-
Alguém sabe onde posso encontrar embasamento para essa resposta? Achei a parte do "deve estar preparada para agir de forma reativa às ocorrências associadas ao ambiente em que opera" estranha por causa do "reativa". Para mim, o mais sensato seria proativa.
-
Chama-se controle interno.
-
COSO 2 -
Aproveitar oportunidades – pelo fato de
considerar todos os eventos em potencial, a
organização posiciona-se para identificar e
aproveitar as oportunidades de forma proativa.
-
A organização deverá agir de forma reativa e preventiva. De toda forma, afirmar que deverá agir de forma reativa não está errado. Apenas estaria errado se dissesse que deve agir APENAS de forma reativa.
-
parece uma questão de administração, lembrando que o "ambiente" é uma área não controlável pela empresa, dessa forma me parece razoável que não se possa agir proativamente. Diferentemente, do ambiente interno que é sim gerenciavel e pode agir internamente.
-
CERTO - resposta do QQ aos que não $$
-
"agir de forma reativa às ocorrências associadas ao ambiente em que opera, minimizando os impactos negativos que tais eventos possam provocar".
A questão aborda a componente 'resposta ao risco' (do controle interno) - prevista no COSO II.
Resposta a Risco – a administração escolhe as respostas aos riscos - evitando, aceitando, reduzindo ou compartilhando - desenvolvendo uma série de medidas para alinhar os riscos com a tolerância e com o apetite a risco.
Resposta: certo.
-
Achei o gabarito da questão bem questionável, riscos externos não estão sob controle da entidade, fazem parte do mercado e do ambiente externo, certo até aí, porém, o argumento que a organização não pode ser proativa vai por água abaixo com o planejamento de cenários. O problema não é ela ser reativa e sim só isso ser considerado no gabarito da questão.
-
Reativo
adjetivo
- que faz reagir, que provoca reação; reagente.
Assertiva: "a organização deve estar preparada para agir de forma reativa às ocorrências associadas ao ambiente em que opera".
Se preparar antecipadamente é ser proativo, é nessa fase que se desenha o que será feito em REAÇÃO aos acontecimentos possíveis de acontecer. Primeiro, proatividade. Depois, reatividade. Este sucede aquele.