SóProvas


ID
214012
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ADAGRI-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em um entreposto de carnes, alguns cortes de pernil de
suíno, embalados a vácuo, apresentaram grandes quantidades de
suco no interior de suas embalagens, além de coloração
esbranquiçada.


Em relação à situação apresentada, julgue os itens de 94 a 103.

Condições higiênicas inadequadas no momento do abate dos suínos podem promover a contaminação das carcaças pelos microrganismos Pseudomonas aeruginosa, que, por sua vez, produzem pigmento de coloração branca, contribuindo com a coloração esbranquiçada mencionada.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Isso é causado por carne PSE, comum em suínos.

  • GABARITO: ERRADO

    .

    Causas da coloração esbranquiçada na carne PSE.

    Segundo Pelicano & Prata (2007), conforme ocorre migração da água do interior para o exterior da carne (exsudação) causará a cor pálida da carne. Isso se dá ao fato de que a água tem um potencial de refração da luz acentuado, e, como no caso da carne exsudativa a água permanece na superfície, e consequentemente reflete mais luz, tornando a carne pálida.

    Uma das razões para a palidez se dá pela ausência da mioglobina, e também a mudança química do pigmento, sendo essa causada pela rápida queda do pH (expondo as proteínas sarcoplasmáticas, incluindo a mioglobina a um pH mais baixo enquanto a temperatura post-mortem ainda está alta).

    .

    Pseudomonas aerugionosa

    A Pseudomonas aeruginosa é capaz de crescer em temperatura de refrigeração, deteriorar alimentos como o pescado, onde se torna predominante durante estocagem em refrigeração, além de ser um germe oportunista, causador de gastroenterite no homem.

    Paeruginosa apresenta-se em colônias características, grandes, com odor adocicado de uva. A maioria das cepas produz um pigmento denominado piocianina no ágar MacConkey, conferindo umacoloração característica azul- esverdeada com brilho metálico às colônias