SóProvas


ID
213508
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Prestando a devida attenção a certos symptomas de um plano de insurreição de escravos, que receavam os proprietarios do oeste da provincia, e que se dizia concertado para o dia 24 de dezembro, tomei as medidas preventivas que me pareceram necessarias, de modo que não se realizou aquelle intento criminoso. Essas foram observações de João Alfredo Correia de Oliveira, ao apresentar à Assembleia Legislativa Provincial, em 15 de fevereiro de 1886, o relatório de suas atividades como presidente da Província. Dois anos depois, cumprindo a mesma formalidade perante o poder legislativo, o presidente Francisco de Paula Rodrigues Alves constatava: A fuga em massa dos escravos de varias fazendas ameaça em certas localidades da Provincia a ordem publica, alarmando os proprietários e as classes productoras. Tais referências correspondem

Alternativas
Comentários
  •  

    O Movimento dos Caifazes foi organizado por Antônio Bento de Sousa e Castro, advogado, juiz e maçom no bojo do movimento abolicionista paulista. Eles organizavam fugas coletivas no final do século XIX, ou "roubavam os escravos de seus senhores" para enviá-los ao quilombo do Jabaquara na cidade de Santos e de lá para a província do Ceará, que já decretara a igualdade racial. O movimento de libertação dos escravos paulista surgiu com o poeta Luís Gama e, após sua morte, Antônio Bento assumiu a liderança do movimento. O nome Caifazes foi inspirado em uma passagem do evangelho de São João (Jo. 11,50) em que sentencia Caifás: “Vós nada sabeis, nem compreendeis que convém que um homem morra pelo povo, para que o povo todo não pereça? E entregou Jesus a Pilatos”. A eficácia do movimento foi tão grande que a maioria das cidades paulistas já haviam decretado a libertação dos escravos negros antes da Lei Áurea de 1888.
  • A) ao motim dos escravos nagôs, também conhecida como A Revolta dos Malês (Salvador - 1835).Foi composta por escravos africanos e adeptos ao islamismo, que lutaram contra a escravidão e a conversão forçada ao catolicismo.

    B) ao incidente da Bill Aberdeen. Ocorreu em 1845, quando a Inglaterra aprovou um ato em que considerada o tráfico de escravos como pirataria, o que lhe dava direito de confiscar os navios negreiros. Ficou conhecido como Ato Bill Aberdeen por se referir ao Lorde Aberdeen, ministro das Relações Exteriores do governo britânico.

    C) à revolta de Queimados (Espirito Santo - 1849) Um frei prometerá negociar com os donos de fazendeiros a alforria dos escravos que em troca da construção da Igreja na cidade de São José do Queimado. Como não foi cumprido o prometido, ocorreu a rebelião.

    D) à guerra de Palmares (Capitania de Pernambuco - atual estado de Alagoas) foi longas investidas da Coroa Portuguesa, entre 1612 e 1685, para acabar com o Quilombo dos Palmares.

    E) ao movimento dos Caifases. Articulado nos anos 1880, o movimento defendia a abolição imediata da escravidão. O principal líder foi Antônio Bento de Souza, que lutava politicamente, como também colaborando nas fugas e emancipação dos escravos.

    Espero ter ajudado, qualquer dúvida ou sabe de algo mais, manda mensagem =)