-
a) Isso ocorre pela oxidação da pirita existênte na areia
c) Isso ocorre pela presença de fungos e bolor
d) decorre rápida perda de água da argamassa ou devido a movimentações higrotérmicas
e) ocorre devido a movimentação higrotérmica
-
DETERIORAÇÃO DOS REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA
1) FÍSICOMECÂNICOS: retração plástica devido à rápida evaporação de água, levando à fissuração; movimentação da base (alvenaria/estrutura) causando fissuração do revestimento; movimentações de origem higrotérmica podendo levar à fissuração, desagregação e descolamento dos revestimentos.
2) QUÍMICOS: hidratação retardada do óxido de magnésio da cal levando à empolamento e desagregação do revestimento; oxidação de impureza presente na areia (pirita) levando à formação de vesículas, manchamento e fissuração.
3) BIOLÓGICOS: : crescimento de microorganismos (fungo e bolor) produzindo manchamento e desagregação devido à produção de ácidos orgânicos que atacam os aglomerantes (este problema é característico de áreas úmidas).
-
Principais processos de deterioração dos revestimentos de argamassa.
Alternativa A) a formação de vesículas é processo químico de deterioração, mas ocorre em função da da oxidação de impurezas presentes na areia (pirita).
Alternativa C) o manchamento e a desagregação ocorrem por um processo biológico, mas devido ao crescimento de microorganismos (fungos e bolor), que produzem ácidos orgânicos que atacam os aglomerantes.
Alternativa D) a fissuração ocorre por processos físico-mecânicos, podendo acontecer por retração plástica devido à rápida evaporação de água, movimentação da base do revestimento, além de movimentações higrotérmicas que levam tanto à fissuração, quanto à desagregação e ao descolamento dos revestimentos.
Alternativa E) essa patologia também ocorre por processos físico-mecânicos, mas normalmente por movimentações de origem higrotérmicas.
"TREINE enquanto eles dormem, ESTUDE enquanto eles se divertem, PERSISTA enquanto eles descansam e então VIVA O QUE ELES SONHARAM!"
-
O erro na alternativa A não está relacionado a pirita, pois as vesículas são ocasionadas por três fatores distintos conforme Anexo A da NBR 13749:2013:
1°) matéria orgânica ou pirita na areia;
2°) presença de concreções ferruginosas na areia;
3°) hidratação tardia do óxido de CÁLCIO não hidratado, presente na cal hidratada.
Assim, o erro da alternativa A é devido as vesículas serem causadas por oxidação tardia do óxido de cálcio e não de magnésio como traz o enunciado.
FONTE:
NBR 13749:2013 - Revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas - Especificação