SóProvas


ID
2142145
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Uma usuária dos serviços de assistência social e saúde, no município onde reside, conhece seus direitos e sabe de quem cobrar atitudes. Tem seu cadastro sempre atualizado, participa de reuniões, encontros e atividades propostas pelos serviços sempre que tem disponibilidade. Ela foi convidada a fazer parte do Conselho Municipal de Saúde como representante dos usuários. Frequenta, mesmo com dificuldades, quase todas as reuniões do conselho e se interessa por compreender e opinar nas decisões. A Lei Orgânica de Saúde define como a participação dessa usuária nesse conselho pode contribuir no processo de gestão do Sistema Único de Saúde e seus programas. Com base nisso, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Bom di@, coleguinh@s!

    Questão simples, mas que requer atenção do candidato. Dentre as alternativas descritas a única opção que permite diretamente a participação da assistente social na gestão e controle da política de saúde, através dos órgãos deliberativos, é a letra D.

     

    Letra A: Lei 8.080, 19.09.1990, art.37.

    Letra B: Lei 8.080, 19.09.1990, art.27.

    Letra C: Lei 8.080, 19.09.1990, art.19-J.

    Letra E: Lei 8.080, 19.09.1990, art.18.

  • Gabarito letra D

    Art. 36. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

  • ECA:

     

    § 6o  A gestante e a parturiente têm direito a 1 (um) acompanhante de sua preferência durante o período do pré-natal, do trabalho de parto e do pós-parto imediato.         (Incluído pela Lei nº 13.257, de 2016)

  • Todos os enunciados estão na Lei 8080/90, copiado e colado. Mas a questão apenas pediu o enunciado que pudesse ter a participação da usuária.

    (...)A Lei Orgânica de Saúde define como a participação dessa usuária nesse conselho pode contribuir no processo de gestão do Sistema Único de Saúde e seus programas.