- ID
- 62974
- Banca
- CESPE / CEBRASPE
- Órgão
- INSS
- Ano
- 2008
- Provas
- Disciplina
- Jornalismo
- Assuntos
A respeito de teorias da comunicação, julgue os itens a seguir.
Socialização, informação e educação são algumas das funções da comunicação.
A respeito de teorias da comunicação, julgue os itens a seguir.
Socialização, informação e educação são algumas das funções da comunicação.
A relevância do processo de comunicação para a sociedade atual pode ser medida pela capacidade de informações que o cidadão é capaz de receber e transmitir. Por isso, fala-se em direito à comunicação. Esse processo implica princípios éticos. Segundo Eugênio Bucci, citando Lambeth, duas correntes básicas dominam o cenário teórico nesse campo:
Talvez eu fale tão pouco de comunicação porque para mim essa noção está implícita na ....... A comunicação é a cola do mundo pós-moderno. Dito de outra forma, ela é um meio de reencarnação desse velho simbolismo, simbolismo arcaico, pelo qual percebemos que não podemos nos compreender individualmente, mas que só podemos existir e compreendermo-nos na relação com o outro"
(MAFFESOLI, M. A comunicação sem fim (teoria pós-moderna da comunicação). Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 20, p. 13-20, abr. 2003.2003, p. 13). Eduardo Portanova Barros (http://www.unisinos.br/publicacoes_cientificas/images/ stories/pdfs)
Ao explicar as concepções teóricas de Maffesoli lembra que o filósofo defende que, "para além de uma concepção progressista, destacam-se três arcaísmos na pós-modernidade: o retorno de Dioniso (dimensão hedonista da existência), a ideia de tribo (modo de estar-junto a partir do gosto compartilhado) e a de nomadismo (sedentarização da existência, retorno da animalidade, do bárbaro e do selvagem)".
A palavra que completa o trecho do texto de Maffesoli, é
Entre os diferentes conceitos que balizam o campo da pesquisa e dos estudos contemporâneos da comunicação, dois se destacam no âmbito da produção de sentido num contexto relacional:
O avanço tecnológico dos meios de comunicação levou ao surgimento do que se convencionou chamar de "sociedade da informação". Acerca desta noção e de seus desdobramentos, é correto afirmar que
A imagem de um planeta atravessado por "auto-estradas da informação" ajuda a configurar o que o sociólogo Zygmunt Bauman denominou de "tempos líquidos". Segundo este conceito, o mundo atual seria marcado pela(o)
Para caracterizar a vivência do tempo na sociedade contemporânea, Michel Maffesoli usou a imagem do tempo pontilhista, marcado pela
Julgue os itens que se seguem, relativos ao estudo dos efeitos
dos meios de comunicação de massa na sociedade.
Historicamente, os estudos dos efeitos dos mass media tiveram início no período entreguerras (1920-1930), com a vertente norte-americana denominada Communication Research, conhecida pelas pesquisas sobre efeitos de curto prazo, que associavam, entre outros elementos, os conceitos de massa e de behaviorismo.
Julgue os itens que se seguem, relativos ao estudo dos efeitos
dos meios de comunicação de massa na sociedade.
O estudo das funções dos meios de comunicação na sociedade interrompeu a tradição da análise dos efeitos dos meios de comunicação na sociedade, de modo que a perspectiva dos efeitos foi complemente superada na tradição norte-americana de pesquisa em comunicação, a partir de 1940.
Julgue os itens que se seguem, relativos ao estudo dos efeitos
dos meios de comunicação de massa na sociedade.
Vertentes teóricas como agenda-setting e newsmaking são exemplos de abordagens sobre a mídia resultantes do estudo dos efeitos de longo prazo, de abordagem sociológica, chamada sociologia dos emissores.
No que diz respeito à cibercultura, julgue o item seguinte.
A inteligência coletiva corresponde à participação de todos os atores sociais contribuindo para o desenvolvimento da sociedade dentro da cibercultura e do próprio ciberespaço.
Julgue os próximos itens a respeito do papel dos meios de
comunicação no Brasil.
A crítica dos pesquisadores da área de comunicação social ao paradigma midiacêntrico está relacionada ao reconhecimento de que há limites para a atuação da mídia e do jornalismo, não mais absolutos como sistema de hegemonia ideológica e cultural.
Julgue os próximos itens a respeito do papel dos meios de
comunicação no Brasil.
Uma das tendências das pesquisas em jornalismo no Brasil identificou um deslocamento do foco da mídia como ator hegemônico para o das relações sociais, considerado tanto um espaço de contradições quanto de negociações.
Julgue os próximos itens a respeito do papel dos meios de
comunicação no Brasil.
