-
(Gabarito B) - Segundo Chiavenato (1999), motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou que dá origem a uma propensão a um comportamento específico, podendo ser provocado por um estímulo externo (ambiente) ou internamente nos processos mentais. A motivação funciona em termos de forças ativas e impulsionadoras.
A motivação é geralmente descrita como um estado interior que induz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamento. Vista dessa perspectiva, ela tem a ver com a direção, a intensidade e a persistência de um comportamento ao longo do tempo.
A definição da motivação é autorregulada biológica ou cognitivamente por vários fatores como necessidade, estado de emoção, valores, metas, expectativas e objetivos, com ênfase importante na abordagem motivacional, sendo elas:ativação, direção, intensidade e persistência, que podemos definir da seguinte forma: a ativação que é o estado inicial do indivíduo onde está a estimulação que se encontra internamente ou externamente. Já na direção, a pessoa opta por uma alternativa de realizar o projeto, tendo várias opções; nisso, ela determina a melhor.A intensidade refere-se à força da ação, dependendo do estado emocional anterior, da necessidade de execução da tarefa ou posterior a ser alcançado. A persistência consiste no tempo que a pessoa demora até conseguir executar a tarefa.
Ativação
É o estado inicial do indivíduo onde está a estimulação que pode ser intrínseca (traço característico da pessoa de não gosta de deixar nada para fazer no dia seguinte) ou extrínseca (obter avaliação positiva do chefe com chances de resultar numa promoção).
Direção
Escolha de comportamentos específicos dentro de uma série de comportamentos possíveis.
Intensidade
Variabilidade da força da ação e que pode diferir ao se admitir que a força depende de um estado de carência anterior (necessidade ou afeto) ou de um estado posterior a ser alcançado (alvo). Quanto esforço a pessoa despende?
Persistência
Contínuo engajamento em determinado tipo de comportamento ao longo do tempo. Quanto tempo uma pessoa consegue manter seu esforço?
Questão de Concurso = (Cespe/Sead/Analista Administrativo/2010) A ativação, um aspecto relacionado ao conceito de motivação, refere-se ao objeto ou alvo da ação humana.
Gabarito: errado. O aspecto relacionado à motivação da afirmativa é a direção e não a ativação.
-
a) segundo Abraham Maslow, as necessidades humanas utilizadas pelas empresas no processo de motivação são divididas em categorias, sendo as necessidades básicas na base da hierarquia; necessidades de segurança; necessidades sociais; necessidades de estima(??????); necessidades de autorrealização no topo da hierarquia.
Significado de Estima
s.f.Ação ou efeito de estimar.Sentimento de amizade, de apreço, em relação a outrem.Sentimento de afeição de alguém por alguma coisa.Apreciação, estimação, em relação a alguém, por motivos de orgulho profissional.Sensação favorável - amizade, apreço, afeição.
Seria na verdade Auto-Estima. Redação da alternativa está errada!
-
Discordo que a alternativa "A" esteja correta, pois faltou na base da pirâmide de Maslow as necessidades fisiológicas. Alguém sabe se foi anulada?
Etapas da Hierarquia das Necessidades de Maslow - Da base ao topo.
Necessidades fisiológicas: está é a base da Pirâmide, onde estão as necessidades básicas de qualquer ser humano, como a fome, a sede, a respiração, a excreção, o abrigo e o sexo, por exemplo.
Necessidades de segurança: é o segundo nível da hierarquia, onde estão os elementos que fazem o indivíduos se sentirem seguros, desde a segurança em casa até meios mais complexos, como a segurança no trabalho, segurança com a saúde (planos de saúde) e etc.
Necessidades sociais: é o terceiro nível da Pirâmide. Neste grupo estão as necessidades de se sentir parte de um grupo social, como ter amigos, constituir família, receber carinho de parceiros sexuais e etc.
Necessidades de Status ou Estima: é a quarta etapa da Pirâmide de Maslow, que agrupa duas principais necessidades - a de reconhecer as próprias capacidades e de ser reconhecido por outras pessoas, devido a capacidade de adequação do indivíduo. Ou seja, é a necessidade que uma pessoa tem de se orgulhar de sim própria, sentir a admiração e orgulho de outros indivíduos, ser respeitada por si e pelos outros, entre outras características que envolvam o poder, o reconhecimento e o orgulho, por exemplo.
Necessidades de autorrealização: este é o topo da Pirâmide, quando o indivíduo consegue aproveitar todo o potencial de si próprio, com auto controle de suas ações, independência, a capacidade de fazer aquilo que gosta e que é apto a fazer, com satisfação.
-
Gab.: B (acredito que seja esse gabarito pq a alternativa generaliza, como se a motivação fosse apenas oferta de recompensas e incentivos, mas elas podem ser apenas de cunho moral)
Sobre a alternativa A:
José, as necessidades básicas são as fisiológicas, questão de interpretação.
Felipe:
"Necessidades de estima. São as necessidades
relacionadas com a maneira pela qual o indivíduo
se vê e se avalia. Envolvem a auto-apreciação,
a autoconfiança, a necessidade de aprovação
social e de respeito, de status, de prestígio
e de consideração." (p.348, IDALBERTO CHIAVENATO, 2004)
-
José Pereira, na verdade a questão destaca a "necessidade básica" com base da pirâmide, veja no trecho da opção "A":
"segundo Abraham Maslow, as necessidades humanas utilizadas pelas empresas no processo de motivação são divididas em categorias, sendo as necessidades básicas na base da hierarquia; necessidades de segurança; necessidades sociais; necessidades de estima; necessidades de autorrealização no topo da hierarquia.
As necessidades fisiológicas, são exatamente as necessidades básicas do ser humano. A opção "A" esta correta.
-
GABARITO: "B"
As práticas motivacionais compreendem todos os tipos de incentivos e recompensas que as organizações oferecem a seus empregados na tentativa de conseguir o desempenho que possibilite a realização de seus objetivos. As práticas motivacionais abrangem desde os elogios e desafios propostos pelos gerentes, até a participação dos funcionários no processo decisório, nos lucros ou na propriedade da empresa, passando por benefícios, prêmios, programas de enriquecimento do trabalho e planos de carreiras.
(INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO - ANTONIO CESAR AMARU MAXIMIANO)
-
de tanto resolver questões de concursos você aprende que quase nada é absoluto. Esse "todos" da alternativa B ja deu um alerta. Fui na fé e acertei.