclui os resultados não realizados que tenham transitado no patrimônio líquido da entidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Os "Outros Resultados Abrangentes" compreendem as receitas e as despesas que não são reconhecidas na Demonstração do Resultado do Exercício.

    Os ajustes de reclassificação são valores reclassificados para o resultado do período corrente que foram reconhecidos como outros resultados abrangentes no período corrente ou em períodos anteriores.

    Por exemplo, um ganho realizado na alienação de um ativo financeiro disponível para venda é reconhecido no resultado quando de sua baixa. Esse ganho pode ter sido reconhecido como ganho não realizado nos outros resultados abrangentes do período ou de períodos anteriores. Dessa forma, os ganhos não realizados devem ser deduzidos dos outros resultados abrangentes no período em que os ganhos realizados são reconhecidos no resultado líquido, evitando que esse mesmo ganho seja reconhecido em duplicidade.

    Fonte: Contabilidade 3D
    bons estudos

  • Outro resultado abrangente pode ser definido como a mutação que ocorre no patrimônio líquido durante um período que resulta de transações e outros eventos que não derivados de transações com os sócios na sua qualidade de proprietários. São ganhos e perdas  economicamente incorridos, mas de possível reversão futura. 

     

    Na sua essência, o resultado abrangente é aquele que abrange as variações futuras de receitas e despesas que já estão registradas no ativo ou no passivo, mas ainda não afetaram o resultado do exercício. Por exemplo: Ajuste da avaliação patrimonial. Este ajuste é resultado de uma avaliação que em um futuro poderá ser reconhecida como receita ou despesa, dependendo do ajuste. Na apuração do resultado abrangente este ajuste será reconhecido como parte integrante do resultado.

     

    Os resultados ou lucros abrangentes constam da DRA (o lucro o mais próximo da realidade econômica da empresa).

     

    A DRA compreende todos os componentes da "demonstração do resultado" e da "demonstração dos outros resultados abrangentes". Em outras palavras, além dos resultados operacionais presentes na demonstração do resultado do exercício, a demonstração do resultado abrangente inclui os resultados não realizados que tenham transitado no patrimônio líquido da entidade.

  • Definição de Resultado Abrangente:

     

    É a mutação que ocorre no PL durante um período que resulta de transações e outros eventos que não são derivados de transações com os sócios na sua qualidade de proprietários.

     

    Dessa definição, concluímos que todas as receitas e despesas são resultados abrangentes, visto que não decorrem de transações com os sócios, mas sim com terceiros.

    Entretanto, nem todo resultado abrangente é uma receita ou despesa. Um ajuste de variação cambial ou de avaliação patrimonial constitui um resultado abrangente porque não decorre de transação com os proprietários (sócios ou acionistas), mas tampouco são receitas ou despesas, uma vez que não ocorreu transação com terceiros. Esses outros eventos que modificam o valor do PL são denominados outros resultados abrangentes.

     

    O CPC 26 esclarece que outros resultados abrangentes incluem:

     

    ==> variações na reserva de reavaliação, quando permitidas legalmente; (não aplicável no Brasil, por ser vetada reserva de reavaliação)

    ==> ganhos e perdas atuariais em planos de pensão com benefício definido (...);

    ==> ganhos e perdas derivados de conversão de demonstrações contábeis de operações no exterior (...); (ajustes de conversão cambial)

    ==> ganhos e perdas na remensuração dos ativos financeiros disponíveis para venda (...); (ajustes de avaliação patrimonial)

    ==> parcela efetiva de ganhos ou perdas advindas de instrumentos de hedge em operação de hedge de fluxo de caixa.

     

    O CPC 26 (R1), 82 prevê ainda que a DRA deve, no mínimo, incluir as seguintes rúbricas:

    ==> resultado líquido do período (lucro ou prejuízo);

    ==> cada item dos outros resultados abrangentes classificados conforme sua natureza, exceto montantes relativos (ao item que vem abaixo);

    ==> parcela dos outros resultados abrangentes de empresas investidas reconhecida por meio do método da equivalência patrimonial;

    ==> resultado abrangente do período;

    (Paulo Viceconti, Contabilidade Básica, pg. 394)

     

    *** No caso caso da questão, ela parece ter se referido aos ajustes de avaliação patrimonial, pois estes ficam no PL, e não transitam pelo resultado do exercício de imediato.

  • Resultado abrangente é a mutação que ocorre no patrimônio líquido durante um período que resulta de transações e outros eventos que não sejam derivados de transações com os sócios na sua qualidade de proprietários.

    Resultado abrangente compreende todos os componentes da “demonstração do resultado” e da “demonstração dos outros resultados abrangentes”.

    Outros resultados abrangentes compreendem itens de receita e despesa (incluindo ajustes de reclassificação) que não são reconhecidos na demonstração do resultado como requerido ou permitido pelos Pronunciamentos, Interpretações e Orientações emitidos pelo CPC. Os componentes dos outros resultados abrangentes incluem:

    (a) variações na reserva de reavaliação, quando permitidas legalmente;

    (b) ganhos e perdas atuariais em planos de pensão com benefício;

    (c) ganhos e perdas derivados de conversão de demonstrações contábeis de operações no exterior;

    (d) ganhos e perdas na remensuração de ativos financeiros disponíveis para venda;

    (e) parcela efetiva de ganhos ou perdas advindos de instrumentos de hedge em operação de hedge de fluxo de caixa.

