SóProvas


ID
2140849
Banca
FCM
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considere a seguinte descrição de um processo de amostragem.

     “Caracteriza-se pela seleção de uma amostra de cada subgrupo da população considerada. O fundamento para delimitar os subgrupos pode ser encontrado em propriedades como sexo, idade ou classe social. Muitas vezes essas propriedades são combinadas, o que exige uma matriz de classificação. Essa amostragem pode ser proporcional ou não proporcional” (GIL, 2002, p. 92).       

A descrição refere-se à amostragem

Alternativas
Comentários
  • Para Gil (2008), amostragem estratificada caracteriza-se pela seleção de uma amostra de cada subgrupo dapopulação considerada. O fundamento para delimitar os  subjgrupos ou estratos pode ser encontrado em propriedades como sexo, idade ou; classe social. Muitas vezes essas propriedades são combinadas, o que exige uma matriz de classificação. Por exemplo, quando se combina homem e mulher com "maiorde 18 anos "e" menor de 18 anos", resultam quatro estratos: "homem menor de 18 anos", "mulher menor de 18 anos", "homem maior de 18anos", "mulher maior de 18 anos".
    A amostragem estratificada pode ser proporcional ou não proporcional. No primeirocaso, seleciona-se de cada grupo uma amostra aleatória ou seja proporcional à extensão de cada subgrupo determinado por alguma propriedade tida como relevante. Por exemplo, se uma população é formada por 70% de homens e 30% de mulheres, então a amostra deverá obedecer às mesmas proporções no  que se refere ao sexo. Este tipo de amostragem tem como principal vantagem o fato de assegurar representatividade em relação às propriedades adotadas como critérios para estratificação.

    No caso da amostragem estratificada não proporcional, a extensão das amostras dos vários estratos não é proporcional à extensão desses estratos em relação ao universo.Hásituações em que este procedimento é o mais adequado, particularmente naqueles em que se tem interesse na comparação entre os vários estratos.

     

    Gil, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social.São Paulo Editora Atlas. 2008