Segundo o paradigma sociocêntrico, a mídia e o jornalismo são protagonistas da sociedade civil, afirmando-se como um centro de poder, capaz de sustentar uma indústria da consciência.
O espetáculo é a ideologia por excelência, porque expõe e manifesta em sua plenitude a essência de todo sistema ideológico: o empobrecimento, a sujeição e a negação da vida real. O espetáculo é, materialmente, "a expressão da separação e do afastamento entre o homem e o homem". É o estágio supremo de uma expansão que fez com que a necessidade se oponha à vida. "A necessidade de dinheiro é a verdadeira necessidade produzida pela economia política, e a única necessidade que ela produz." (Manuscritos econômico-filosóficos) "O espetáculo estende a toda a vida social o princípio que Hegel, na Realphilosophie de Iena, concebe como o do dinheiro: é a vida do que está morto movendo-se em si mesma".
Assinale o autor desse texto.
A produção jornalística, pressionada pela tecnologia, pelas urgências econômicas e pela ilusão de conexão entre aceleração e qualidade, tem sido alvo de estudos e pesquisas que propõem reflexão a respeito da padronização de dados e normas de enfoque para segmentos populacionais, numa generalização radical de processos de produção em escala. (Ex: pautas sobre bocas de fumo terem inquestionável conotação policial, religiões com sacramentos pouco conhecidos serem a priori objetos de condenação, mulheres de vestido curto serem moralmente desqualificadas e passarem a reforçar um modelo de imagem feminina para consumo).
Assinale a frase que diverge do sentido crítico das demais.
A teoria funcionalista indica algumas funções da comunicação de massa em relação aos indivíduos. A respeito do assunto, identifique se as alternativas a seguir são funções da teoria funcionalista, assinalando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Atribuição de posição social e de prestígio às pessoas e aos grupos que são objeto de atenção por parte dos meios de comunicação de massa.
( ) Reforço do prestígio daqueles que se identificam com o valor socialmente difundido de serem pessoas bem informadas.
( ) Reforço das normas sociais vigentes.
( ) Consumo de informações como fator de manipulação da opinião pública.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Com referência ao papel dos meios de comunicação na construção
da realidade social e às teorias da produção da notícia e seus efeitos,
julgue o item subsecutivo.
De acordo com o conceito de sociedade do espetáculo, de Guy
Debord, julgue os itens seguintes.
Para a sociedade do espetáculo, vale o que a mídia elege como bom. Sob formas diversas — como o jornalismo, a propaganda e o entretenimento —, o espetáculo nutre-se da cultura das aparências e de mecanismos de identificação.
Alguns autores advogam que existe uma relação simbólica entre
jornalismo e democracia. A democracia sem uma imprensa livre é
impensável, assim como o jornalismo sem liberdade é inconcebível.
Do ponto de vista da teoria democrática, julgue os itens seguintes.
Ao jornalismo foi reservado o papel de “quarto poder” em relação aos outros três — Executivo, Legislativo e Judiciário —, o que significa, na prática, auxiliar as pesssoas e as instituições na busca por melhores condições de vida.
Analise as seguintes afirmações de O‘Donnell (2006, cap. 3).
"Qualquer comunicação está sujeita a confusões geradas pela complexidade da mente humana"
"Por isso, muitas vezes, o interlocutor ouve o que quer ouvir e compreende o que quer compreender".
Nesse contexto, podemos dizer que o resultado da comunicação depende:
I. das características da personalidade de quem fala e de quem ouve;
II. dos medos e preferências de quem fala e de quem ouve;
III. da comunicação que é muito simples: um fala o outro escuta;
IV. das palavras ditas, da forma de falar e da linguagem corporal que geram uma forma eficaz de comunicação se forem bem aproveitadas.
Pode-se concluir que estão CORRETAS
Tendo em vista que as abordagens dos fenômenos da comunicação pela sociologia trouxeram importantes contribuições para a compreensão desses fenômenos, julgue os itens a seguir.
A perda da aura da obra de arte, decorrente da reprodutibilidade técnica imposta em um contexto de produção seriada — inclusive, de objetos de valor cultural —, corresponde, na compreensão de Walter Benjamin, à dessacralização dos ícones.
Tendo em vista que as abordagens dos fenômenos da comunicação pela sociologia trouxeram importantes contribuições para a compreensão desses fenômenos, julgue os itens a seguir.
A mídia é capaz de transmitir esclarecimentos acerca do consumo consciente e, paradoxalmente, estimular o superconsumo por meio de estratégias de marketing e de publicidade. Os desconfortos decorrentes de paradoxos dessa natureza podem ser explicados com base na teoria das dissonâncias cognitivas.
