SóProvas


ID
2143444
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“As teorias e práticas mercantilistas estão inseridas no contexto da transição do Feudalismo para o Capitalismo, possuindo ainda características marcantes das estruturas econômicas feudais e já diversos fatores que serão mais tarde identificados com características capitalistas, não sendo nenhum dos dois sistemas, no entanto. O termo mercantilismo define os aspectos econômicos desse processo de transição. Se o mercantilismo tem sua contraparte política no Estado absoluto, no campo social tem relação com a estrutura social comumente conhecida como sociedade do Antigo Regime.” (SILVA, Kalina V. & SILVA, Maciel Henrique. “Dicionário de conceitos históricos”. São Paulo : Contexto, 2009, p. 283-284).

Das práticas apresentadas abaixo, qual não pode ser identificada como pertencente ao mercantilismo:

Alternativas
Comentários
  • Mercantilismo é a prática econômica típica da Idade Moderna e é marcado, sobretudo, pela intervenção do Estado na economia, portanto não há de se falar em liberalismo econômico.

    GABARITO: E

  • O mercantilismo era uma forma de pensamento econômico.
    São características do Mercantilismo: Metalismo, balança comercial favorável, comércio marítimo.
     

    Liberalismo econômico é característica do Capitalismo Industrial.

    Gabarito: E

  • Alternativa C se refere ao Cobertismo, que foi um mercantilismo industrial praticado na França sob o rei Luís XIV, onde as manufaturas, principalmente as de luxo, eram incentivadas para vender ao mercado espanhol recheado de ouro e prata.

  • Mercantilismo: Prática econômica dos Estados Nacionais que pode ser sintetizada em cinco características:

    1- Metalismo: A riqueza das Nações seria determinada pela quantidade de metais preciosos acumulados.

    2- Balança comercial favorável: Exportar mais que importar (superávit), para favorecer a entrada de metais preciosos com as vendas e impedir sua saída importando produtos.

    3- Protecionismo: cobrança de altas taxas alfandegárias de produtos de outros países para estimular a produção no seu. Taxas altas para manufaturados e baixas para matérias primas, de forma a estimular a manufatura para ser exportada em seu país.

    4- Incentivo à manufatura: estímulo a produção de determinados produtos e concessão de monopólio ao fabricante, impedindo a concorrência.

    5- Sistema Colonial: A Busca por possuir colônias para que pudessem ser exploradas. Eram importantes fontes da matérias primas e mercado consumidor para as manufaturas da metrópole. As colônias deveriam realizar comércio exclusivamente com a metrópole. 

    LETRA E -  liberalismo econômico é antagônico ao mercantilismo, além de ser contrário ao Antigo Regime, pregava a liberdade individual e a igualdade de direitos.

    ESTRATÉGIA

  • A definição mais aceita de mercantilismo informa que esse termo compreende um conjunto de ideias e práticas econômicas dos Estados da Europa ocidental entre os séculos xv, xvi e xviii voltadas para o comércio, principalmente, e baseadas no controle da economia pelo Estado. Mercantilismo dá nome, nesse sentido, às diferentes práticas e teorias econômicas do período do Absolutismo europeu. 

    fonte:SILVA, Kalina V. & SILVA, Maciel Henrique. “Dicionário de conceitos históricos”. São Paulo : Contexto, 2009, p. 283-284)

    Podemos perceber que o LIBERALISMO ECONÔMICO não tem como ser uma prática mercantilista, pois no mercantilismo há um controle da economia pelo Estado.