SóProvas


ID
2143498
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a agrimensura assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Não eram funcionários reais.

     

  • Como Heródoto pode ter vivido entre 1.400 a.C?

  • Esse é outro Heródoto.

  • O trabalho dos agrimensores romanos era irrelevante socialmente, tanto no ambiente civil como no militar. Eles eram escolhidos pelo Estado devido a seus trabalhos de cadastramento serem dispensáveis na determinação dos impostos. Eles vieram a ser, a partir do reinado de Augusto, funcionários imperiais gozando de privilégios e de estado social elevado, porém sem o devido retorno por parte dos imperadores.

     

    Os agrimensores da antiguidade foram mais conhecidos a partir da época romana, através de textos que chegaram até nossos dias ou por certas passagens do "De Architectura", do engenheiro romano Vitruve.

    Os agrimensores eram mais que simples topógrafos : suas funções não se limitavam ao estabelecimento dos limites de um terreno ou na locação de pontos deste terreno, ou mesmo no traçado das vias romanas, através do uso da groma. Eles eram responsáveis pela castrametação, que seria a escolha e levantamento de terrenos para a construção das fortificações ou acampamentos das legiões romanas, durante as batalhas (eles eram seguidamente chamados de “castrorum metatores”). Este mesmo tipo de trabalho é observado nas fundações das cidades romanas, nas colônias fundadas pelos veteranos legionários. Os agrimensores romanos atuavam como juristas em sua especialidade, em todos os casos de ordem cadastral.

    Muito próximo dos agrimensores estavam os « libratores », os quais se assimilavam a engenheiros de artilharia, gênios militares que faziam trabalhos de agrimensura ou ainda trabalhos de captação de águas. “Libratore » era um especialista na determinação do desnível de um terreno e que também podia encontrar trabalho na área da artilharia, (pelo motivo dos tiros parabólicos), na construção de aquedutos e de canais de irrigação ou transporte de água.

    O trabalho dos agrimensores romanos era de uma grande utilidade social, tanto no ambiente civil como militar. Eles eram escolhidos pelo Estado devido a seus trabalhos de cadastramento ser indispensável na determinação dos impostos. Eles vieram a ser, a partir do reinado de Augusto, funcionários imperiais gozando de privilégios e de estato social elevado.

     

    fonte:https://www.amiranet.com.br/artigo/a-historia-da-agrimensura-16

    OU seja, eles tinham bastante relevância social.