SóProvas


ID
2135557
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere a análise administrativa; estrutura organizacional e organização; e sistemas e métodos de gestão secretarial, julgue o item que se segue.

A tendência atual das organizações de buscar amplitudes maiores de controle inibe o processo criativo por meio da supervisão rígida, que desestimula a autonomia dos subordinados.

Alternativas
Comentários
  • Quanto maior for a amplitude administrativa, menor será a rigidez do controle.

  • Também denominada amplitude administrativa ou de supervisão, refere-se ao número de subordinados que um chefe pode supervisionar pessoalmente de maneira efetiva e adequada.

     

  • Aumentar a amplitude de controle estimula a independencia funcional e maior autonomia... Voltado para o amadurecimento das equipes de trabalho... É o empoderamento do colaborador frente às novas demandas organizacionais.

  • A tendência atual das organizações de buscar amplitudes maiores de controle inibe o processo criativo por meio da supervisão rígida, que desestimula a autonomia dos subordinados. Será que não entendi a questão ou foram os outros? Qual o erro da questão?  Dizer que é uma tendência atual das organizações buscar ter mais controle ou afirmar que o maior controle inibe o processo criativo? Na minha opinião um maior controle inibe sim, o processo criativo ainda mais se for por meio de uma supervisão rígida. Um sujeito que trabalha em uma instituição seja ela pública ou privada sujeito a constantemente a um maior processo de controle em todas as atividades que faz com certeza estará mais preocupado em fazer a coisa certa e imposta pelos seus supervisores do que em tentar melhorar o que é feito. Faria seu trabalho sem questionar. Pelo menos penso assim, se algo está sob um constante CONTROLE por meio de um supervisão rígida subententende-se que as regras foram impostas e devemos seguir. 

    Os demais colegas citaram que  maior for a amplitude administrativa, menor será a rigidez do controle. Isso é verdadeiro, mas a questão fala de maior amplitude de controle sob uma supervisão rígida versus o processo criativo e autonomia dos subordinados. Apesar do gabarito dizer que a questão está ERRADA acredito que a resposta esteja CERTA!!! 

  • Eliane,

    Vou tentar te explicar de forma prática- exemplificando:

    Maior amplitude de controle é um gerente/chefe/supervisor/lider ter sob sua subordinação uma quantidade maior de colaboradores. Essa é a tendência atual. Dessa forma, não tem como ter uma supervisão rígida (por questões práticas mesmo, torna-se impossível), nem é necessário, tendo em vista admitir que esses colaboradores, necessariamente, precisam ser criativos, proativos e "autogerenciávies"("autonomia dos subordinados").

    Portanto não se deve "...inibe(ir) o processo criativo por meio da supervisão rígida"

    Deu para entender?

  • Amplitude de controle é o numero de subordinados que um superior cooderna. Quanto maior o número de subordinados maior é a amplitude de controle.

    Vantagens: delegação de competência ao subordinado; agilidade no processo decisório; redução de custos.

    Fonte: rodrigo rennor : administração geral para concursos.

  • A amplitude de controle larga permite custos administrativos menores, porque existem menos administradores para cuidar de um número maior de pessoas. Como os subordinados são mais numerosos, a tarefa administrativa é mais difícil, pois o administrador deve dispersar seus esforços entre maior número de subordinados. Isso significa que outros meios devem ser encontrados para garantir a coordenação, comunicação e outros trabalhos que a organização atribui aos administradores. As pessoas são encorajadas a desenvolver mais habilidades e maior iniciativa, pois tem maior oportunidade para exercitar seu próprio julgamento na tomada de decisões a respeito de seu trabalho. Essa é a maior fonte de satisfação das pessoas. Uma maior amplitude de controle tende a produzir estruturas organizacionais mais baixas e achatadas, nas quais o número de níveis hierárquicos é menor, proporcionando comunicação direta entre as pessoas situadas nos níveis mais baixos e mais altos da organização. Na base inferior, as pessoas que necessitam de apoio direto e intensivo de seu chefe certamente não o receberão.

     

     

  • VAMOS DEIXAR A ESTRUTURA RÍGIDA DE LADO E ATRIBUIR AO PROCESSO A ESTRUTIRA FLEXÍVEL, POR CONTA DE SUA AMPLITUDE.

    O PROCESSO, EMBORA SEJA CONTÍNUO E PERMANENTE, É TAMBÉM DINÂMICO, ADAPTATIVO, SISTEMÁTICO.

