SóProvas


ID
2145019
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Considerando que as partículas do solo apresentam cargas elétricas negativas e(ou) positivas e que as diferenças entre essas cargas induzem à retenção de cátions ou de ânions, julgue o item subsequente, relativo à capacidade de troca catiônica (CTC) e à capacidade de troca aniônica (CTA).


CTC a pH 7 é indicativo do potencial de bases trocáveis que o solo pode reter em forma disponível, caso sua acidez seja corrigida.

Alternativas
Comentários
  • questão malandra , fez eu confundir com ctc efetiva.

    A Capacidade de Troca de Cátions a pH 7,0 (CTC a pH 7,0) é calculada pela soma dos teores de Ca++, Mg+, K+, Al+++ e H+ determinados na análise e dada em cmolc/dm3. Esta representa a quantidade máxima de cargas negativas que o solo possui e que poderiam permitir a troca por cátions. A CTC a pH 7,0 é portanto um valor calculado a partir dos valores individuais dos cátions.

    Ou seja, o laboratório determina o teor dos cátions e faz-se sua somatória para expressar a CTC total.

    A CTC efetiva é obtida da soma dos cátions que efetivamente podem ser trocados no complexo de cargas.

    Os cátions que são somados para obtê-la são Ca2+, Mg2+, K+ e Al3+). Não inclui, portanto, o H+ que teoricamente compartilha elétrons com as cargas do solo e não são facilmente trocáveis.

     A diferença entre a CTC a pH 7.0 e a CTC Efetiva é na verdade, a quantidade de cátion representados pelo íon H+ que podem ser neutralizados por íons oriundos de calagem como o OH-.