SóProvas


ID
2142955
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As Escolas Clássicas da Administração veem as organizações como um corpo rígido e conservador, porém a Teoria Clássica desenvolveu o princípio de política racional. Assim, a história da Administração Clássica pode ser visualizada como uma sequência lógica de fatores, sendo:

Alternativas
Comentários
  • aumento do reconhecimento da importância dos fatores psicológicos?

  • Que eu lembre o "aumento do reconhecimento da importância dos fatores psicológicos" ocorreu quando Taylor percebeu que fatores como iluminação, ruídos, distância de equipamentos, poderiam trazer fadiga física ou psicológica aos funcionários, momento em que propôs que esses fatores deveriam trazer tanto conforto ao empregado quanto possível, aumentando a eficiência do empregado...
     

  • Para mim, é a A, pois havia a motivação ao pagar mais para quem produzisse mais. Quanto a E, "aumento do reconhecimento da importância dos fatores psicológicos", não enxergo.

  • Gabarito letra E?

     

     

    Características da Abordagem Cietífica da Administração (Frederick Taylor):

     

    Estudo dos tempos e movimentos

    Padronização da "melhor maneira"

    Divisão do trabalho/especialização

    Incentivos materiais/pagamento por produtividade

    "Homo Economicus" - Sistema fechado

     

    A Teoria Clássica da Administração (Henry Fayol) tinha a ideia de que as pessoas seriam motivadas através de incentivos financeiros, ou seja, o conceito do “homo econômicus” também estava presente. A Teoria Clássica não se preocupou também com os aspectos ligados aos indivíduos. Aspectos como os de comunicação, de motivação, e de liderança foram pouco tratados. Somente com a Teoria das Relações Humanas isto será melhor abordado.

     

    A Teoria das Relações Humanas buscou o aumento da produtividade através de uma atenção especial às pessoas. A noção básica era a de que os gestores deveriam entender melhor seus funcionários e adaptar as organizações aos seus empregados. Com isso, alcançariam maiores resultados.

    Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.

     

     

  • Sem cabimento essa letra E.  Vejam as palavras de Chiavenato pag. 96: Nenhum dos autores Clássicos levou em consideração fatores psicológicos. Mesmo Urwick e Gulick, quando escreveram suas obras, já conheciam os resultados da experiência de Hawthorne, que inaugurou a Escola das Relações Humanas e mostrou o componente humano dentro das organizações. Contudo, preferiram manter a posição ortodoxa da Teoria Clássica.

    Fonte: Chiavenato, Introdução a Teoria Geral da Administração, pag. 96

  • Letra "e", como assim??

  • Sem cabimento a alternativa E. A teoria Clássica seguiu a mesma linha de raciocínio da teoria Científica em que o conceito do "Homo Economicus" era presente em ambas, e tal conceito faz referência ao homem que pensava só no dinheiro e trabalho; essa preocupação com o psicológico dos funcionários veio a partir de Mayo. Inclusive uma das críticas feitas à teoria é o fato do "esquecimento das pessoas." Para mim a correta é a questão D.

  • Bom dia pessoal! Também errei a questão, mas depois pesquisando, segue abaixo o que encontrei, na verdade na letra E fala em "fatores psicológicos" e não com a preocupação com o ser humano. Segue:

    Hugo Münsterberg foi quem estabeleceu as bases e justificativas da psicologia industrial na administração científica. Munsterberg relacionou as habilidades dos novos empregados com as demandas de trabalho da organização.

  • A professora comentou a questão e confirmou que todas as questão estão erradas. A letra "a" por tratar de visão motivacional e a "e" por fatores psicológicos. Tanto este como aquele só são estudados e dado relevância na Escola das relações humanas.

  • Por isso essa "bagaceira" as bancas fazem o que querem, por que não sugerir bibliografia?Para isso mesmo, fazer o que bem entendem...Conforme salienta a professora Karen(QC) não existe alternativa correta!De fato não há!

  • Letra A não tem cabimento.  A parte "proporciona uma visão motivacional" elimina esta opção; 

    Marquei a E (Gab correto) porque as outras estão grosseiramente mais erradas. Esta questão não mede conhecimento de forma didática. Só serve para conhecer a banca. Já o conhecimento, jamais.

  • "aumento do reconhecimento da importância dos fatores psicológicos" na abordagem clássica? WTF. Estão todas erradas mesmo.

  • "amento do reconhecimento da IMPORTÂNCIA FATORES PSICOLÓGICOS" ???? UÉ... Pra mim esse fator começa a ser relevante na Teoria das relações humanas. Essa questão está meio maluca! 

  • Obrigada, melhor comentário.

  • Obrigada, melhor comentário.