     

     

    GABARITO ERRADO

  • São inversamente proporcionais, quanto maior a amplitude administrativa menor serão os níveis hierarquicos; Quanto mais níveis hierárquicos menor a amplitude administrativa.

    Atualmente, é preferível uma amplitude larga, achatada, tendo os funcionários mais autonomia e participação, pois é impossível o gestor tomar todas as decisões de todas as atividades, já que são poucos para muitos subordinados.

    GAB ERRADO.

  • UMA AMPLITUDE MAIOR NÃO INIBE A CRIATIVIDADE. MUITO PELO CONTRÁRIO! O ADMINISTRADOR PASSA A DELEGAR (descentralizar) MAIS RESPONSABILIDADES AO SUBORDINADO, OU SEJA, A EXECUÇÃO ADEQUADA DO TRABALHO, PELO SUBORDINADO, DE ACORDO COM A CONFIAÇA DEPOSITADA. COM ISSO, SE PREVALECER A CONFIANÇA, ENTÃO HAVERÁ MENOS RIGIDEZ POR PARTE DO EMPREGADOR E A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO SERÁ POUCO UTILIZADA.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • QUESTÃO ERRADA. Pela lógica mata-se a questão. Ora, se maior amplitude de cotrole significa mais pessoas, a tendência é aumentar a criatividade, não diminuí-la. 

  • Repare que a banca nos aprensentou supostas características de uma maior amplitude de controle.

     

    - iniber o processo criativo

    - supervisão rígida

    -desestimular a autonomia dos subordinados.

     

    Será mesmo que essas sao caracteristicas da maior amplitude de controle? Claro que nao! Quanto maior for a amplitude de controle, mais subordinados serão para um único chefe controlar.

     

    Quanto mais subordinados para um único chefe, menos esse chefe vai conseguir fazer sozinho! inclusive,  não sobrará muito tempo pra "pegar no pé" dos subordinados (supervisão menos rígida). Sendo asim, ele vai precisar DELEGAR funçoes (maior liberdade de autonomia para os subordinados)

     

    Portanto, os níveis inferiores da hierarquia passam a ter mais poder de decisão sobe os sues traballhos  (descentralização) e obviamente isso gera mais autonomia, incentiva a criatividade do peao, e por aí vai...

     

  • Em amplitudes largas as pessoas são encorajadas a desenvolver mais habilidades e maior iniciativa, pois têm maior oportunidade para exercitar seu próprio julgamento na tomada de decisões a respeito de seu trabalho.

    FONTE: Chiavenato.

  • Errei a questão por causa da frase "por meio da supervisão rígida".

    Dai pensei - Ora, se a supervisão é rígida, então não da para inovar. kkk 

    Enfim, Adm é f***!

  • Não é uma tendência atual e ponto. Acabou, questão errada.

  • Amplitude maior significa que as pessoas que estão sob seu comando têm mais autonomia para fazer o serviço. Logo, você pode ter muitas pessoas, visto que não precisa estar acompanhando, pois sabem fazer só.

  • Essa não é a tendência atual.

  • AMPLITUDE MAIOR = muitos subordinados = muitos níveis.
    MAIOR não é igual a LARGA -> esta sim é tendência.

    Amplitude larga, achatada, poucos níveis hierárquico, horizontal.

    GAB ERRADO

  • O que é amplitude de controle? É o número de subordinados que um chefe tem. Quantos são? 4? 5? 20?

     

    Se um chefe possui poucos subordinados, ele irá exercer controle sobre os funcionários mais intensamente, pois terá mais tempo para fiscalizar cada um deles e isso acabará inibindo o processo criativo deles -  matará a autonomia de cada um tendo em vista a presença do chefe fazendo marcação cerrada. 

     

    Por outro lado, se um chefe possui diversos funcionários debaixo do seu guarda-chuva, ele não terá tempo suficiente para fiscalizar cada um dos subordinados, implicando em maior liberdade de trabalho e consequentemente libertação do potencial criativo de cada empregado que não terá que se preocupar com o chefe fungando na sua nuca querendo saber o que exatamente ele está fazendo. 

     

    A questão vai de encontro ao que expliquei acima. 

     

    Logo, a questão está errada. 

  • "A tendência atual das organizações de buscar amplitudes maiores de controle..."

    Centralizar não é tendência atual, já se vê algo estranho na frase!

     

  • A tendência atual das organizações de buscar amplitudes maiores de controle (CORRETO) estrutura achatada onde cada chefe tem mais subordinados.

