-
Gabarito letra C
(...)
Ele passou a estudar então a “melhor maneira” de se fazer as tarefas. Esse trabalho foi chamado de estudo de tempos e movimentos. O trabalho do operário era analisado e cronometrado, de modo que os gerentes pudessem determinar a maneira mais eficiente – “the one best way” ou a maneira certa de se fazer uma tarefa.
Após a definição do modo mais rápido e fácil de executar uma tarefa (por exemplo, a montagem de uma roda), os funcionários eram treinados para executá-las dessa forma – criando assim uma padronização do trabalho.
Outro aspecto importante foi a divisão do trabalho. De acordo com os teóricos da Administração Científica, seria muito mais fácil treinar e capacitar um funcionário a executar uma tarefa específica (aparafusar um assento, por exemplo) do que fazer todo o trabalho sozinho (montar uma bicicleta inteira, por exemplo).
Esse conceito foi a base da linha de montagem – processo produtivo em que a peça a ser feita vai passando de funcionário a funcionário, até que todos tenham montado “sua parte”. Chamamos isso de especialização.
Fonte: Rodrigo Rennó
-
Segundo Maximiano (2006), Ford potencializou ao máximo dois princípios da produção em massa:
peças padronizadas e trabalhadores especializados.
A busca de peças padronizadas deu origem ao controle de qualidade (uniformidade das peças e produtos) e à redução da quantidade de peças na fabricação de seus carros. Na especialização do trabalhador, cada pessoa e cada grupo de pessoas tinha uma tarefa fixa dentro de uma etapa de um processo predefinido. Assim, enquanto na produção artesanal cada trabalhador faria a produção do início ao fim, com a era Fordista, cada trabalhador ficava no seu próprio setor e atuava apenas no processo específico que lhe fosse atribuído.
Gabarito: Letra C
-
Complementando os comentários. Quando a questão fala em concentração vertical e horizontal:
[...] Ford utilizou o sistema de concentração vertical, produzindo desde a matéria-prima inicial ao produto final acabado, e a concentração horizontal, por meio de uma cadeia de distribuição comercial com agências próprias [...]
Chiavenato, 2014
-
QUAL O ERRO DA LETRA A?