SóProvas


ID
2137579
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em relação à aplicação do método da equivalência patrimonial por companhias abertas, julgue o item que se segue.

O investimento avaliado pelo método da equivalência patrimonial deve compor o ativo não circulante no balanço patrimonial, exceto se esse investimento for classificado como mantido para venda.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    As participações societárias temporárias são adquiridas exclusivamente para fins especulativos, ou seja, são adquiridas com o intuito de venda.
    Os títulos patrimoniais de outras companhias mantidos pela investidora constituem um ativo financeiro, que é um instrumento financeiro.

    De acordo com o CPC 38 - Instrumentos Financeiros: Reconhecimento e Mensuração, os instrumentos financeiro podem ser classificados em quatro categorias: empréstimos e recebíveis, disponíveis para venda, destinados à negociação ou mantidos até o vencimento.

    Conclusão, as participaçóes societárias temporárias são consideradas instrumentos financeiros e podem ser classificadas como disponíveis para venda, destinados à negociação ou mantidos até o vencimento..

    De acordo com o artigo 183, inciso I, alíneas "a" e "b", da Lei n." 6.404/76, as aplicações em instrumentos financeiros (leia-se aqui investimentos temporários em ações de outras empresas), inclusive derivativos, e em direitos e títulos de créditos classificados no Ativo Circulante ou no Ativo Não Circulante Realizável a Longo Prazo serão avaliados segundo os seguintes critérios:
       a) pelo seu valor justo, quando se tratar de aplicações destinadas à negociação ou disponíveis para venda
       b) pelo valor de custo de aquisição ou valor de emissão, atualizado conforme disposições legais ou contratuais, ajustado ao valor provável de realização, quando este for inferior, no caso das demais aplicações e os direitos e títulos de crédito.

    bons estudos

  • O investimento avaliado pelo método da equivalência patrimonial deve compor o ativo não circulante no balanço patrimonial.

    Entretanto, a entidade deve classificar um ativo não circulante como mantido para venda (no Ativo circulante), separadamente dos outros ativos no balanço patrimonial, se o seu valor contábil vai ser recuperado, principalmente, por meio de transação de venda em vez do uso contínuo.

    CPC 31

  • CPC 18 - Investimento em Coligada, em Controlada e em Empreendimento Controlado em Conjunto

    15. A menos que um investimento ou parcela desse investimento em uma investida seja classificado como “mantido para venda”, em consonância com o Pronunciamento Técnico CPC 31 – Ativo Não Circulante Mantido para Venda e Operação Descontinuada, o investimento, e qualquer interesse retido no investimento não classificado como mantido para venda, deve ser classificado como um ativo não circulante.

    Classificação como mantido para venda
    20. A entidade deve aplicar o Pronunciamento Técnico CPC 31 em investimento, ou parcela de
    investimento, em coligada ou em controlada, ou em empreendimento controlado em conjunto
    que se enquadre nos critérios requeridos para sua classificação como “mantido para venda”.

     

  • Gabarito: CERTO

     

    Sobre os INVESTIMENTOS, quando a empresa tem a intenção de mantê-los, eles são de caráter permanente, sendo nesta hipótese classificados no ativo não circulante investimentos. 

     

    duas formas de avaliar os investimentos permanentes: pelo método de custo ou pelo método da equivalência patrimonial.

     

    Os investimentos em coligadas e controladas, sociedade do mesmo grupo e sob controle comum são avaliados pelo método da equivalência patrimonial.

     

    Os outros investimentos, que não sejam em coligadas e controladas, serão avaliados pelo Método de Custo. Vejam que este critério é residual.

  • Método da equivalência patrimonial é o método de contabilização por meio do qual o investimento é inicialmente reconhecido pelo custo e, a partir daí, é ajustado para refletir a alteração pós-aquisição na participação do investidor sobre os ativos líquidos da investida. As receitas ou as despesas do investidor incluem sua participação nos lucros ou prejuízos da investida, e os outros resultados abrangentes do investidor incluem a sua participação em outros resultados abrangentes da investida.

    Os investimentos avaliados pelo Método da Equivalência Patrimonial são evidenciados no Ativo Não Circulante – Investimentos da investidora. No entanto, se o investimento for mantido para venda, deve compor o Ativo Circulante da entidade.

    Assim, correta a afirmativa.

  • Questão muito boa para te dar confiança no dia da prova.

  • Método da equivalência patrimonial é o método de contabilização por meio do qual o investimento é inicialmente reconhecido pelo custo e, a partir daí, é ajustado para refletir a alteração pós-aquisição na participação do investidor sobre os ativos líquidos da investida. As receitas ou as despesas do investidor incluem sua participação nos lucros ou prejuízos da investida, e os outros resultados abrangentes do investidor incluem a sua participação em outros resultados abrangentes da investida.

    Os investimentos avaliados pelo Método da Equivalência Patrimonial são evidenciados no Ativo Não Circulante – Investimentos da investidora. No entanto, se o investimento for mantido para venda, deve compor o Ativo Circulante da entidade.

    gabarito: certo

  • MÉTODO DA EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL = investimentos em coligadas, controlada e empreendimento controlado

    COLIGADA (as sociedades em que, sem haver controle, uma participa com 20% ou mais do capital)

    CONTROLADA (titularidade de mais de 50% do capital)

    MÉTODO DE CUSTO =  investimentos em forma de ações ou quotas em outras empresas

    O Pronunciamento Técnico CPC 18 (R2) – Investimento em Coligada, em Controlada e em Empreendimento Controlado em Conjunto estabelece que o investimento avaliado pelo MEP deve ser classificado como um ativo não circulante, a menos que seja classificado como mantido para venda, caso em que será classificado no ativo circulante.

  • CERTO

    Investimento avaliado pelo Método da Equivalência Patrimonial

    (REGRA) = Ativo Não Circulante

    (se o investimento for mantido para venda) = Ativo Circulante

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • Participações permanentes: classificação em investimentos -ANC

    • 1) Método da equivalencia patrimonial  
    • 2) Método de custo    

    Participações temporárias: Classificação em AC ou ARLP no ANC  

    • 1) Destinada à negociação -> valor justo 
    •  2) Disponível para venda -> Valor justo  
    • 3) Demais casos -> método de custo ajustado ao valor provável de realização, quando inferior  

  • Lei 6.404

    Art. 183. No balanço, os elementos do ativo serão avaliados segundo os seguintes critérios:

    I - as aplicações em instrumentos financeiros, inclusive derivativos, e em direitos e títulos de créditos, classificados no ativo circulante ou no realizável a longo prazo:

    a) pelo seu valor justo, quando se tratar de aplicações destinadas à negociação ou disponíveis para venda;

  • CERTO

    O Pronunciamento Técnico CPC 18 (R2) – Investimento em Coligada, em Controlada e em Empreendimento Controlado em Conjunto estabelece que o investimento avaliado pelo MEP deve ser classificado como um ativo não circulante, a menos que seja classificado como mantido para venda, caso em que será classificado no ativo circulante.