SóProvas


ID
2138899
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A escola norte-americana utiliza a pragmática funcionalista estrutural que estuda a sociedade como um organismo onde as suas diferentes parcelas exercem um determinado papel, necessário para o seu conjunto e os seus componentes visam contribuir para uma estabilidade e ordem social, não havendo necessariamente uma hierarquia entre elas.

Bruna Martins Bulegon e Elisangela Carlos Machado Mortari. A Contribuição do Mass Comunication Research para as Teorias das Relações Públicas. Anais do XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009.

Considerando as informações do texto, são autores da Mass Communication Research, também chamada de escola americana:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

     

    "(...) é nos Estados Unidos, a partir de 1930, que começa a se desenvolver um tipo de pesquisa voltada para os meios de comunicação de massa, particularmente para seus efeitos e funções. São esses estudos, conhecidos como Mass Communication Research, que teriam inaugurado - ou marcado o "nascimento" - da Teoria da comunicação. Este nascimento teve paternidade reconhecida; quatro pesquisadores são apontados como "pais fundadores" da pesquisa em comunicação. São eles: Paul Lazarsfeld, Harold Lasswell, Kurt Lewin e Carl Hovland."


    Livro: Curso básico de Teorias da Comunicação. Vera V. França, Paula G. Simões. 1.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. (Coleção Biblioteca Universitária)

  • Herbert Marcuse, filósofo e sociólogo, faz parte dos teóricos da 1º geração da Escola de Frankfurt.