Tendo em vista que as abordagens dos fenômenos da comunicação pela sociologia trouxeram importantes contribuições para a compreensão desses fenômenos, julgue os itens a seguir.
A teoria dos aparelhos ideológicos de Estado, de Louis Althusser, considera aparelho ideológico de Estado apenas os segmentos da mídia que estão em poder do Estado, como, por exemplo, as emissoras estatais.
Tendo em vista que as abordagens dos fenômenos da comunicação pela sociologia trouxeram importantes contribuições para a compreensão desses fenômenos, julgue os itens a seguir.
O poder que as fontes oficiais exercem sobre a pauta dos jornalistas levou teóricos da comunicação, como, por exemplo, Stuart Hall, a classificarem essas fontes como definidores primários (primary definers) e os jornalistas como definidores secundários (secondary definers), mesmo quando estes não mantêm com as fontes oficiais uma relação de subserviência.
Tendo em vista que as abordagens dos fenômenos da comunicação pela sociologia trouxeram importantes contribuições para a compreensão desses fenômenos, julgue os itens a seguir.
Os conceitos de culto de personalidade e de estética da recepção estão associados, pois ambos tratam da tendência das massas de se deixarem influenciar por grandes personalidades, como os políticos carismáticos e os pop stars.
Com referência à história e às teorias de comunicação, julgue os
itens subsequentes.
Para as teorias difusionistas da comunicação, os meios de comunicação são instrumentos de difusão horizontal de conhecimento, a favor do progresso econômico e do desenvolvimento social. Nessa perspectiva, destacam-se as ideias de Armand Mattellart, que defendeu o modelo de extensão rural adotado pelos Estados Unidos da América para incentivar o uso de tecnologias agrícolas, após a II Guerra Mundial.
Os elementos do processo comunicativo são o comunicador, a mensagem, o canal, o receptor, as fontes e os efeitos da comunicação.
Felipe Pena. Teoria da comunicação: conceitos,mídias e profissões. Rio de Janeiro, 2005, p. 17.
A respeito do tema tratado no fragmento de texto acima, julgue o item a seguir, que se refere a fundamentos teóricos da comunicação.
As fontes de informação são estudadas pela hipótese do agenda-setting (agendamento), segundo a qual são as fontes que conduzem a agenda da mídia na atualidade, dado que toda informação fidedigna depende de uma fonte segura e confiável.
Os elementos do processo comunicativo são o comunicador, a mensagem, o canal, o receptor, as fontes e os efeitos da comunicação.
Felipe Pena. Teoria da comunicação: conceitos,mídias e profissões. Rio de Janeiro, 2005, p. 17.
A respeito do tema tratado no fragmento de texto acima, julgue o item a seguir, que se refere a fundamentos teóricos da comunicação.
As funções da comunicação foram omitidas pelo fragmento de texto em apreço porque esse elemento não faz parte do processo comunicativo em si, mas dos impactos sociopolíticos, econômicos e culturais dos sistemas de comunicação na sociedade, incluindo as disfunções, a exemplo da chamada disfunção narcotizante.
No pensamento político moderno, a noção de massa apareceu difusamente de início, para depois cristalizar-se em conceito, no sentido de designar pura e simplesmente a parcela majoritária da população. Contrapõe-se, assim, às noções de elite e público.
Gabriel Cohn. Sociologia da comunicação: teoriae ideologia. São Paulo: Pioneira, 1993, p. 29.
A respeito do tema objeto do fragmento de texto acima e dos fundamentos sociológicos da comunicação, julgue o item seguinte.
O termo massa é utilizado como expressão de manifestações de cultura e de comunicação que extrapolam as fronteiras das noções de elite e de público, no sentido de mensagens facilmente acessíveis à população em geral.
No pensamento político moderno, a noção de massa apareceu difusamente de início, para depois cristalizar-se em conceito, no sentido de designar pura e simplesmente a parcela majoritária da população. Contrapõe-se, assim, às noções de elite e público.
Gabriel Cohn. Sociologia da comunicação: teoriae ideologia. São Paulo: Pioneira, 1993, p. 29.
A respeito do tema objeto do fragmento de texto acima e dos fundamentos sociológicos da comunicação, julgue o item seguinte.
Historicamente, o conceito de indústria cultural desenvolvido no âmbito da escola de Frankfurt, por Adorno e Horkheimer, é posterior ao de cultura de massas e se contrapõe ao pressuposto norte-americano de cultura democrática.
No pensamento político moderno, a noção de massa apareceu difusamente de início, para depois cristalizar-se em conceito, no sentido de designar pura e simplesmente a parcela majoritária da população. Contrapõe-se, assim, às noções de elite e público.
