-
GABGARITO: E
Este modo de liderança pode ser dividido em quatro estilos, que vão ter relação com os niveis de maturidade dos subordinados:
E1 - Direção: a liderança ocorre quando o colaborador necessita aprender a tarefa a ser executada, sendo o líder supervisor da tarefa até seu fim, direcionando o colaborador para elaborá-la até conquistar confiança.
E2 - Orientação: este estilo de liderança ocorre quando o colaborador necessita conhecer a tarefa e conquistar um estímulo para execução dela. O líder contribui apoiando a obtenção de novas idéias e disseminando conhecimento quando o colaborador necessite de ajuda.
E3 - Apoio: o líder se encarrega de estimular o colaborador para adquirir segurança e buscar o aprendizado, aumentando suas habilidades e conhecimento, dando mais respaldo para o colaborador executar suas tarefas. O líder presta apoio, porém supervisiona pouco.
E4 - Delegação: ela ocorre quando os colaboradores possuem maior autonomia e liberdade, tendo conhecimento e segurança com as tarefas. O líder mantém um contato com pouca supervisão e pouco apoio. Muitas vezes o colaborador inclusive tem autoridade para decisões de mudanças ambientais conforme o nível hierárquico.
-
A liderança é a arte de conduzir pessoas a alcançar, com êxito, os resultados planejados. Liderar está ligado a duas questões, ao grupo e a influência que se tem sobre esse grupo.
Dentre a teoria dos estilos destacam-se:
Liderança Autocrática (ênfase no líder): Aquele que lidera concentra em si toda autoridade, não dando aos subordinados a oportunidade de manifestarem sua opinião. O líder autocrático costuma ser dominador, e é temido pelo grupo que só trabalha quando ele se encontra presente.
Liderança Democrática (ênfase no líder e liderado): O líder é um facilitador de tarefas. Ele direciona os trabalhos e orienta os membros da equipe, dá sugestões para a realização das tarefas e coordena as atividades. Na liderança democrática, o líder encoraja a participação de todos, preocupando-se igualmente com o trabalho e com o grupo como um todo. Os liderados façam parte das decisões importantes do grupo.
Liderança Liberal (ênfase no liderado): Esta liderança dá ao grupo completo poder de decisão e autonomia total. O lider pouco se manifesta e só o faz quando solicitado. As decisões são tomadas com total liberdade e podem ser individuais ou em grupo.
Além destes três estilos, mais recentemente reconheceu-se os estilos de LIDERANÇA SITUACIONAL e LIDERANÇA COACHING com grande poder para influenciar as equipes ao melhor desempenho.
Liderança Situacional (ênfase na maturidade e situação): Essa liderança que é moldada de acordo com a variação das situações apresentadas, ou seja, o líder tem a capacidade de adequar-se ao momento, conduzindo de forma efetiva seus colaboradores para que reajam positivamente, deem o seu melhor e alcancem os resultados esperados.
O líder de alta performance utiliza-se de diversas formas de liderar, adaptando-se de acordo com o perfil de cada profissional, avaliando aspectos como condições técnicas e inteligência emocional e aliando esses fatores ao contexto.
Competências do Líder Situacional
1. DIREÇÃO (Direcionamento): o líder deve ensinar ao colaborador como executar suas tarefas e acompanhar o desenvolvimento delas até a conclusão, até que o profissional tenha plena confiança para executá-la sozinho.
2. ORIENTAÇÃO: o líder tem o papel de orientador. Ele é uma pessoa que mostra a tarefa ao colaborador, explica sua importância, contribui com novas ideias, ensina sempre que necessário e motiva de modo que a execução seja conforme o planejado.
3. APOIO: O líder apóia sem precisar supervisionar seu liderado, pois ele consegue desempenhar seu trabalho sem tantas interferências.
4. DELEGAÇÃO: Os colaboradores possuem maior autonomia e liberdade, tendo eles mais conhecimento e segurança com suas tarefas e, muitas vezes, até autoridade para tomar decisões e fazer mudanças. Nesse estilo o líder mantém um contato com pouca supervisão e pouco apoio.
Liderança Coaching (ênfase na performance). O Lider estimula o desenvolvimento de novas habilidades e aprimorar as existentes a fim de pontencializa-la
-
Gisele, tudo bem? Me diga, por favor, qual a fonte acadêmica das definições apresentadas?
-
É sobre a teoria caminho-objetivo de House...
