SóProvas


ID
2137582
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em relação à aplicação do método da equivalência patrimonial por companhias abertas, julgue o item que se segue.

A existência de influência, mesmo que significativa, de uma entidade em relação a outra não é condição suficiente para se concluir que as referidas empresas sejam coligadas.

Alternativas
Comentários
  • CPC 18

    Coligada é a entidade sobre a qual o investidor tem influência significativa.

     

    GAB. E

    Tendo influência significativa, logo é coligada

     

     

  • CPC 18 Investimento em Coligada, em Controlada e em Empreendimento Controlado em Conjunto

    3. Coligada é a entidade sobre a qual o investidor tem influência significativa.

    Influência significativa
    5. Se o investidor mantém direta ou indiretamente (por meio de controladas, por exemplo), vinte por cento ou mais do poder de voto da investida, presume-se que ele tenha influência significativa, a menos que possa ser claramente demonstrado o contrário. Por outro lado, se o investidor detém, direta ou indiretamente (por meio de controladas, por exemplo), menos de vinte por cento do poder de voto da investida, presume-se que ele não tenha influência significativa, a menos que essa influência possa ser claramente demonstrada. A propriedade CPC_18(R2) substancial ou majoritária da investida por outro investidor não necessariamente impede que um investidor tenha influência significativa sobre ela.
    6. A existência de influência significativa por investidor geralmente é evidenciada por uma ou mais das seguintes formas:
    (a) representação no conselho de administração ou na diretoria da investida;
    (b) participação nos processos de elaboração de políticas, inclusive em decisões sobre dividendos e outras distribuições;
    (c) operações materiais entre o investidor e a investida;
    (d) intercâmbio de diretores ou gerentes;
    (e) fornecimento de informação técnica essencial.
    7. A entidade pode ter em seu poder direitos de subscrição, opções não padronizadas de compras de ações (warrants), opções de compra de ações, instrumentos de dívida ou patrimoniais conversíveis em ações ordinárias ou outros instrumentos semelhantes com potencial de, se exercidos ou convertidos, conferir à entidade poder de voto adicional ou reduzir o poder de voto de outra parte sobre as políticas financeiras e operacionais da investida (isto é, potenciais direitos de voto). A existência e a efetivação dos potenciais direitos de voto prontamente exercíveis ou conversíveis, incluindo os potenciais direitos de voto detidos por outras entidades, devem ser consideradas na avaliação de a entidade possuir ou não influência significativa ou controle. Os potenciais direitos de voto não são exercíveis ou conversíveis quando, por exemplo, não podem ser exercidos ou convertidos até uma data futura ou até a ocorrência de evento futuro.

    8. Ao avaliar se os potenciais direitos de voto contribuem para a influência significativa ou para
    o controle, a entidade deve examinar todos os fatos e circunstâncias (inclusive os termos do
    exercício dos potenciais direitos de voto e quaisquer outros acordos contratuais considerados
    individualmente ou em conjunto) que possam afetar os direitos potenciais, exceto a intenção
    da administração e a capacidade financeira de exercê-los ou convertê-los.

  • mai gosta do substantivo suficiente!

    é aqui, é em informática... isso é o suficiente pra deixar puto! tá sem conteúdo

  • Segundo o Pronunciamento Técnico CPC 18 coligada é a entidade sobre a qual o investidor tem influência significativa. Assim, a existência de influência significativa é condição suficiente para se concluir que as referidas empresas sejam coligadas.

    Com isso, incorreta a afirmativa.

    Zé Curioso: “Professor, você poderia falar mais um pouco a respeito da influência significativa?”

    Zé, influência significativa é o poder de participar das decisões sobre políticas financeiras e operacionais de uma investida, mas sem que haja o controle individual ou conjunto dessas políticas.

    Se o investidor mantém direta ou indiretamente (por meio de controladas, por exemplo), vinte por cento ou mais do poder de voto da investida, presume-se que ele tenha influência significativa, a menos que possa ser claramente demonstrado o contrário. Por outro lado, se o investidor detém, direta ou indiretamente (por meio de controladas, por exemplo), menos de vinte por cento do poder de voto da investida, presume-se que ele não tenha influência significativa, a menos que essa influência possa ser claramente demonstrada. A propriedade substancial ou majoritária da investida por outro investidor não necessariamente impede que um investidor tenha influência significativa sobre ela.