Gabriel Cohn. Sociologia da comunicação: teoriae ideologia. São Paulo: Pioneira, 1993, p. 29.
A respeito do tema objeto do fragmento de texto acima e dos fundamentos sociológicos da comunicação, julgue o item seguinte.
No pensamento político moderno, a noção de massa apareceu difusamente de início, para depois cristalizar-se em conceito, no sentido de designar pura e simplesmente a parcela majoritária da população. Contrapõe-se, assim, às noções de elite e público.
Gabriel Cohn. Sociologia da comunicação: teoriae ideologia. São Paulo: Pioneira, 1993, p. 29.
A respeito do tema objeto do fragmento de texto acima e dos fundamentos sociológicos da comunicação, julgue o item seguinte.
A economia política da comunicação desenvolveu-se a partir dos anos 60, com o respaldo da teoria da dependência. Um dos focos dos estudos embasados por essa perspectiva analítica foi a crítica ao imperialismo cultural. Segundo essa visão, as indústrias culturais passaram a ser vistas como agentes do capital a serviço da dependência cultural.
No pensamento político moderno, a noção de massa apareceu difusamente de início, para depois cristalizar-se em conceito, no sentido de designar pura e simplesmente a parcela majoritária da população. Contrapõe-se, assim, às noções de elite e público.
Gabriel Cohn. Sociologia da comunicação: teoriae ideologia. São Paulo: Pioneira, 1993, p. 29.
A respeito do tema objeto do fragmento de texto acima e dos fundamentos sociológicos da comunicação, julgue o item seguinte.
Na perspectiva pós-moderna das culturas híbridas, a cultura de massas criou uma identidade cultural uniforme, homogênea e globalizada, em escala planetária. Assim, os conceitos de classe social, públicos segmentados e elites culturais foram completamente superados. Nessa nova concepção, prevalece a noção de comunidades virtuais, as quais assumiram o papel de elites culturais na pós- modernidade.
No pensamento político moderno, a noção de massa apareceu difusamente de início, para depois cristalizar-se em conceito, no sentido de designar pura e simplesmente a parcela majoritária da população. Contrapõe-se, assim, às noções de elite e público.
Gabriel Cohn. Sociologia da comunicação: teoriae ideologia. São Paulo: Pioneira, 1993, p. 29.
A respeito do tema objeto do fragmento de texto acima e dos fundamentos sociológicos da comunicação, julgue o item seguinte.
Os estudos acerca de cibercultura apresentam diversas visões a respeito do caráter democratizante das tecnologias de comunicação e de informação. Nessa pluralidade, destacam-se aqueles que ressaltam a democracia virtual e os que apontam as tecnologias como uma força a favor do capitalismo, em seu estágio informacional.
No pensamento político moderno, a noção de massa apareceu difusamente de início, para depois cristalizar-se em conceito, no sentido de designar pura e simplesmente a parcela majoritária da população. Contrapõe-se, assim, às noções de elite e público.
Gabriel Cohn. Sociologia da comunicação: teoriae ideologia. São Paulo: Pioneira, 1993, p. 29.
A respeito do tema objeto do fragmento de texto acima e dos fundamentos sociológicos da comunicação, julgue o item seguinte.
Foi no bojo dos estudos culturais, herdeiros das escolas de sociologia alemã, na década passada, que surgiram conceitos tecnológicos fundamentais para a compreensão da cultura virtual, como interatividade, sociedade em rede, capitalismo informacional, esfera pública virtual, tecnologias da inteligência e colaboração criativa.
Cooley, Mead e Park, entre outros, desenvolveram a tese de que a sociedade não pode ser estudada fora dos processos de interação entre as pessoas, é constituída simbolicamente pela comunicação. A vida social não se mantém por conta de nenhuma dinâmica interna ou requisito sistêmico, mas sim pelo fato dos seres humanos serem capazes de interpretar seu contexto vital e responder praticamente aos estímulos de que são destinatários. (As teorias da Comunicação, Rüdiger, Francisco. 1.ed. 2010)
Essa tese foi desenvolvida
Para George Herbert Mead, ao longo de seu processo de socialização, o indivíduo aprende a interagir socialmente a partir de três etapas básicas:
• na primeira, a espontaneidade é dominante e não se tem regras fixas.
• na segunda, as regras da interação definem claramente quem é quem e que papéis se devem cumprir.
• na terceira, o indivíduo tem acesso a todos os papéis de sua comunidade, sendo capaz de vere neles, compreendendo o comportamento dos outros e a eles respondendo, adequadamente, durante o curso da interação à vida social.
