SóProvas


ID
2134579
Banca
CEPERJ
Órgão
SEPLAG-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O documento que dá autorização para o comprador executar uma compra, seja para um projeto em desenvolvimento, seja para o abastecimento da empresa, faz parte de uma das operações do sistema de compras e é intitulado como:

Alternativas
Comentários
  • E) 7 Monte Alto, Pinheiro e Alves, 2009.
    8 Fenili, 2011.
    9 Teixeira, 201

    20.8. Administração de Compras
    A função de compras é muito importante para o sucesso de uma organização. Ela é a responsável por adquirir os bens e serviços necessários para a operação da instituição por um custo adequado, buscando a qualidade certa e o prazo mais curto possível de entrega.
    Muitas vezes, uma estratégia correta de compras será um diferencial competitivo que fará com que a empresa consiga ganhar participação de mercado, vender seus produtos por um preço mais baixo do que seus concorrentes e ter uma lucratividade maior.
    Imagine uma empresa tendo de parar sua linha de montagem por falta de um produto essencial. Quanto prejuízo isso causaria? O mesmo poderíamos dizer de uma máquina que quebre por causa de um material de baixa qualidade comprado. Uma boa gestão das compras é fundamental para que a organização atinja seus objetivos estratégicos.
    Atualmente, o processo de compras deve ser feito por compradores especializados, que utilizem técnicas modernas de compras e que estejam em contato constante com as diversas áreas da organização.
    Assim, esses profissionais devem conhecer os fornecedores de cada produto, as características desses produtos a serem comprados, as alternativas viáveis, os tempos de entrega, entre os diversos aspectos que podem afetar a competitividade da empresa.
    De acordo com Monte Alto et al.6
    O comprador atual deixou de ser um “tirador” de pedidos para exercer os papéis de pesquisador, consultor e analista de valor (custo x benefício) que adquire produtos com funções de qualidade (utilidade funcional), desempenho operacional (produtividade), facilidades de operação (minimização de custos) e custos de manutenção (reposição de peças), procurando agregar serviços que levem ao aumento da lucratividade.
    Além disso, os compradores devem desenvolver e manter uma relação construtiva com seus fornecedores. Ainda existem pessoas que têm uma visão dos fornecedores como se fossem seus inimigos. Acham que, para que sua empresa possa ganhar, devem “espremer” ao máximo os fornecedores. Seria uma visão “ganha-perde” do relacionamento comprador-vendedor.
    Entretanto, esse tipo de relacionamento não é interessante para a empresa no longo prazo. Um fornecedor que sempre “perca” sairá do mercado, não é mesmo? Para um relacionamento construtivo, devemos ter em mente que a relação entre o comprador e o fornecedor pode gerar benefícios para as duas partes. Essa é a visão “ganha-ganha”.

  • qual a diferença entre pedido e solicitação ??

     

    so rindo !! kkkkkk !!!

  • Gabarito E



    Solicitação de Compras é um documento que dá a autorização para o comprador executar uma compra. Seja para materiais produtivos ou improdutivos ela é solicitada para um programa de produção para um projeto que se está desenvolvendo ou ainda para abastecimento geral da empresa. É o documento que deve informar o que se deve comprar, a quantidade o prazo de entrega, local da entrega e em alguns casos especiais, os prováveis fornecedores.


    Pedido de Compra é um contrato formal entre a empresa e o fornecedor, devendo representar fielmente todas as condições e características da compra ai estabelecidas, razão pela qual o fornecedor deve estar ciente de todas as cláusulas e pré-requisitos constantes do impresso, dos procedimentos que regem o recebimento das peças ou produtos, dos controles e das exigências de qualidade, para que o pedido possa legalmente ser considerado em vigor. As alterações das condições iniciais também devem ser objeto de discussões e entendimentos, para que não surjam dúvidas e venha a empresa a ser prejudicada com uma contestação pelos fornecedores envolvidos. O Pedido de Compra tem força de contrato e a sua aceitação pelo fornecedor implica o atendimento de todas as condições aí estipuladas, tais como: quantidade, qualidade, freqüência de entregas, prazos, preços e local de entrega.