SóProvas


ID
2135422
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Sobre a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), a qual determina que a madeira deve ser comprada pelos órgãos públicos visando a sustentabilidade, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A madeira em tora explorada em florestas naturais na Amazônia pode ser legalmente adquirida por meio de duas fontes: Autorizações de Desmatamento (AD) e Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) (LENTINI et al. 2005). A AD consiste em um direito de suprimir parte da vegetação de uma propriedade por qualquer motivo. A porcentagem da área do terreno passível de desmate é regulamentada em lei e depende da região onde o terreno se localiza, sendo que, na Amazônia Legal, esse valor é de 20% de acordo com a Medida Provisória 2.166-65/2001. A madeira proveniente da AD é legal, porém não é resultado de um manejo florestal, visto que a área da qual ela foi retirada é utilizada para outro fim.

    http://www.mma.gov.br/estruturas/a3p/_arquivos/cartilha_a3p_36.pdf

  • Curiosidade A AD consiste em um direito de suprimir parte da vegetação de uma propriedade por qualquer motivo. A porcentagem da área do terreno passível de desmate é regulamentada em lei e depende da região onde o terreno se localiza, sendo que, na Amazônia Legal, esse valor é de 20% de acordo com a Medida Provisória 2.166-65/2001. A madeira proveniente da AD é legal, porém não é resultado de um manejo florestal, visto que a área da qual ela foi retirada é utilizada para outro fim.

     

    O PMFS consiste num plano de aplicação do manejo florestal sustentável em uma determinada propriedade. A aprovação do PMFS é a garantia de que a madeira da área não será explorada de forma predatória, e sim de um modo que garanta sua disponibilidade para as futuras gerações.

  • GABARITO: D

     

    A3P, página 59, quadro "Curiosidades" diz o seguinte: "A porcentagem da área do terreno passível de desmate é regulamentada em lei e depende da região onde o terreno se localiza, sendo que, na Amazônia Legal, esse valor é de 20% de acordo com a Medida Provisória 2.166-65/2001".

  • A madeira é o material que apresenta maior sustentabilidade
    em sua produção. Por ser um recurso
    natural renovável, a madeira é totalmente assimilável
    pelo ambiente e possui um vantajoso e significativo
    potencial sócio-econômico.(pg. 61, cartilha A3P)

    RJGR

  • Complementando o comentário dos colegas (e me baseando na fonte fornecida por Marli Coutinho)

     

    Alternativa A – ERRADA [pag 61 – 1ª Coluna]

     

    “...A madeira é o material que apresenta maior sustentabilidade em sua produção...”

     

    Alternativa B – ERRADA [pag 61 – 2ª Coluna]

     

    “...Todavia, apesar desse potencial inexplorado, os gestores públicos ainda não perceberam que eles podem contribuir para a sustentabilidade do manejo florestal. A administração pública pode exercer influência em prol do manejo florestal sustentável exigindo que a madeira comprada por si tenha origem legal...”

     

    Alternativa C – ERRADA [pag 61 – 2ª Coluna]

     

    “...A madeira em tora explorada em florestas naturais na Amazônia pode ser legalmente adquirida por meio de duas fontes: Autorizações de Desmatamento (AD) e Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS)...”

     

    (…)

     

    “...O PMFS consiste num plano de aplicação do manejo florestal sustentável em uma determinada propriedade. A aprovação do PMFS é a garantia de que a madeira da área não será explorada de forma predatória, e sim de um modo que garanta sua disponibilidade para as futuras gerações....”

     

    [Não encontrei referência a qualquer porcentagem referente a esse Plano na fonte de pesquisa]

     

    Alternativa D – CERTA [pag 61 – 2ª Coluna]

     

    “...A madeira em tora explorada em florestas naturais na Amazônia pode ser legalmente adquirida por meio de duas fontes: Autorizações de Desmatamento (AD) e Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS)...”

     

    (…)

     

    “...A AD consiste em um direito de suprimir parte da vegetação de uma propriedade por qualquer motivo. A porcentagem da área do terreno passível de desmate é regulamentada em lei e depende da região onde o terreno se localiza, sendo que, na Amazônia Legal, esse valor é de 20% de acordo com a Medida Provisória 2.166-65/2001. A madeira proveniente da AD é legal, porém não é resultado de um manejo florestal, visto que a área da qual ela foi retirada é utilizada para outro fim...”

     

    Alternativa E – ERRADA [pag 61 – 1ª Coluna]

     

    Além de desempenhar seu papel ambiental, as florestas podem e devem ser utilizadas como fonte de renda.

     

    Fonte: http://www.mma.gov.br/estruturas/a3p/_arquivos/cartilha_a3p_36.pdf

  • AMPLIANDO CONHECIMENTO:

     

    Recicláveis

    Plástico         Papéis        Metal          Vidro          Orgânico

     

     

    AZUL  -          :       papel/papelão

     

     

     

    VERMELHO  -   danoninho :      plástico;

     

     

     

     

    VERDE   -     CIDRA:          Vidro

     

     

     

    AMARELO   -    OURO:         metal

     

     

     

    PRETO    -       CARVÃO:          madeira

     

     

     

    LARANJA – HOLANDA DROGAS  :      resíduos perigosos

     

     

     

    BRANCO  -    MÉDICO  JALECO:       resíduos ambulatoriais    e de serviços de saúde

     

     

    ROXO  -    RX:          resíduos radioativos

     

     

     

    MARROM -   DE MERDA:       resíduos orgânicos

     

     

     

    CINZA   -     cinzas não identifica nada:          resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de

    Separação

  • A. A madeira é o material que apresenta maior impacto ambiental em sua produção. ERRADO. Na verdade, a madeira é que apresenta a maior sustentabilidade na sua produção.

    B. ERRADO. Os gestores públicos podem comprar madeira, desde que observado a origem prevista em lei, fator que inibe o desmatamento.

    C. O PMFS consiste na aplicação sustentável de plantio e florestamento em propriedades de forma que não seja explorada de forma predatória para garantir disponibilidade nas futuras gerações. ERRADO e a questão trouxe dados das AD.

    D. GABARITO.

    E. As florestas quando usadas de forma conscientes e sustentáveis são excelentes fontes geradoras de renda, cabe a Adm. Pública estimular a adoção de práticas florestais benéficas.

  • A Autorização de Desmatamento - AD - consiste em um direito de suprimir parte da vegetação de uma propriedade por qualquer motivo. A porcentagem da área do terreno passível de desmate é regulamentada em lei e depende da região onde o terreno se localiza, sendo que, na Amazônia Legal, esse valor é de 20% de acordo com a Medida Provisória 2.166-65/2001. A madeira proveniente da AD é legal, porém não é resultado de um manejo florestal, visto que a área da qual ela foi retirada é utilizada para outro fim.

     

    O Plano de Manejo Florestal Sustentável - PMFS - consiste num plano de aplicação do manejo florestal sustentável em uma determinada propriedade. A aprovação do PMFS é a garantia de que a madeira da área não será explorada de forma predatória, e sim de um modo que garanta sua disponibilidade para as futuras gerações.

  • Ótimo mnemonico do Leo! Associar ajuda bastante. (Marrom = merda = resíduos organicos kkkkkkkkkk)