Mead denominou, metaforicamente, estas três etapas sucessivas, respectivamente, de
As teorias da Comunicação têm elaborado muitos conceitos para analisar com mais rigor a realidade das sociedades contemporâneas e, em especial, o impacto da Comunicação nestas sociedades. Alguns dos conceitos têm sido amplamente utilizados e muitas vezes criticados. Assinale a alternativa correta.
Acerca das teorias da comunicação e da sociologia da comunicação, julgue o item.
Ao denunciarem práticas ameaçadoras à sociedade — como, por exemplo, o consumo de crack —, os meios de comunicação operam de acordo com a abordagem funcionalista da comunicação social.
Acerca das teorias da comunicação e da sociologia da comunicação, julgue o item.
A questão “quem diz o quê a quem, por que canal e com quais efeitos” fornece um mapeamento para a pesquisa em comunicação social e sugere, entre outros, análises de conteúdo, controle e efeitos.
Acerca das teorias da comunicação e da sociologia da comunicação, julgue o item.
Denomina-se disfunção narcotizante a apatia provocada na audiência pela informação da mídia, que é capaz de prover informação, mas ao mesmo tempo não produz envolvimento e atividade política nos receptores.
Acerca das teorias da comunicação e da sociologia da comunicação, julgue o item.
Na cultura de massa, os elementos antropológicos relacionados tanto aos objetos de consumo quanto ao consumidor são destacados pela teoria culturológica. Pin-ups, jukeboxes e a mídia que cultua os faits-divers são objetos de estudo dessa teoria.
Acerca das teorias da comunicação e da sociologia da comunicação, julgue o item.
A sociologia da comunicação preocupa-se com a comunicação como fato mediador da sociabilidade, e não propriamente com a comunicação tomada como objeto teórico.
Acerca das teorias da comunicação e da sociologia da comunicação, julgue o item.
A sociologia da comunicação surgiu a partir da invenção da prensa de tipos móveis, no século XV, e atingiu seu ápice a partir do surgimento da comunicação de massa no final do século XVIII, com os jornais impressos.
A respeito dos conceitos de comunicação pública e de opinião pública, julgue os itens que se seguem.
Segundo a teoria crítica, a opinião pública, que depende do uso público da razão, está diretamente ligada à esfera pública, ou seja, quanto melhores forem as condições de funcionamento da esfera pública, mais legítima será a opinião pública.
Um dos critérios de classificação dos tipos de comunicação é o polo do emissor. Com base nesse critério, assinale a opção correta no que concerne aos tipos fundamentais de comunicação.
Um dos objetivos da sociologia da comunicação é compreender a relação entre os meios de comunicação de massa e os atores sociais. A partir dessa informação, assinale a opção correta.
Com base nas principais teorias a respeito do papel dos meios de
comunicação e considerando a responsabilidade social e a
importância desses meios para o funcionamento do Estado
democrático republicano, julgue o item seguinte.
Ao longo do século XX, estudos e pesquisas focalizaram de
diferentes maneiras o poder exercido pelos meios de comunicação
sobre os cidadãos e sobre as atitudes destes. A respeito desses
estudos, julgue o item a seguir.
O conceito de cidadania atual parte de estudos clássicos que compreendem esse termo como:
Numa visão ampliada e atualizada sobre cidadania, a comunicação é fundamental, pois:
Com relação às teorias da comunicação, julgue os itens a seguir.
A inserção do pesquisador no ambiente natural de ocorrência do fenômeno, a sua interação com a situação investigada e o compartilhamento, pelo investigador, das atividades do grupo ou do contexto estudado são características da pesquisa participante.
Julgue os itens seguintes, relativos às teorias da comunicação.
Os estudos culturais consideram como cultura todas as práticas sociais, sendo a soma de todas as suas inter-relações.
Julgue os itens seguintes, relativos às teorias da comunicação.
A teoria hipodérmica foi elaborada no mesmo período em que as comunicações de massa se difundiram em larga escala.
Como você definiria a Teoria do Agendamento?
Harold Dwight Lasswell (1902-1978) foi um dos mais importantes teóricos da Comunicação. A frase que resume melhor a sua visão da Comunicação é:
“Indústria Cultural” é um termo dos sociólogos alemães Theodor Adorno e Max Horkheimer e que aparece no texto Dialética do Esclarecimento, escrito em 1947. Nele, os autores defendem:
Com relação às teorias da comunicação, julgue os itens seguintes.
De acordo com a teoria da persuasão, as mensagens dos meios de comunicação produzem estímulos que afetam, de forma distinta, o público, conforme a personalidade de cada indivíduo.
Com relação às teorias da comunicação, julgue os itens seguintes.
Na teoria hipodérmica, os processos de comunicação de massa são associados às características do contexto social em que esses processos são produzidos.