    Assim, correta a afirmativa.

  • O próprio nome já diz: ABRANGENTE

  • A DRA é utilizada para a evidenciação das receitas, despesas e outras mutações que afetam o patrimônio líquido da empresa.No entanto, o objetivo da demonstração de resultados é abordar os pontos que não são reconhecidos na DRE. Isso porque a DRA é, em resumo, a soma do resultado líquido constante na DRE com os outros resultados abrangentes.

    Porém, os eventos abordados na DRA não derivam de transações com os sócios.Ou seja, o aumento ou devolução de capital, bem como a distribuição de lucro, ficam de fora desta declaração.Lembrando que no Brasil a apresentação do resultado abrangente é feita separadamente à DRE. Daí a necessidade de entrega da DRA.

  • O RESULTADO ABRANGENTE é aquele que inclui (abrange) as variações futuras de receitas e despesas que já estão registradas no ativo ou no passivo, mas ainda não afetaram o resultado do exercício, devido ao respeito ao regime da competência.

    Por exemplo: um investimento em derivativo é registrado pelo seu valor justo, com contrapartida no patrimônio líquido, na conta ajuste da avaliação patrimonial. Esse ajuste é resultado de uma avaliação que no futuro poderá ser reconhecida como receita ou despesa, dependendo do ajuste. Na apuração do resultado abrangente, esse ajuste será reconhecido como parte integrante do resultado.

    Na prática, o resultado abrangente visa apresentar os ajustes efetuados no patrimônio líquido como se fossem lucro da empresa.

    Por exemplo: a conta ajuste da avaliação patrimonial registra as modificações de ativos e passivos a valor justo que, pelo princípio da competência, não entram na DRE; no entanto, no lucro abrangente, essas variações serão computadas, a fim de apresentar o lucro o mais próximo da realidade econômica da empresa.

    GABARITO: CORRETO.

    Fonte: Grancursos

  • Estrutura da DRA

    Resultado do Exercício (apurado na DRE)

    + Outros Resultados Abrangentes (resultados não realizados que transitam no PL)

    = Resultado Abrangente Total

    Gabarito: CERTO

  • Gente, por favor seja objtivo nas suas respostas de nada adianta ir la no google e fazer um (contra C conta V)... SO ATRAPALHA QUEM ESTÁ APREDENDO.

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • Demonstração do Resultado Abrangente deve apresentar as receitas, despesas e outras mutações que afetam o patrimônio líquido, mas que não são reconhecidas (ou não foram reconhecidas ainda) na Demonstração do Resultado do Exercício

  • Além dos resultados operacionais presentes na demonstração do resultado do exercício, a demonstração do resultado abrangente inclui os resultados não realizados que tenham transitado no patrimônio líquido da entidade.

    ___________________________

    Gabarito: CERTO

  • Questão sobre as demonstrações contábeis utilizadas no Brasil.

    Vamos aproveitar para revisar rapidamente as duas demonstrações contábeis importantes para entendermos a questão: a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e a Demonstração dos Resultados Abrangentes (DRA), conforme Lei n.º 6.404/76 e CPC 26.

    Vamos começar pela DRE que é a demonstração mais restrita e mais comum em provas. Ela é elaborada a partir dos saldos das contas de resultado e tem por finalidade evidenciar o total do resultado (do período), seja lucro ou prejuízo. Os resultados operacionais estão presentes na DRE.

    De outro lado, a DRA que é uma demonstração mais abrangente do resultado, pois engloba não somente o resultado do período, mas também outros resultados abrangentesque não transitaram pela DRE, conforme CPC 26:

    “81A. A demonstração do resultado e outros resultados abrangentes (demonstração do resultado abrangente) devem apresentar, além das seções da demonstração do resultado e de outros resultados abrangentes:

    (a) o total do resultado (do período);
    (b) total de outros resultados abrangentes;
    (c) resultado abrangente do período, sendo o total do resultado e de outros resultados abrangentes."

    AtençãoEsses outros resultados abrangentes compreendem itens de receita e despesa (incluindo ajustes de reclassificação), que não foram reconhecidos na DRE (não realizados) mas que transitaram no patrimônio líquido da entidade.

    Exemplos: variações na reserva de reavaliação, ganhos e perdas derivados de conversão de demonstrações contábeis de operações no exterior, ganhos e perdas em ativos financeiros mensurados ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes, etc.

    Feita toda a revisão, já podemos identificar a correção da assertiva:

    Além dos resultados operacionais presentes na demonstração do resultado do exercício, a demonstração do resultado abrangente inclui os resultados não realizados que tenham transitado no patrimônio líquido da entidade.


    Gabarito do Professor: CERTO.