-
ABORDAGEM HUMANÍSTICA - ESSA AULA ESTÁ DISPONIVEL AQUI - PARTE 3
AUTOR: Elton Mayo (1880-1949)
Liderança: LIDERANÇA COMO UM FENÔMENO DE INFLUÊNCIAS INTERPESSOAL.
A influência envolve conceitos como poder e autoridade.
Teorias sobre Liderança( SÃO 4): Teoria de traços de personalidade/ Teoria sobre Estilos de Liderança / Teoria Situacional de Liderança/ COACHING
1.Teorias de traços de Personalidade:
**O líder possui alguns traços específicos de personalidade que o distingue das demais pessoas.
**traços físicos: aparência pessoal, estatura e peso.
**Traços Intelectuais: Adaptabilidade, agressividade, entusiasmo.
**Traços Sociais: Cooperação, habilidades interpessoais e Habilidade Adm.
**Traços relacionados com a tarefa: Impulso de realização, persistência e iniciativa.
2. Teoria sobre Estilos de Liderança (3 ESTILOS):
São as teorias que estudam a liderança em termos de estilos de comportamento do líder em relação aos seus subordinados. Estilo de liderança se refere ao seu estilo de comportamento para liderar.
AUTOCRÁTICA: O líder fixa as diretrizes sem qualquer participação do grupo
DEMOCRÁTICA: As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder.
LIBERAL -LIMITADA: Há liberdade total para as decisões grupais ou individuais e mínima participação do líder.
AQUI ESTÁ A QUESTÃO 3. Teorias situacionais de Liderança: Tudo depende da situação. o líder muda seu estilo para se adaptar a situação, ou muda a situação para adaptar a seu estilo.
Teoria Flexível e adaptada. São mais atrativas para ao administrador.
DIREÇÃO: O líder deve ensinar ao colaborador como executar suas tarefas e acompanhar o desenvolvimento delas até a conclusão ou até que o profissional tenha plena confiança para executá-la sozinha.
ORIENTAÇÃO: O líder tem o papel de orientador, ele é uma pessoa que mostra a tarefa ao colaborador , explica sua importância, contribui com novas ideias , ensina sempre que necessário e motiva de modo que a execução seja conforme o planejamento.
APOIO: O líder apóia sem precisar supervisionar seu liderado, pois ele consegue desempenhar seu trabalho sem tantas interferências.
DELEGAÇÃO: Os colaboradores possuem maior autonomia e liberdade, tendo eles mais conhecimento e segurança com suas tarefas e, muitas vezes, até autoridade para tomar decisões e fazer mudanças. Ness estilo o líder mantém um contato com pouca supervisão e pouco apoio.
4. Liderança COACHING (Ênfase na performance) : O Líder estimula o desenvolvimento de novas habilidades e aprimorar as existentes a fim de potencializá-la.
-
Não achei nenhum autor dando enfoque a isso: "mostrando-lhes igualdade entre os diferentes níveis."
Pelo menos para mim, foi o que me fez não marcar a alternativa.
-
Outra teoria de liderança voltada para o contexto organizacional está associada a Teoria
Caminho-Objetivo (HOUSE, 1971). O pressuposto básico é de que os subordinados
apresentarão um nível maior de motivação à medida que se sentirem capazes para realizar as
tarefas de sua responsabilidade. O líder tem que se preocupar com o nível de motivação de
seus funcionários, apresentando estilos de liderança marcados pela definição de objetivos e
pela identificação do caminho mais apropriado para a consecução destes objetivos. A partir
destas realidades, House (1971) identifica quatro estilos de liderança:
a. Liderança Diretiva: é caracterizado pelo líder que apresenta aos subordinados
todas as instruções sobre as tarefas que deverão ser realizadas, incluindo o que o líder
espera de cada funcionário, como deve ser feito o trabalho e o espaço de tempo no
qual a tarefa deverá ser finalizada.
b. Liderança de Apoio: refere-se ao comportamento amigável e acessível do líder em
relação aos seus subordinados. Ele procura atender as necessidades dos subordinados;
c. Liderança Participativa: Este estilo é marcado pela possibilidade que o líder passa
aos subordinados participarem do processo de tomada de decisão organizacional;
d. Liderança Orientada aos Resultados: é caracterizado pelos líderes que desafiam os
subordinados a realizarem suas tarefas nos níveis mais elevados de eficiência.
-
LIDERANÇA DE APOIO: PREOCUPAÇÃO COM AS NECESSIDADES DOS EMPREGADOS.