-
1.7. Teoria Contingencial
Para a Teoria Contingencial, não existe uma “fórmula mágica” para se resolver os problemas das organizações. Cada situação pede uma resposta diferente. Assim, tudo é relativo. Tudo depende.
Ou seja, antes que um administrador possa determinar qual é o “caminho” correto para uma empresa, é necessária uma análise ambiental. Assim, dependendo da situação da empresa, sua estratégia ou a tecnologia envolvida, o “caminho” ou modo de gerenciar será definido de uma maneira ou de outra.
Os fatores principais – como o tamanho da empresa e seu ambiente – são considerados contingências, que devem ser analisadas antes de se determinar um curso de ação. Portanto, não existe mais a “melhor maneira” de se administrar uma organização.
Existiria uma relação funcional entre o sistema e o ambiente. Teríamos as variáveis dependentes e as variáveis independentes. Todas as ações de dentro da empresa seriam variáveis dependentes do que vier a ocorrer no ambiente externo – que são as variáveis independentes.
Além disso, essa teoria postula que existem várias maneiras de se alcançar um objetivo. O que um gestor deve buscar é um ajuste constante entre a organização e seu meio, suas contingências.35
Figura 1.16 – Características da Teoria Contingencial
Dentre essas contingências importantes, Sobral36 cita: o ambiente interno e externo, a tecnologia, o tamanho e o tipo de tarefa.
-
Uma Organização dinâmica pode modificar o ambiente externo?? Alguém pode comentar?
-
Como uma organização modifica o ambiente externo? Fui seco achando que estava errado
-
Pensei da seguinte forma: uma organização pode afetar o ambiente externo poluindo, afetando o meio ambiente; oferecendo emprego, atingindo o mercado de trabalho, etc e tal...
Se estiver errada, me corrijam.
Bons estudos!
-
Não sabe como uma empresa modifica seu ambiente externo ?! Pensa na empresa que criou o whatsapp ! simplesmente mudou a forma do mundo de se comunicar, trabalhar e até se relacionar.
-
Indiquei para comentário! Não encontrei nada que falasse que na teoria da contingência a organização pode MODIFICAR o ambiente externo.
Ao meu ver, ela deve se adaptar ao que está acontecendo...
-
???
A relação funcional entre as variáveis independentes e dependentes não implica que haja uma relação de causa-e-efeito, pois a gestão é ativa e não passivamente dependente na prática da gestão contingencial. O reconhecimento, diagnóstico e adaptação à situação são certamente importantes, porém, eles não são suficientes. As relações funcionaisentre as condições ambientais e as práticas administrativas devem ser constantemente identificadas e especificadas.
Segundo Chiavenato (2004, p. 22), "as empresas bem sucedidas são aquelas que conseguem adaptar-se adequadamente às demandas ambientais." As características das organizações dependem das características do ambiente que estão inseridas. Nesse sentido, o ambiente molda as organizações.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_conting%C3%AAncia
-
Modificando-o???
Até a parte: ajustando-se a ele, eu sei que está certo.
-
Modificando?
-
Parece mais a sistêmica do que a contigencial.
-
Confundi com a abordagem Sistêmica
-
"As contingências seriam responsáveis pela estruturação da organização, cujo foco estaria em responder aos estímulos do ambiente, criando produtos e serviços que, por sua vez, também modificariam o ambiente. Segundo Lawrence e Lorch, o ambiente interage com a organização e vice-versa." Material professor Carlos Xavier.
-
O Facebook mudou tudo. Até comprou o Whats app. Isso não modificou algo?
-
Indicada para comentário!
-
Modificando-o??? kkkkkkkkkkkkk eu heim
-
-
Discordo do gabarito! Como modificar o ambiente externo?
-
Pensei que a interação largamente recíproca, a ponto de modificar o ambiente, era referente à abordagem sistêmia. Na contingencia aprendi que a organização pode controlar suas características, mas não pode controlar as características do ambiente. Fiquei confuso agora.
