SóProvas


ID
2137507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito dos princípios de contabilidade, julgue o item a seguir.

O princípio da competência pressupõe a simultaneidade da confrontação entre ativos e passivos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 9º. O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.

    RESOLUÇÃO CFC Nº 750/93

     

    Gab. E

  • Item ERRADO - O princípio da competência pressupõe a simultaneidade da confrontação entre RECEITAS e DESPESAS.

  • Essas duas questões abaixo ajudam a responder  essa.

     

    (2018/EBSERH) Receitas e despesas que se relacionem devem ser incluídas simultaneamente na apuração do resultado do período em que ocorrerem, segundo o princípio da competência. CORRETA.

     

    (2016/FUNPRESP) O princípio da competência pressupõe a simultaneidade da confrontação entre receitas e despesas correlatas e determina que os efeitos das transações sejam reconhecidos nos períodos a que se referem. CORRETA

  • O princípio da competência pressupõe a simultaneidade da confrontação entre ativos e passivos.


    Art. 9º O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

    Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10). 


    O princípio da competência pressupõe a adoção do regime de competência.Regime de competência é o que apropria receitas e despesas ao período de sua realização, independentemente do efetivo recebimento das receitas ou do pagamento das despesas.


    A Lei 6.404/76 é clara ao exigir que as demonstrações contábeis sejam elaboradas conforme o regime de competência:

    Art. 177. A escrituração da companhia será mantida em registros permanentes, com obediência aos preceitos da legislação comercial e desta Lei e aos princípios de contabilidade geralmente aceitos, devendo observar métodos ou critérios contábeis uniformes no tempo e registrar as mutações patrimoniais segundo o regime de competência.


    Atenção!!!!!

    O regime a se utilizar na contabilidade é o da competência, que contabiliza receitas e despesas quando incorridas. Todavia, as micro e pequenas empresas podem se utilizar do regime de caixa.


    O princípio da competência pressupõe a adoção do regime de competência. Em contraposição ao regime de caixa, que é o regime contábil que apropria as receitas e despesas no período de seu recebimento ou pagamento, respectivamente, independentemente do momento em que são realizadas. 


    Resolução n. 94 do Comitê Gestor do Simples Nacional

    Art. 61. A ME ou EPP optante pelo Simples Nacional deverá adotar para os registros e controles das operações e prestações por ela realizadas: (Lei Complementar n º 123, de 2006, art. 26, §§ 2 º e 4 º )

    I - Livro Caixa, no qual deverá estar escriturada toda a sua movimentação financeira e bancária; (...)

    § 3 º A apresentação da escrituração contábil, em especial do Livro Diário e do Livro Razão, dispensa a apresentação do Livro Caixa.


    Fonte: https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/06/15175142/Resolu%C3%A7%C3%A3o-750-Princ%C3%ADpios-de-Contabilidade1.pdf

    Estratágia Concursos

  • GAB: ERRADO

    PRINCIPIO DA COMPETÊNCIA É A SIMULTÂNEIDADE DA CONFRONTAÇÃO ENTRE RECEITAS E DESPESAS

    E NÃO ATIVOS E PASSIVOS.

  • ERRADA

     

    O princípio da competência pressupõe a simultaneidade da confrontação entre receitas e despesas. CERTO

  • --> confrontação RECEITAS E DESPESAS...
  • O PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA

    “Art. 9o As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.

  • Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de RECEITAS E DESPESAS correlatas.

    Receitas e despesas que se relacionem devem ser incluídas simultaneamente na apuração do resultado do período em que ocorrerem, segundo o princípio da competência.

  • O princípio da competência pressupõe a simultaneidade da confrontação entre RECEITAS e DESPESAS.

    Gabarito: ERRADO

  • GABARITO ERRADO

    O princípio da competência reconhece receitas independente do recebimento, reconhece despesas independente do pagamento.

  • Pegadinha: a banca trocou receitas e despesas por ativo e passivo.

    O correto seria: "O princípio da competência pressupõe a simultaneidade da confrontação entre receitas e despesas"

    SEREI APF em 2021.

  • O correto seria RECEITAS e DESPESAS correlatas.

  • Resolução CFC nº 750/1993

    Art. 9º O Princípio da Competência determina que os efeitos das

    transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que

    se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

    Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a

    simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.

    GABARITO: ERRADO

  • O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.

    (para minha revisão)

  • ERRADO

    O PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA

    O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.

  • PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA

    ->Reconhecimento dos eventos no período a que se referem (regime de competência);

    -> Simultaneidade de confrontação de RECEITAS e DESPESAS;

  • Uma que ajuda a responder:

    O Princípio da Contabilidade que pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e das despesas com elas relacionadas é o princípio da

    A) Entidade.

    B) Atualização Monetária.

    C) Competência.

    D) Continuidade.

    E) Oportunidade.

    GAB. C

  • Princípio da COMPETÊNCIA: receitas e as despesas devem ser incluídas no fato geradorindependentemente de recebimento ou pagamento.

  •  Princípio da competência

      As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado da empresa no período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem,

    ------------independentemente de recebimento ou pagamento.

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • CONFRONTAÇÃO ENTRE RECEITAS E DESPESAS*

    Direto ao ponto!

  • O princípio da competência pressupõe a simultaneidade da confrontação entre RECEITAS E DESPESAS

  • reeeeeceitas e deeeeeespesas

  • Princípio da Competência: determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

  • Pessoal, criei um canal no Youtube para comentar de forma rápida e objetiva as respostas e também os pontos importantes envolvidos em cada questão, se tiverem interesse, esse é o link desta questão: https://www.youtube.com/watch?v=8Bcyy-k0Icw