SóProvas


ID
2140477
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere as seguintes decisões de política monetária tomadas pelo Banco Central:

I – redução do compulsório;

II – aumento do compulsório;

III – redução da taxa de redesconto;

IV – aumento da taxa de redesconto;

V – compra de títulos públicos no mercado aberto;

VI – venda de títulos públicos no mercado aberto.

As seguintes decisões acarretam uma diminuição da oferta monetária:

Alternativas
Comentários
  • Política Contracionista (redução da Oferta Monetária)

    II – aumento do compulsório;

    IV – aumento da taxa de redesconto;

    VI – venda de títulos públicos no mercado aberto.

     

    Política Expansionista (aumento da Oferta Monetária)

    I – redução do compulsório;

    III – redução da taxa de redesconto;

    V – compra de títulos públicos no mercado aberto;

     

    GABARITO E

    Nobre Nobre Economista do BACEN

  • Política Monetária Restritiva: engloba um conjunto de medidas que tendem a reduzir o crescimento da quantidade de moeda, e a encarecer os empréstimos. Alem de  diminuir o PIB, inflação e a própria oferta

     

     

     

    Recolhimento compulsório: consiste na custódia, pelo Banco Central, de parcela dos depósitos recebidos do público pelos bancos comerciais. Esse instrumento é ativo, pois atua diretamente sobre o nível de reservas bancárias, reduzindo o efeito multiplicador e, consequentemente, a liquidez da economia.

     

    Assistência Financeira de liquidez: o Banco Central empresta dinheiro aos bancos comerciais, sob determinado prazo e taxa de pagamento. Quando esse prazo é reduzido e a taxa de juros do empréstimo é aumentada, a taxa de juros da própria economia aumenta, causando uma diminuição na liquidez.

     

    Venda de Títulos públicos: quando o Banco Central vende títulos públicos ele retira moeda da economia, que é trocada pelos títulos. Desta forma há uma contração dos meios de pagamento e da liquidez da economia.

     

     

    política Monetária Expansiva: é formada por medidas que tendem a acelerar a quantidade de moeda e a baratear os empréstimos (baixar as taxas de juros). Incidirá positivamente sobre a demanda agregada. Além de aumentar o PIB e a inflação

     

    Diminuição do recolhimento compulsório: o Banco Central diminui os valores que toma em custódia dos bancos comerciais, possibilitando um aumento do efeito multiplicador, e da liquidez da economia como um todo.

     

    Assistência Financeira de Liquidez: o Banco Central, ao emprestar dinheiro aos bancos comerciais, aumenta o prazo do pagamento e diminui a taxa de juros. Essas medidas ajudam a diminuir a taxa de juros da economia, e a aumentar a liquidez.

     

    Compra de títulos públicos: quando o Banco Central compra títulos públicos há uma expansão dos meios de pagamento, que é a moeda dada em troca dos títulos. Com isso, ocorre uma redução na taxa de juros e um aumento da liquidez.