-
ABORDAGEM CONTIGENCIAL= ÊNFASE NO AMBIENTE E NA TECNOLOGIA- INCERTEZA E COMPLEXIDADE- TUDO DEPENDE. DEPENDE DA SITUAÇÃO INTERNA, DO AMBIENTE, DA TECNOLOGIA.
-
A MOBILIZAÇÃO DO MUNDO CONTRA A REDUÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO. ESSA GUERRA DEU INÍCIO NOS ANOS 80, AS EMPRESAS PASSARAM A ELIMINAR DETERMINADAS SUBSTÂNCIAS QUE DESTROEM A CAMADA DE OZÔNIO. HOJE JÁ É POSSÍVEL VER O RESULTADO, POIS O BURACO ESTÁ REDUZINDO... BASTA TER INICIATIVA QUE O HOMEM TEM O PODER DE MODIFICAR QUALQUER COISA.
A TEORIA DA CONTINGÊNCIA ATRIBUI O SEU FOCO A DUAS VARIÁVEIS: O AMBIENTE E A TECNOLOGIA, AMBAS INDEPENDENTES; PORÉM ESTA É INTERNA E AQUELA É EXTERNA. ESSA TEORIA TAMBÉM POSSUI UM CARÁTER INTEGRADOR DE TODAS AS OUTRAS TEORIAS E CONFERE AO HOMEM O VALOR DE HOMO COMPLEXUS (homem complexo), QUE VAI ALÉM DO CONCEITO DE HOMO SOCIALIS (homem social), CUJAS MOTIVAÇÕES SÃO SOCIAIS E SIMBÓLICAS.
GABARITO CERTO
-
Por favor alguém me socorre a Abordagem Contingêncial pode modificar o ambiente externo? Marquei errada pois sei que não é possível isso é foi isso que a banca pergintou: Na abordagem Contingêncial da Administração, uma Organização dinâmica relaciona-se com o ambiente externo ajustando-se a ele (ou seja ao ambiente externo) ou modificando o(De quem a banca está falando? Entendo que seja o ambiente externo. PORQUE ESTÁ QUESTÃO ESTÁ CERTA?
-
Só eu que tenho agonia em ver essa professora explicando lendo?
-
Boa tarde galera,
Como na ABORDAGEM CONTIGÊNCIAL tudo depende, tudo é relativo e imprevisível, acredito que pode sim acontecer de uma organização modificar o ambiente externo à partir da forma como ela se relaciona com ele, alguns colegas deram alguns exemplos. Destaco também que a conjunção "OU" deixa isso mais claro: em sua relação com o ambiente externo a organização se ajusta a ele OU o modifica OU as duas coisas. Tudo é RELATIVO NA CONTIGÊNCIA.
Assertiva:
De acordo com a abordagem contingencial da administração, uma organização dinâmica relaciona-se com o ambiente externo ajustando-se a ele ou modificando-o.
-
Prefiro ler os comentários do Pedro Matos ao invés dos da professora.
-
GABARITO CERTO
Na estrutura contingencial, podem ser aplicadas duas visões diferentes:
Visão determinística: a organização é dependente do mundo exterior, não podendo alterá-lo.
Visão voluntarista: a organização tem força para modificar o ambiente externo através da mudança nos costumes das pessoas, hábitos de consumo, impondo valores e crenças, etc.
A banca adotou a segunda visão. Não sei se é a primeira questão da cespe nesse sentido, mas é bom guardá-la com carinho.
ATUALIZAÇÃO
Questão de 2014 com a mesma ideia
Q460190
Banca: CESPE
Órgão: Polícia Federal
Prova: Agente de Polícia Federal
Acerca das abordagens clássica e sistêmica da administração, julgue o item a seguir.
De acordo com a abordagem sistêmica da administração, as organizações, quando vistas como sistemas abertos, podem se adaptar ao ambiente em que estão inseridas, bem como influenciar fortemente a natureza desse ambiente.
CERTO
-
Gab. CERTO
Abordagem CONTINGENCIAL: Organizações e indivíduos flexíveis à realidade.
#DeusnoComando
-
GABARITO:C
A Teoria da contingência ou Teoria contingencial enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. A abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional.
