SóProvas


ID
2133736
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“De acordo com a Psicanálise Freudiana, podemos afirmar que à medida que um bebê se transforma numa criança, uma criança em adolescente e um adolescente em adulto, ocorrem mudanças marcantes no que é desejado e em como estes desejos são satisfeitos. As modificações nas formas de gratificação e as áreas físicas de gratificação são os elementos básicos das fases de desenvolvimento. Freud usa o termo fixação para descrever o que ocorre quando uma pessoa não progride normalmente de uma fase para outra, mas permanece muito envolvida numa fase particular. Uma pessoa fixada numa fase preferirá satisfazer suas necessidades de forma mais simples ou infantil, ao invés dos modos mais adultos que resultariam de um desenvolvimento normal. Estas seriam as fases psicossexuais do desenvolvimento: oral, anal, fálica e genital.” Com base na afirmação anterior, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Freud teorizou que o estágio fálico se desenvolvia entre a idade de 3 e 6 anos.

  • A fase fálica

    Faixa etária: 3 a 6 anos

    Zona erógena: Genitais

    Durante a fase fálica, o foco principal da libido é sobre os órgãos genitais. Nessa idade, as crianças também começam a descobrir as diferenças entre machos e fêmeas.

    Freud também acreditava que os meninos começam a ver seus pais como rivais pelo afeto da mãe. O complexo de Édipo descreve esses sentimentos de querer possuir a mãe e o desejo de substituir o pai. No entanto, a criança também teme ser punida pelo pai por estes sentimentos, um medo que Freud denominou de angústia de castração.

    O termo complexo de Electra tem sido usado para descrever um conjunto semelhante de sentimentos vivenciados pelas jovens. Freud, no entanto, acredita que as meninas, em vez disso experimentam inveja do pênis.

    Eventualmente, a criança começa a se identificar com o genitor do mesmo sexo como um meio de vicariamente possuir o outro progenitor. Para as meninas, no entanto, Freud acreditava que a inveja do pênis não foi totalmente resolvida e que todas as mulheres continuam a ser um pouco fixadas neste estágio. Psicólogos como Karen Horney contestam esta teoria, chamando-a de um tanto imprecisa e degradante para as mulheres. Em vez disso, Horney propôs que os homens experimentam sentimentos de inferioridade porque eles não podem dar a luz à filhos, um conceito à que ela se referiu como inveja do útero.

    http://psicoativo.com/2016/04/as-5-fases-do-desenvolvimento-psicossexual-de-freud.html 

  • Incorreta é a letra D. O erro está em dizer que começa aos 7 anos. Aos 7 aninhos já inicia a fase da Latência.

     

    As fase do desenvolvimento pscisexual para Freud:

    - O Estágio Oral - Faixa etária: Nascimento – 1 Ano. Zona erógena: Boca.

    - Estágio Anal - Faixa Etária: 1 a 3 anos. Zona erógena: Entranhas e controle dos esfincters.

    - A fase fálica - Faixa etária: 3 a 6 anos. Zona erógena: Genitais.

    - O período de latência. Faixa etária: 6 anos – puberdade.

    - O Estágio Genital. Faixa etária: Puberdade à Morte. Zona erógena: Amadurecendo de Interesses Sexuais.

     

    Amigos, bons estudos!

  • Incorreta: D

    Fase de latência dos 6 aos 11 anos, ou seja, aos 7 anos, a criança não estaria na fase fálica.

    Fase fálica: dos 4 aos 6 anos - inicialmente, a criança não imagina que existam diferenças anatômicas e acredita que homens e mulheres têm a anatomias semelhantes. Ao serem defrontadas com as diferenças anatômicas entre os sexos, as crianças criam as chamadas "teorias sexuais infantis", imaginando que as meninas não têm pênis porque este órgão lhe foi arrancado (complexo de catração). As meninas veem-se incompletas (por causa da ausência e consequentemente inveja do pênis).

    Fase de latência: a criança passa a gastar sua energia em atividades sociais e escolares. E o investimento no outro, em coisas do exterior.  

  • Sigmund Freud postulou a Teoria do Desenvolvimento Psicossocial Infantil, na qual as crianças passam por cinco fases:

    I – A fase oral (0 – 1 ano)
    Desde o nascimento, Freud afirma que a primeira fase de desenvolvimento de uma criança se concentra na região oral, na qual o principal objeto de desejo da criança é o peito materno, com o qual ela obtém prazer no momento da sucção durante a amamentação e sente satisfação com a nutrição proporcionada pelo ato. Crianças privadas precocemente da amamentação podem desenvolver atitudes suspeitas, não confiáveis ou sarcásticas, enquanto aquelas constantemente amamentadas terão uma personalidade confiante e ingênua. Com duração de um ano a um ano e meio, a fase oral termina com a época do desmame.

    II – A fase anal (1 – 3 anos)
    Nessa fase a criança desenvolve uma obsessão com a região anal e o ato de brincar com as próprias fezes. Freud afirmava se orgulhar das próprias fezes como suas "criações", o que levaria à personalidade "anal expulsiva". Pode acontecer também da criança reter as fezes de propósito como forma de confrontar os pais, o que levaria à personalidade "anal retentiva". Esta fase tem duração de um a dois anos.

    III – A fase fálica (3 – 5 anos)
    A fase fálica é a mais crucial para o desenvolvimento sexual na vida de uma criança, quando ela se concentra nos órgãos genitais - ou a falta deles, se a criança for do sexo feminino - e quando ela passa pelos complexos de Édipo ou Electra. Nos meninos, a energia sexual é canalizada no amor por sua mãe, levando a sentimentos de inveja (às vezes violentos) contra o pai. Geralmente, no entanto, o menino aprenderá a se identificar com o pai, em termos de órgãos genitais correspondentes, reprimindo assim o complexo de Édipo. Por outro lado, no complexo de Electra, de maneira similar o desejo pelo sexo oposto e a identificação com o mesmo sexo . Esta fase dura de três a quatro anos.

    IV – O período de latência (5 anos – puberdade)
    Freud dizia que o período de latência no desenvolvimento da criança não é um período psicossexual, mas sim uma fase de desejos inconscientes reprimidos. Neste período, a criança já superou o complexo da fase fálica e, embora desejos e impulsos sexuais possam ainda existir, eles são expressos de forma assexuada em atividades como amizades, estudos ou esportes, até o começo da puberdade.

    V- A fase genital (puberdade e vida adulta)
    Segundo Freud, na fase genital, a criança mais uma vez volta a sua energia sexual para seus órgãos genitais, e, portanto, em direção às relações amorosas. Ele diz que esta é a primeira vez que uma criança quer agir de acordo com seu instinto de procriar. Os conflitos internos típicos das fases anteriores atingem aqui uma relativa estabilidade conduzindo a pessoa a uma estrutura do ego que lhe permite enfrentar os desafios da idade adulta. Neste momento, meninos e meninas estão ambos conscientes de suas identidades sexuais distintas e começam a buscar formas de satisfazer suas necessidades eróticas e interpessoais

    O erro da assertiva está em afirmar que aos 7 anos de idade a criança estaria passando pela fase  fálica, quando na verdade tal idade se enquadra na fase de latência que vai dos 5 anos de idade ate o inicio da puberdade.



    GABARITO: D

  • Outro erro da letra d seria afirmar que "em meninos ocorre o complexo de Édipo"? Em meninas também ocorre certo?