Ao se redigir um conteúdo para veículos de comunicação de massa, é preciso levar em conta as potencialidades e as limitações de cada um. Com base nessa premissa, julgue o seguinte item.
O rádio, ao contrário da televisão, não monopoliza a atenção do público; a mídia impressa, por sua vez, favorece a análise e a reflexão.
Acerca das teorias da comunicação, julgue os itens a seguir.
O paradigma da sociedade de massa está presente em diversas teorias da comunicação surgidas no século XVI. Apesar de diferentes em abordagens, a teoria hipodérmica, a teoria crítica e o agendamento, por exemplo, vinculam-se à ideia de que os meios de comunicação provocam forte efeito nos indivíduos.
Uma característica das sociedades marcadas pelo domínio da oralidade primária é a(o)
Um ato de comunicação prevê a junção de dados externos e internos à linguagem. Os externos NÃO podem ser caracterizados por
Herman e Chomsky afirmam que: 1) a estrutura de propriedade da mídia; 2) a procura do lucro e a importância da publicidade; 3) a dependência dos jornalistas de fontes governamentais e de fontes do mundo empresarial; 4) as ações punitivas dos poderosos; 5) a ideologia anticomunista dominante entre a comunidade jornalística norte-americana (Adaptado de: www.ec.ubi.pt/ec), são responsáveis
A respeito dos grupos que se formam na sociedade, é correto afirmar que
Para Dominique Wolton, a sociedade da informação impôs-se em menos de vinte anos com um sucesso considerável, legitimado pela prospectiva, pelas indústrias da comunicação, pelos tecnocratas e por um certo discurso de engenheiros e pelas mídias. Junto ao surgimento dessa sociedade, se fortalece a presença de uma ideologia técnica, que possui entre seus efeitos:
Com relação a teorias da comunicação, julgue os itens que se seguem.
A disfunção narcotizante atribuída por alguns teóricos aos meios de comunicação de massa inclui a análise de que esses meios canalizam a energia humana para um conhecimento passivo e não para a participação ativa.
Nos anos 40 e 50, na história da sociologia funcionalista da mídia, colocou-se em questão o princípio mecanicista lasswelliano do efeito direto e indiferenciado bem como o argumento tautológico sobre o “efeito massificador” da “sociedade de massa”. Um elemento novo surgido nesta análise, chama-se
Em relação à estética na comunicação, assinale a alternativa correta.
Tanto a teoria da comunicação de massa quanto a teoria de comunicação em geral refletem correntes de pensamento extraídas fundamentalmente da psicologia, da psicologia social e da sociologia. Alguns autores compartilharam dos mesmos modelos ou escolas principais, no estudo da comunicação, com perspectivas mais abrangentes, sendo elas a processual e a semiótica. Acerca desse assunto, é correto afirmar que a semiótica
Para alguns autores da teoria crítica da Escola de Frankfurt, “consiste em uma máquina destruidora da razão, empresa totalitária de erradicação da autonomia do pensamento que estigmatizaria o consumível e a indústria cultural”
(ADORNO; HORKHEIMERcitados por LIPOVETSKY, 1989, p.15).
Ofragmento apresenta uma definição de:
Um produto ideológico faz parte de uma realidade como todo corpo físico, instrumento de produção ou produto de consumo, e, ao contrário desses, também reflete e refrata uma outra realidade, que lhe é exterior.
Assim, tudo que é ideológico possui um significado. Nesse contexto, considerando-se as relações entre signos-simbólico e ideológico, conclui-se que
Pensadores e pesquisadores das disciplinas de ciências humanas, como Filosofia, Sociologia, Psicologia e Lingüística, têm dado contribuições em hipóteses e análises para o que se denomina "Teoria da Comunicação", um apanhado geral de ideias que pensam a comunicação entre indivíduos - especialmente a comunicação mediada - como fenômeno social. Entre as teorias, destacam-se o funcionalismo, primeira corrente teórica, a Escola de Frankfurt e a Escola de Paio Alto. O trabalho teórico na América Latina ganhou impulso na década de 1970, quando se passou a retrabalhar e transformar as teorias anteriores. Assim, surgiu a Teoria das Mediações, de Jesús Martin- Barbero, que apresenta uma percepção diferenciada para a relação existente entre emissor e receptor de determinada mensagem. Qual?
Desde que a comunicação se tornou objeto de estudo, diversos modelos teóricos foram criados para explicar o processo segundo o qual ela se realiza. No ínicio, dava-se ênfase à produção, com a representação de um emissor transmitindo um conteúdo a um receptor.