    A existência de influência significativa por investidor geralmente é evidenciada por uma ou mais das seguintes formas:

    (a) representação no conselho de administração ou na diretoria da investida;

    (b) participação nos processos de elaboração de políticas, inclusive em decisões sobre dividendos e outras distribuições;

    (c) operações materiais entre o investidor e a investida;

    (d) intercâmbio de diretores ou gerentes;

    (e) fornecimento de informação técnica essencial.

    Enfim, o importante é lembrar que se o enunciado mencionar que há influência significativa (sem controle), certamente trata-se de uma coligada!

  • Não poderia ser também uma controlada? Interpretei como verdadeiro, uma vez que ter influência significativa não é o suficiente para eu saber se é coligada ou controlada, já que pode ou não ter controle (a questão não disse se tem ou não).

  • Alex, a influência significativa está relacionado a coligada e não as controladas.

    Para saber se uma empresa é controlada é necessário saber que ao menor 50% do capital votante pertence a uma controladora.

  • Yugi, entendi que as bancas sempre associam o conceito "Influência significativa" mais às Coligadas... Mas olha só as definições de ambas:

    Sociedade Controlada  É uma entidade na qual a controladora, diretamente ou por intermédio de outras controladas, é titular de direitos de sócio que lhe assegurem, de modo permanente, preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores. Por óbvio, existe influência significativa.

    Sociedade Coligada É uma entidade, incluindo entidades sem personalidade jurídica própria, tais como parcerias, na qual o investidor exerce influência significativa e que não é nem uma controlada nem uma participação em uma joint venture (aqui nos importa que o conceito de coligada pressupõe a influência significativa).

    Por isso a minha dúvida... eu havia entendido que pra saber a diferença entre coligada e controlada eu precisaria saber justamente se há o controle (mais de 50% do capital votante, em regra) e como a questão não menciona nem que há nem que não há, eu entendi que não teria como saber com certeza se está tratando de uma ou outra.

  • Segundo o Pronunciamento Técnico CPC 18 coligada é a entidade sobre a qual o investidor tem influência significativa. Assim, a existência de influência significativa é condição suficiente para se concluir que as referidas empresas sejam coligadas.

    influência significativa é o poder de participar das decisões sobre políticas financeiras e operacionais de uma investida, mas sem que haja o controle individual ou conjunto dessas políticas.

    Se o investidor mantém direta ou indiretamente (por meio de controladas, por exemplo), vinte por cento ou mais do poder de voto da investida, presume-se que ele tenha influência significativa, a menos que possa ser claramente demonstrado o contrário.

    Por outro lado, se o investidor detém, direta ou indiretamente (por meio de controladas, por exemplo), menos de vinte por cento do poder de voto da investida, presume-se que ele não tenha influência significativa, a menos que essa influência possa ser claramente demonstrada.

    A propriedade substancial ou majoritária da investida por outro investidor não necessariamente impede que um investidor tenha influência significativa sobre ela.

    A existência de influência significativa por investidor geralmente é evidenciada por uma ou mais das seguintes formas:

    (a) representação no conselho de administração ou na diretoria da investida;

    (b) participação nos processos de elaboração de políticas, inclusive em decisões sobre dividendos e outras distribuições;

    (c) operações materiais entre o investidor e a investida;

    (d) intercâmbio de diretores ou gerentes;

    (e) fornecimento de informação técnica essencial.

    Enfim, o importante é lembrar que se o enunciado mencionar que há influência significativa (sem controle), certamente trata-se de uma coligada

    gabarito: errado

  • Gabarito: errado

    Influência significativa ---> controlada = M.E.P

    Influência não significativa ---> investimento permanente = valor justo ou custo

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • Tornando a questão correta.

    Em relação à aplicação do método da equivalência patrimonial por companhias abertas, julgue o item que se segue.

    A existência de influência, mesmo que significativa, de uma entidade em relação a outra não é condição suficiente para se concluir que as referidas empresas sejam controladas.