A Remuneração por Competência desvia dos moldes tradicionais da remuneração aplicadas nas empresas, iniciando a partir dos aspectos inovadores na Gestão de Pessoas foi inserido nesse contexto de competitividade crescente. A gestão por competência permite entre outros benefícios melhor desenvolvimento e aproveitamento dos recursos humanos (DUTRA, 2001 p.118). Através de análise pode identificar competências que se tornam já efetivas e também identificar potenciais para tal desenvolvimento. A Remuneração por competência é uma parte que forma o universo da Gestão por Competência.
O conceito da Remuneração por Competência surge na década de 60, nos Estados Unidos e Canadá. Nos anos 70 com o surgimento do conceito de maturidade para profissionais, empresas começaram a trabalhar em um novo conceito para a remuneração, capaz de alinhar as suas estratégias organizacionais às suas políticas de recompensas pelos desempenhos de cada profissional.
No Brasil, nos anos 90, começaram a ser discutidas em universidades e em 1995 a Dupont e a Copesul foram as primeiras a implantar este sistema de remuneração por habilidades e competências.