SóProvas


ID
2134795
Banca
CS-UFG
Órgão
CELG/D-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Toda organização possui equipes que precisam ser gerenciadas. O trabalho com essas equipes difere quanto ao grau de autonomia que elas possuem. Uma das equipes é conhecida como equipe com envolvimento dos funcionários e é conceituada como

Alternativas
Comentários
  • 1.7 Tipos de equipe •

    Equipes de trabalho autogerenciadas: são equipes autônomas, que podem não apenas solucionar os problemas, mas também, implementar as soluções e assumir total responsabilidade pelos resultados.

     

     

    Equipes multifuncionais/interfuncionais: são equipes formadas por funcionários do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da empresa, que se juntam para cumprir uma tarefa. As equipes desempenham várias funções (multifunções) ao mesmo tempo, ou seja, não há especificação para cada membro. O sentido de equipe é exatamente este: os membros compensam entre si as competências e as carências, num aprendizado contínuo // é o Comitê - É uma equipe multifuncional. É composto por membros de diversas linhas departamentais. São equipes formadas por funcionários do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da empresa, que se juntam para cumprir uma tarefa. Podem ser equipes duradouras, às vezes até permanentes para as tarefas que se repetem. e Força tarefa - É o nome dado a uma unidade militar criada para um trabalho temporário, em uma operação específica ou missão

     

     

    Equipes virtuais: as equipes virtuais usam a tecnologia da informática para reunir os membros, fisicamente dispersos, e permitir que eles atinjam um objetivo comum. Elas permitem que as pessoas colaborem online – utilizando meios de comunicação como redes internas e externas, videoconferências ou correio eletrônico – quando estão separadas apenas por uma parede ou em outro continente. Geralmente, são utilizadas para elaboração de projetos. 

     

     

    .

  • GAB: B

  •  b) uma equipe que aconselha os administradores ou lhes faz sugestões sobre assuntos específicos.

     GRUPO é a simples reunião de duas ou mais pessoas que se juntam visando a realização de o um objetivo. O indivíduo usa o grupo e as relações sociais do grupo como instrumentos para satisfazer suas necessidades.

    os grupos não têm a necessidade de se engajar num trabalho coletivo que precise de um esforço conjunto. O que existe é um compartilhamento de informações para ajudar cada membro com sua própria responsabilidade. Num grupo não existe a atitude de colaboração mútua capaz de aumentar o nível de desempenho geral.

    já em uma EQUIPE, as pessoas se unem em um esforço coordenado. Um ajuda o outro e a responsabilidade é de todos. Os esforços de cada pessoa resultam em um nível de desempenho maior do que o das entradas individuais.

    Equipes são capazes de melhorar o desempenho dos indivíduos quando a tarefa requer habilidades, julgamentos e experiências múltiplas. Pela interação que existe nelas, tendem a aumentar a motivação de seus componentes.

     

    FONTE> http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/a-diferenca-entre-um-grupo-e-uma-equipe/100632/

  • Grupo refere-se a uma quantidade de pessoas que possuem competências e habilidades semelhantes e compartilham o mesmo espaço de trabalho. Porém, ao estabelecerem as metas a serem atingidas, as atividades são realizadas de forma individual, pois um trabalho não depende do outro e não existe colaboração entre as partes, podendo haver competição entre os profissionais. Outra característica do grupo de trabalho é a existência de hierarquia (gestores, coordenadores e colaboradores). 

     

    Enquanto que em uma equipe, as pessoas agem em busca de um objetivo em comum. Ou seja: os profissionais não realizam suas atividades de forma individual e o trabalho de um integrante complementa o que foi executado pelo outro, sendo que a cooperação de todos garante que o resultado desejado seja alcançado. As funções de cada um são bem definidas. Em uma equipe a formação de seus membros costuma ser diferente porque desejamos que cada integrante complemente o outro.