A margem de garantia é um dos elementos fundamentais da dinâmica operacional do mercado futuro, pois assegura o cumprimento das obrigações nele assumidas. A BM&F aceita como margem de garantia para realizar operações no mercado futuro diversos ativos financeiros, tais como dinheiro, Títulos Públicos, Debêntures, Ouro, Ações, dentre outros.
http://mercadoreal.net/?p=1256
O contrato futuro caracteriza-se por:
· Padronização acentuada;
· Elevada liquidez;
· Negociação transparente em bolsa mediante pregão;
· Possibilidade de encerramento da posição com qualquer participante em qualquer momento, graças ao ajuste diário do valor dos contratos;
· Utilização do mecanismo das margens depositadas em garantia e do ajuste diário para evitar a acumulação de perdas.
As desvantagens operacionais do mercado futuro são:
· Exigir elevada movimentação financeira devido aos ajustes diários (instabilidade no fluxo de caixa);
· Custo mais elevado do que os contratos a termo;
· Necessitar de depósito de garantias.
A margem de garantia é muito importante para a bolsa e para os investidores, uma vez que ela se torna um limitador de perdas para ambas as partes. Se ocorrer uma forte variação no mercado de um dia para o outro a margem seria utilizada para saldar o prejuízo.
Imagine a situação em que um investidor realizou diversas operações no mercado futuro, mas não possuía a quantidade em dinheiro suficiente para quitar o fim das contas. Isso iria impactar não apenas na conta dele, mas também do investidor que teve um resultado positivo. É por essa razão que no mercado futuro existe o ajuste diário.
Fonte: https://www.tororadar.com.br/blog/margem-de-garantia-o-que-e#