Nos modelos mais recentes, torna-se nítida a necessidade de representar a(o)
A “esfera pública interconectada” é uma definição adotada para entender o conceito de “esfera pública”, de Jurgen Habermas, no contexto da comunicação em rede, e afeta as estruturas das instituições
A Teoria Empírica de Campo baseia suas pesquisas na sociologia, concluindo que a mídia cumpre papel limitado no jogo de influência das relações comunitárias. Assim, o que se considera apenas mais um instrumento de persuasão na vida social, é conhecido por
Pierre Lévy, teórico da cibercultura, defende a hipótese de que a revolução do ciberespaço vai reestruturar profundamente a esfera pública mundial, o que terá profundas repercussões sobre a vida democrática. Para ele, a nova esfera pública surgida com as novas tecnologias “tem três características essenciais e importantes se quisermos tirar todas as conclusões referentes às novas formas de governança” (LÉVY, 2003, p. 369 e 375). São elas:
“Sistemas eletrônicos de comunicação, indo da automação de organismos (cibernética) à informatização a distância (telemática), levaram à instauração do princípio da virtualidade, acelerando o transporte da informação, a transmissão de dados e, sobretudo, a transferência do sentido. Uma nova esfera de trocas se deixa assinalar por uma paradoxal 'imaterialidade concreta', representada pela nova 'espacialidade eletrônica'” (POLISTCHUK; TRINTA, 2003, p. 46). O ambiente descrito atende pelo nome de:
Com relação aos impactos e às funções sociais da tecnologia da comunicação e informação, julgue o próximo item.
A Internet e os sistemas de localização como o GPS criaram
novos paradigmas, como o ciberespaço e a cibercultura, que
permitem ao usuário de redes digitais acessar, por exemplo,
obras de arte de um museu sem sair de casa.
Acerca das teorias da comunicação, principais correntes e
pensadores, julgue o item seguinte.
A impossibilidade de feedback no processo de comunicação
funcionalista foi um dos pontos mais atacados pelos teóricos
que vieram depois dos pensadores da Escola de Chicago, a
exemplo dos integrantes da corrente inglesa intitulada Estudos
Culturais.
Acerca das teorias da comunicação, principais correntes e pensadores, julgue o item seguinte.
A construção de um processo de comunicação em um eixo de
influência do emissor sobre o receptor decorreu, em parte, de
analogia buscada na relação estímulo-resposta formulada a
partir de experiências realizadas pela psicologia
comportamental (behaviorista).
Acerca das teorias da comunicação, principais correntes e pensadores, julgue o item seguinte.
Nos primórdios das teorias da comunicação, a cibernética,
ciência do comando e do controle, desempenhou um papel de
base para a formação desse campo, especialmente com relação
à unilateralidade da relação emissor-receptor.
Acerca das teorias da comunicação, principais correntes e pensadores, julgue o item seguinte.
Um dos fatores explicativos para a influência de teorias
formuladas por matemáticos e engenheiros eletricistas no
campo da comunicação foi a fácil aplicação sistêmica e
funcional dessas teorias em campos humanos e sociais e
respectivos controles à base do input e output.
De acordo com Jurgen Habermas, que, retrabalhando as contribuições Parsonianas, elaborou, no ano de 1981, uma sociologia do agir comunicativo, a sociologia crítica deve estudar as redes de interação em uma sociedade constituída por relações comunicativas, a união na comunicação de sujeitos opostos. Ao agir estratégico, isto é, à razão e à ação numa perspectiva estritamente utilitária e instrumental (cujos meios de comunicação de massa são seu dispositivo privilegiado), que ameaçam colonizar o mundo social vivido. Habermas contrapõe outros modos de ação ou de relações com o mundo a seus próprios critérios de validade. Segundo o autor:
Assinale a opção CORRETA a respeito do texto.
Midiatização é um processo que tem merecido
discussões ampliadas de pensadores dos campos
da sociologia e da comunicação. Entre os
pensadores brasileiros, destaca-se Muniz Sodré.
I. O meio é entendido por esse autor como uma
ambiência que conforma um bios existencial
próprio, em um processo sociotecnológico.
II. O autor teoriza a questão comunicacional sob o
prisma da recepção.
III. Para o autor a midiatização é o movimento em
que o indivíduo se lança para além do real
manifesto em discurso, ou seja, procura romper
as cadeias conceituais, sejam elas
econômicas, políticas, culturais, estéticas.
Assinale a alternativa correta:
Em relação aos estudos da comunicação
baseados no paradigma funcionalista, considere
as seguintes sentenças:
I. Para se aproximar o funcionalismo dos estudos
da comunicação, deve-se lembrar que, também
nos fenômenos comunicativos da sociedade,
um dado conjunto se compõe mais de coisas
ou de substâncias do que de funções.