Na realidade, não existe uma causalidade direta entre essas variáveis independentes e dependentes, pois o ambiente não causa a ocorrência de técnicas administrativas. Em vez de relação de causa e efeito entre as variáveis do ambiente (independentes) e as variáveis administrativas (dependentes), existe uma relação funcional entre elas. Essa relação funcional é do tipo "se então" e pode levar a um alcance eficaz dos objetivos da organização.
-
Item correto!
Alguns exemplos práticos do nosso dia-a-dia concurseiro:
QConcursos foi um dos primeiros sites a disponibilizar questões "a rodo" de diversos concursos, assim o site foi responsável por alterar um ambiente onde era preciso sair catando diversas provas para praticar.
Diversos Cursinhos Online (Ponto, Estratégia, etc) modificaram o nível das provas e o modo de estudar.
Alexandre Meirelles, embora não seja uma empresa, ele foi o "cabeça" que desenvolveu e divulgou o famoso "Ciclo de Estudos", utilizado por diversos concursandos.
At.te, CW.
-
Só não entendi como a abordagem contingencial consegue modificar o ambiente externo. Alguém poderia me eplicar?
-
Podiam trocar essa professora hein, ela só lê e não acrescenta nada de novo na maioria das questões. prefiro ler comentários de assinantes do que ver os vídeos dela. Apelo ao QC troquem de professora de Administração!
-
CORRETO
Iara Sales, leia o primeiro comentário com "mais Likes" que ele responde essa sua dúvida.
-
Dica para quem ficou na dúvida de "modificando o ambiente externo" = lembrar de Steve Jobs
-
O CESPE tem esse entendimento de que as organizações são capazes de modificar o ambiente. Vamos ficar ligados.
-
Questão pra guardar no coração...
-
Gente, é isso mesmo.
A organização pode ser mudada pelo ambiente, assim como pode modificá-lo também. É assim que se estabelece a relação contingencial.
Influencio e ao mesmo tempo sou influenciado. Por isso é dinâmico. Está sempre mudando. Não há um determinismo estático.
Skinner, que estudava muito as relações contingenciais também, mas num contexto da psicologia, disse:
"os homens agem sobre o mundo, modificando-no. E são, por sua vez,modificados pelas consequências de suas ações".
-
Modificando o ambiente externo???
-
Ótimo comentário do colega Renato Santos.
-
Sim. Modificando o ambiente externo. Veja, Jonatas Guimarães, o que a Apple fez com o mercado de celulares depois do Iphone. Ele mudou o conceito que tínhamos sobre telefones. Logo, Steve Jobs é o exemplo clássico de que a empresa pode influenciar o ambiente externo com seus produtos.
-
CERTO
Abordagem contingencial: Nada é absoluto, tudo é relativo, flexivél, admite qualquer teoria, modelo, várias maneiras de agir.
Váriaveis: Foco no ambiente = Independente externo ( o ambiente no qual está inserida é altamente mutável.
Foco na tecnologia = Independente Interno ( a tecnologia incorporada está sempre em avanço).
-
Whattsapp / Instagram / Facebook / Apple entre outros.
Os melhores exemplos da aplicação da TC e sua modificação no ambiente externo.
-
Gente, uma dúvida, esse conceito não se aplica à teoria dos sistemas também? Que a empresa é um sistema aberto que interage com o meio e o modifica, bem como também se modifica?
Acertei mas fiquei muito na dúvida.
-
Um adendo:
Interpretei da seguinte forma: Uma marca ficou maior que seu produto, exemplo: Danone
Quase sempre vejo no supermercado e afins, alguém fala em danone, mesmo sem ser da marca, pode ser parmalat, nestle, Vigor etc.
Ou seja, o nome foi tão forte que modificou o meio, independente da marca todos chamam de danone e também entendem.
bons estudos
-
Eu marquei errado pq achei a descrição mais ligada à teoria dos sistemas
-
CESPE - 2018 – FUB: Enquanto a teoria clássica prevê que há uma única melhor forma para executar determinada tarefa, a teoria contingencial admite que pode haver várias formas distintas e simultaneamente ideais de se administrar uma mesma situação. C.