SóProvas


ID
2144944
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação a programação e controle de obras, julgue o item que se segue.


Ao se analisar o controle financeiro de uma obra, conclui-se que uma atividade está sendo realizada em ritmo lento quando o valor do trabalho feito, que representa o valor que deveria ser gasto com essa atividade, é menor que o custo total planejado para ela.

Alternativas
Comentários
  • Se Valor Agregado < Valor Planejado = Obra atrasada.

     

    Bom estudo.

  • Peraí,  como dá pra considerar isso correto: "o valor do trabalho feito, que representa o valor que deveria ser gasto com essa atividade​"?

    O valor do trabalho feito corresponde ao que foi efetivamente gasto e não o que "deveria ser gasto".

  • Além disso Marcela M. não se compara com o custo TOTAL planejado para a atividade e sim, com o custo planejado ATÉ O MOMENTO. Se uma atividade estiver orçada no TOTAL em 1000, mas em sua metade (planejado ATÉ O MOMENTO = 500 reais) eu tiver gasto 600 como valor agregado, eu terei uma atividade adiantada!! Para mim a questão está ERRADA! Alguém me corrija se estiver com raciocínio equivocado! 

  • Concordo. Para mim também não faz sentido a frase "o valor do trabalho feito , que representa o valor que deveria ser gasto com essa atividade​". 

     

  • Se o valor agregado for menor que o valor planjeado estaria atrasada, porém a questão disse que o CUSTO REAL está menor

     

     quando o valor do trabalho feito, que representa o valor que deveria ser gasto com essa atividade ( e isso não tem relação com aquilo )

     

    Questão maluca

  • Nada se pode afirmar em relação ao atraso com relação ao CR (Custo Real) mas sim em relação a economia ou não da atividade. é só entrar com recurso e ta tudo certo.

  • VP - Valor Previsto = qtdd prevista x custo orçado

    VA - Valor Agregado = qtdd executada x custo orçado

    CR - Custo Real = qtdd executada x custo real

  • A questão deveria ser anulada, pois a banca não considerou a possibilidade de ter ocorrido uma economia em tal etapa, ou seja, ainda que o previsto tenha sido, por exemplo, 100mil em 10 meses, pode ser que o gasto tenha sido 90mil em 10 meses e que todo o serviço tenha sido feito, logo, nesse exemplo, não houve atraso, mas sim economia sobre o orçamento preliminarmente previsto.