SóProvas


ID
2137513
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito dos princípios de contabilidade, julgue o item a seguir.

O princípio da entidade reconhece a pessoa jurídica ou física como objeto da contabilidade, de modo que se admite que essas entidades pertençam ao universo do patrimônio contábil.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    Resolução 774 CFC
    Art. 4º. O Princípio da ENTIDADE reconhece o PATRIMÔNIO como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição

    Se a questão mencionasse que reconhecia o patrimônio das pessoa jurídica ou física como objeto da contabilidade, ai sim estaria certa.

    bons estudos

  • Fiquei confuso com o final da assertiva também: "entidades pertençam ao universo do patrimônio contábil."

  • Art. 4º O Princípio da entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição. Parágrafo único – O patrimônio pertence à entidade, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova entidade, mas numa unidade de natureza econômico-contábil.

  • Reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade.

  • O princípio da entidade reconhece a pessoa jurídica ou física como objeto da contabilidade, de modo que se admite que essas entidades pertençam ao universo do patrimônio contábil.


    Art. 4º O Princípio da entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

    Parágrafo únicoO patrimônio pertence à entidade, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova entidade, mas numa unidade de natureza econômico-contábil.


    IPP (Importante para a prova):


    Princípio da entidade:

    1- Reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade;

    2- Afirma a autonomia patrimonial;

    3- Diferencia o patrimônio particular do patrimônio da sociedade;

    4- Patrimônio pertence à entidade, mas a entidade não pertence ao patrimônio;

    5- A soma ou agregação de patrimônios autônomos não resulta em nova entidade, mas unidade de natureza econômico contábil.


    OBS: No direito empresarial, a distinção entre o patrimônio dos sócios e o da empresa é conhecida como Princípio da autonomia patrimonial da pessoa jurídica, na contabilidade = Princ. da entidade.


    Fonte: https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/06/15175142/Resolu%C3%A7%C3%A3o-750-Princ%C3%ADpios-de-Contabilidade1.pdf

    Estratégia concursos

  • SIMPLES E DIRETO:

    princípio da entidade: os bens dos socíos ñ se confundem com os bens da empresa, há uma certa segregação.

  • Bom saber

  • Princípio da entidade: reconhece o PATRIMÔNIO como objeto da contabilidade e afirma a autonômia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um patrimonio particular no universo dos patrimonios existentes. O patrimonio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários.

     

    Fonte: Willian notário, alfacon.

  • Patrimônio é o objeto da contabilidade.Sendo o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma determinada entidade. 

    Para acrescentar:

    Os bens podem ser classificados em:

    a) Bens numerários: relacionados com as disponibilidades financeiras (dinheiro) da entidade.

    Como exemplos, pode-se citar: caixa, bancos, aplicações financeiras de liquidez imediata, entre outros

    b) Bens de venda: destinados à comercialização da entidade.

    Exemplos: matérias-primas, mercadorias, entre outros.

    c) Bens de renda: são os bens que não são essenciais à manutenção das atividades da entidade.

    Tais bens podem gerar renda, por exemplo, imóveis para aluguel e ações de empresas coligadas/controladas.

    d) Bens de uso: são essenciais à manutenção das atividades da entidade. Tais bens dividem-se em tangíveis (corpóreos, concretos, materiais) e intangíveis (incorpóreos, abstratos, imateriais). 

  • O PRINCÍPIO DA ENTIDADE

    O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.

    Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

  • GABARITO ERRADO

    O principio da entidade fala sobre a necessidade de diferenciação do patrimônio da empresa do patrimônio do sócio, é a autonomia patrimonial. Reconhece o patrimônio como objeto da contabilidade independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalizada, com ou sem fins lucrativos.

  • ERRADO

    O princípio diz que não pode misturar o patrimônio dos sócios com o da entidade. Cada um no seu quadrado.

  • Outra questão sobre o princípio da entidade: "o cerne do princípio da entidade está na autonomia do patrimônio a ela pertencente. De acordo com esse princípio, o patrimônio deve revestir-se do atributo de autonomia em relação a todos os outros patrimônios que pertençam a uma entidade, no sentido de sujeito suscetível à aquisição de direitos e obrigações." (C)

  • ERRADO

    O PRINCÍPIO DA ENTIDADE

    O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.

  • GAB: ERRADO

    Além de reconhecer o Patrimônio como objeto da contabilidade, distingue patrimônio particular dos patrimônios existentes, isto é, o patrimônio da pessoa física é diferente da pessoa jurídica.

  • De acordo com o principio da entidade, é necessário diferenciar o patrimônio dos sócios com os da empresa, ou seja, não devem permitir mistura.

    Patrimônio: Conjunto de bens, direitos e obrigações.

  • GAB. ERRADO

    PRINCÍPIO DA ENTIDADE: NÃO MISTURAR AS CONTAS PESSOAIS COM AS DA EMPRESA.

    PF≠PJ.