     

    ... inibe o processo criativo por meio da supervisão rígida, que desestimula a autonomia dos subordinados. (ERRADO) Isso acontece na estrutura aguda onde o chefe tem menos subordinado e por isso dá mais atenção e consequentemente menos autonomia. Na estrutura achatada (que a primeira parte fala) têm-se mais autonomia e a supervisão é menor.

     

    Pense em uma mãe que tem 1 filho: ela tem pouca amplitude de controle (so controla 1) e por isso pega mais no pé, exige mais, controla mais. O pobre coitado tem pouca autonomia na vida.

     

    Pense na mesma mãe com 8 filhos: Ela tem grande amplitude de controle (controla 8) e por isso pega menos no pé de cada um porque são muitos pra ela dar conta, tem que dividir a atenção entre eles e, consequentemente, dá mais autonomia a cada um.

  • As organizações formais modernas tendem à descentralização, menos níveis hierárquicos é maior amplitude de controle. Logo , pressupõe maior flexibilidade e autonomia dos colaboradores . Prof. José Wesley
  • ERRADO

    Quanto maior for a amplitude de controle, maior será a confiaça nas pessoas que realizam o trabalho, evitando assim uma supervisão rígida. Envolve pessoas que têm um desenvolvimento tão bom no que fazem, que o seu superior não precisa "estar no pé", cobrando resultados.

    Por outro lado, quando a amplitude for menor, o superior hierárquico terá um número menor de funcionários à sua disposição, mas deverá estar mais atento, porque eles não têm tanta desenvoltura para fazer determinada atividades sem a devida supervisão. Desse modo é necessário a existência de controles mais rígidos quando comparados à amplitude alta.

  • Errado.

     

    A própria amplitude de controle, por si só, revela um aspecto de descentralização administrativa. Afinal, quanto maior ela for, maior será o índice de horizontalização da empresa.Ou seja, reduz o caráter centralizado da organização (decisões tomadas primordialmente na cúpula da org), conferindo aos subordinados mais autonomia para tomada de decisão. 

  • ERRADA. Não é a amplitude maior de controle que inibe o processo criativo e sim a amplitude menor que consiste puramente em um chefe comandando um número menor de funcionários. Nessa situação fica mais fácil para o chefe comandar seus subordinados mais de perto e por conseguinte inibindo o processo criativo deles. Na amplitude maior não há como haver essa supervisão rígida por parte do chefe, visto que ele tem um número vasto de trabalhadores para comandar, tornando esse trabalho dispendioso, logo com o chefe não podendo estar o tempo todo por perto os subordinados podem apelar para sua criatividade para resolver os problemas que por ventura surgirem.

  • ERRADO

     

    Na amplitude maior, não há rigidez de controle, as pessoas ganham mais autonomia e é justamente isso que favorece a criatividade.

  • ERRADA

     

    AMPLITUDE DE CONTROLE ABERTA/ LARGA/ AMPLA/ ABRANGENTE:

    - MUITOS SUBORDINADOS POR CHEFE

    - POUCOS NÍVEIS HIERÁRQUICOS.

    - MAIOR AUTONOMIA.

    - MENOR CONTROLE.

     

    AMPLITUDE DE CONTROLE ALTA/ FECHADA/ ESTREITA/ REDUZIDA:

    - MUITOS NÍVES HIERÁRQUICOS.

    - MAIOR RIGOR NO CONTROLE.

    - VERTICALIZADA.

    - MENOR AUTONOMIA.

     

    BONS ESTUDOS!!!

  • Pro pessoal de exatas: pense em um triangulo com área constante! Se aumentar a altura (niveis hierarquicos) a base terá de diminuir (controle) e vice-versa.

  • Gab: ERRADO

    1. GRAVE!
    • Maior amplitude de controle: HORIZONTALIZADA.
    • Menor amplitude de controle: VERTICALIZADA.
  • Maior a amplitude = Maior número de subordinados a um único indivíduo = Maior autonomia = Maior descentralização

  • Se eu tenho uma maior ´´ amplitude de controle `` naturalmente eu tenho uma maior ´´ autonomia `` e se eu tenho autonomia na empresa , a qual trabalho , eu fomento o meu processo criativo .!

  • ERRADO

    Organizações que buscam maior amplitude de controle formando-se uma estrutura horizontal, tem como vantagens:

    1. Menos níveis hierárquicos
    2. Mais flexibilidade e agilidade nas decisões
    3. Mais estímulo e autonomia
    4. Menos custos

    Desvantagem:

    A grande amplitude de controle começa a reduzir a eficácia, pois os chefes começam a não conseguir dar apoio suficiente a cada funcionário.