II. Isto quer dizer que cada realidade existente se
define por uma função, isto é, pela atividade que lhe cabe em um conjunto cujas partes são
necessariamente solidárias.
III. O funcionalismo supõe que o desenvolvimento
dos meios de comunicação corresponda a
novas necessidades sociais. Assim, aos meios
compete proporcionar satisfações a
expectativas de um público que se acha
exposto à ação dos referidos meios.
IV. Os fatos e fenômenos da comunicação podem
ser assim explicados funcionalmente, isto é,
pelo modo como se inter-relacionam no interior
do sistema que os integra.
V. Nos domínios da comunicação, os
funcionalistas se empenharam em avaliar o
alcance psicossocial dos meios de
comunicação. Para tanto, passaram a se
ocupar da influência e dos efeitos produzidos
pelos meios de comunicação.
Assinale a alternativa correta:
Com base nas teorias e correntes de pesquisa sobre comunicação, julgue o seguinte item.
A pesquisa em comunicação teve origem no século XX, a partir da contribuição de outras áreas do conhecimento, como sociologia e psicologia.
Com base nas teorias e correntes de pesquisa sobre comunicação, julgue o seguinte item.
Marshall McLuhan foi um eminente pesquisador da área da comunicação que se destacou por ressaltar a importância do impacto dos meios de comunicação na sociedade moderna, tema que até então era pouco contemplado pela pesquisa na área.
[...] tudo é meio, o diálogo é o fim.[...] Duas vozes são o mínimo de existência.
BAKHTIN, Mikhail, 1929 citado por SANTAELLA, Lúcia e NÖ TH, Winfried. Comunicação e Semiótica. São Paulo: Hacker, 2004, p. 187.
Assinale a alternativa que CONTRARIA o pensamento do autor
A natureza interdisciplinar dos estudos de comunicação deve ser interpretada como o concurso de disciplinas
independentes (Sociologia, Psicologia, Linguística...), que guardam seus interesses específicos, ou como uma
síntese desses saberes, fundando portanto um objetivo e um objeto particular?
MARTINO, Luiz C. Interdisciplinaride e objeto de estudo da comunicação. In: HOHLFELDT, Antonio, MARTINO, Luis C. e FRANÇA, Vera
Veiga (Org.) Teorias da comunicação. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2001, p. 36.
A resposta, de acordo com a visão do autor, encontra-se em uma das alternativas a seguir. Assinale-a.
A comunicação, enquanto problema particular e como disciplina organizada, somente ganha autonomia quando
de uma tomada de significação. Quando ela passa a ter o sentido de uma prática social que se exprime como
estratégia racional de inserção do indivíduo na coletividade.
MARTINO, Luiz C. Interdisciplinaride e objeto de estudo da comunicação. In: HOHLFELDT, Antonio, MARTINO, Luis C. e FRANÇA, Vera
Veiga (Org.) Teorias da comunicação. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2001, p. 34.
Assinale a opção que se encontra em DESACORDO com o enunciado do autor.
Assinale a alternativa correta que se remete a uma questão histórica proposta pelos estudos da comunicação.
Na França, o termo comunicação remonta ao século XIV, inventado por Nicole Oresme, filósofo e físico,
conselheiro do rei Carlos Vque fundou a primeira biblioteca real . [...]No século XIV, esse conceito era novo, pois o
universo medieval conhecia apenas o conceito de comunhão que supõe uma não distância, uma simbiose não
somente entre seus atores, mas também entre os médiuns e as mensagens.
DEBRAY, 1993, p.33 citado por FRANÇA, Vera Veiga. O objeto da comunicação/ a comunicação como objeto. In: HOHLFELDT, Antonio,
MARTINO, Luis C. e FRANÇA, Vera Veiga (Org.) Teorias da comunicação. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2001, p. 41.
Assinale a alternativa que exprime a síntese conclusiva dada pelo autor.
Assinale a alternativa que completa as lacunas do enunciado a seguir.
Eis o quadro onde está instalada a teoria hipodérmica: de um lado, a teoria social
____________________________________________________________, de outro, a teoria psicológica
____________________________________________________________.
Quanto mais sólidas se tornam as posições da indústria cultural, tanto mais brutalmente esta pode agir sobre as
necessidades dos consumidores.[...]
HORKHEIMER, M. e ADORNO, T. citado por FERREIRA, Giovandro Marcus. As origens recentes: os meios de comunicação pelo viés do
paradigma da sociedade de massa. In: HOHLFELDT, Antonio, MARTINO, Luis C. e FRANÇA, Vera Veiga (Org.) Teorias da comunicação.
3.ed. Petrópolis: Vozes, 2001, p.110-111.
Marque a alternativa que expressa o desenvolvimento dado à questão enunciada.