SóProvas


ID
2143438
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em “Apologia da História – ou, O Ofício de Historiador”, o medievalista francês Marc Bloch apresenta algumas reflexões que são contribuições teórico-metodológicas significativas para as ciências humanas, em geral, e, em particular, para a história. A respeito das principais formulações conceituais desenvolvidas pela tendência historiográfica à qual pertencia Bloch, pode-se citar:

I. História-problema.

II. Materialismo histórico.

III. História de longa duração.

IV. Consciência de classe.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • I. Correto, os historiadores ligados a Escola dos Annales fundamentaram e tem uma preocupação enorme com a "História-problema" como norte da pesquisa do trabalho historiográfico.
    II. Errado, materialismo histórico engloba os marxistas, a Escola dos Annales por mais que tenha marxistas em algumas concepções, dificilmente utilizam esse método.
    III. Correto, um conceito que futuramente será abordado pelo historiador francês Fernand Braudel
    IV. Errado, iniciado por Marx, mas ganha fundamentação filósofica com Lukács. 

  • É considerado o maior medievalista de todos os tempos, e, na opinião de muitos, o maior historiador do século XX. Seus trabalhos e pesquisas abriram novos horizontes nos estudos sobre o feudalismo.

    Foi um dos grandes responsáveis por importantes inovações no pensamento histórico. Defendeu o abandono de sequências pouco úteis de nomes e datas e estimulou uma maior reflexão sobre a relação entre homem, sociedade e tempo na construção da História.

    Tornou-se célebre a sua resposta a questão "O que é a História?": "É a ciência dos Homens no transcurso tempo."[2].

    A sua última obra, "A estranha derrota", foi uma avaliação da derrota francesa a partir da invasão alemã. Na fase final da vida escreveu "Apologia da História", que deixou inacabada devido à sua morte.